Cia News

Veja como transformar leads qualificados em clientes

Veja como transformar leads qualificados em clientes

Postado em: 12 de Abril de 2018
Compartilhe

Como transformar leads em clientes?

Depois de ter disponibilizado materiais ricos e landing pages, certamente sua empresa detém uma boa base de dados, porém a questão é: como vou converter esses leads em clientes?

De nada adiantará ter muito leads se eles não contribuem de forma efetiva para o aumento das vendas e com os resultados no final do mês. Mais do que ter um número grande de leads, faz-se necessário tornar esse dado efetivo para a instituição.

Caso a empresa enxergue os leads apenas como um banco de dados, ela certamente está deixando de aproveitar essa oportunidade, pois eles não podem ser encarados apenas como e-mails!

Afinal, se essas pessoas “perderam tempo” para preencher o formulário é, porque estão interessadas no conteúdo divulgado ou, ainda, precisam de uma solução para o problema que estão enfrentando.

Quanto mais conhecimento sua empresa oferecer melhor é para que o ciclo de vendas fique mais rápido.

Nutrição é a primeira etapa da transformação dos leads em clientes

A nutrição é a responsável por fazer com que os leads permaneçam interessados no conteúdo fornecido. A fim de fazer essa alimentação de forma eficiente é preciso oferecer informações que o ajudem a tomar uma decisão.

No entanto, não ache que qualquer coisa serve, o conteúdo precisa atingir em cheio as necessidades apresentadas pela sua persona, pois só assim ela não perderá o interesse. Oferecer um conteúdo personalizado nada mais é do que levar até ela materiais úteis para sua vida.

Segundo, é fundamental que os clientes interessados estejam sempre em contato com a marca, pois de nada adiantará encaminhar um e-mail divulgando algo depois de um longo tempo em silêncio.

Certamente, essa falta de interação fará com que a pessoa perca o interesse ou esqueça sua instituição. Diante disso, é preciso que o fluxo de nutrição aconteça de forma constante e contínua sempre pensando que a relação que começou difícil não pode ser deixada de lado.

Aposte nas ferramentas de automação de marketing, pois assim os fluxos serão contínuos e as listas serão enviadas conforme o interesse do destinatário.

Funil de vendas é o segundo passo na transformação leads em clientes

O funil de vendas também é uma etapa muito importante, porém para saber mais sobre esse tema leia Funil de vendas: conheça cada uma das etapas que compõe essa estratégia de marketing e vendas.

 

Forma de abordagem é a terceira fase da transformação de leads em clientes

Por fim, é fundamental ainda que seu cliente seja abordado de forma correta, pois isso trará oportunidades sólidas de venda.  No entanto, mesmo que ele já esteja completamente nutrido, a hora certa fará toda a diferença.

Sendo assim, é preciso integrar os departamentos de marketing e vendas definindo o que é responsabilidade de quem. Além disso, vendo que o lead está pronto para adquirir a abordagem deve acontecer instantaneamente, pois se o tempo passar as chances de conversão caem.

E, ainda, recorra ao follow-up, pois nem sempre a venda será fechada na primeira reunião! Tenha sempre em mente que não existem “clientes garantidos”.

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!