Marketing para psicólogos: a importância de garantir sua presença digital

Toni Campos Por Toni Campos em 8 abril, 2021 ~ 7 minutos de leitura
Marketing para psicólogos: a importância de garantir sua presença digital

O marketing para psicólogos é um assunto que ainda traz algumas questões, como: o que é ou não permitido e como fazê-lo seguindo as regras éticas da categoria?

Por muito tempo existiu um grande tabu relacionado a divulgação de serviços relacionados à saúde, como a psicologia. No entanto, cada vez mais os profissionais estão enxergando as possibilidades que o marketing para psicólogos oferece sem abrir mão da ética.

Quer entender mais sobre as possibilidades que as estratégias de marketing trazem para os psicólogos e como aplicá-las?

Preparamos esse conteúdo para que você entenda sobre a importância do marketing para psicólogos e o que você precisa fazer para conquistar seu espaço online, acompanhe!

O que é o marketing para psicólogos?

O marketing para psicólogos se trata de um conjunto de estratégias que visa potencializar os objetivos do profissional. Sejam eles conquistar mais pacientes, disseminar mais informações a respeito da psicologia ou até fidelizar os pacientes que você já atendeu.

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O marketing digital oferece, cada vez mais, ferramentas e táticas para alcançar tais objetivos. Muitas delas podem ser feitas pelos próprios psicólogos, mas existem casos em que contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, por exemplo, pode fazer mais sentido e trazer melhores resultados.

Vale lembrar que, se tratando da psicologia, existem regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) que visam preservar tanto os profissionais, quanto os pacientes. As principais, que estão relacionadas ao marketing de psicólogos são:

  • Proibição da divulgação de preços de consultas  
  • Não oferecer técnicas não regulamentadas pelo CFP
  • Sempre incluir nome e número de inscrição do psicólogo responsável em todas as comunicações.

Essas são práticas que devem ser seguidas em todas as ações de marketing para psicólogos. Por isso, é fundamental tê-las em mente para que as suas estratégias de marketing digital atinjam os resultados que você precisa, sem quebrar as regras.

Qual é a importância do marketing digital para psicólogos?

Não é segredo para ninguém que o mundo está cada vez mais digital. Hoje, praticamente tudo que precisamos saber ou conhecer pesquisamos no Google ou procuramos em alguma rede social. E não é diferente quando se trata de psicologia.

Os pacientes estão na internet. As pessoas que precisam de mais informações sobre a psicologia estão na internet. Então, é fundamental que você, como profissional, também esteja.

Como já dissemos, existem objetivos variados quando o assunto é marketing para psicólogos. Então, uma vez que você os tenha traçado, o marketing digital vai te ajudar a alcançá-los.

Assim, você conseguirá atingir as pessoas certas, no local onde elas estão e no momento em que elas precisam!

Como fazer marketing para psicólogos?

Agora que você já sabe o que é o marketing para psicólogos e a importância dele, precisa saber também como fazê-lo. 

Algumas pessoas pensam que se trata apenas de fazer publicações nas redes sociais. Não que essa não seja parte da estratégia, mas está longe de ser a única ação para se alcançar resultados reais online.

Para te ajudar, preparamos as 5 principais ações que compõem uma estratégia de marketing para psicólogos focada em atingir resultados, confira!

1 – Defina o seu público alvo

Assim como em todos os outros modelos de negócio, o psicólogo precisa ter um público alvo bem definido para direcionar suas ações. Nesse sentido, alguns pontos devem ser considerados na definição desse público.

A faixa etária do paciente é uma das principais questões a se definir. Isso porque existe uma enorme diferença no atendimento para crianças, adolescentes e adultos. Por isso, definir essa questão é fundamental.

Outra coisa que deve ser levada em conta é o ramo da psicologia que você é especializado, até porque, existem vertentes variadas. Algumas das que podemos citar são:

  • Terapia para casais
  • Psicologia clínica
  • Terapia ocupacional
  • Testes vocacionais 

A partir da definição do seu público alvo você conseguirá traçar as demais estratégias de marketing a serem aplicadas. Isso porque todas elas devem ser voltadas aos interesses desse público.

2 – Crie um perfil profissional nas redes sociais

As redes sociais, hoje, são um forte canal quando se trata do marketing digital de uma maneira geral. Agora, quando falamos de marketing para psicólogos elas têm um potencial ainda maior, sabe porque?

Bem, a psicologia está diretamente relacionada às relações humanas. Nesse sentido, as redes sociais permitem uma interação mais próxima, que permite a criação de vínculos mais próximos.

Apesar disso, é preciso ter em mente as questões técnicas para que se consiga alcançar resultados com as redes sociais. Isso porque elas contam com algoritmos próprios, que devem ser estudados para que se alcance o seu público alvo.

Outro ponto importante quando se trata das redes sociais é definir qual delas faz mais sentido para a sua estratégia. 

Muitas pessoas se perdem nesse momento e acabam atacando apenas a rede social mais forte do momento, que, hoje, é o Instagram. Mas é preciso ter em mente que cada rede social tem um público diferente. 

Por isso, é importante analisar em qual delas o seu público está, para direcionar a maior parte dos seus esforços para essa rede social em questão e alcançar maiores resultados.

3 – Tenha um site próprio

Apesar das redes sociais representarem uma grande possibilidade de atingir seu público alvo, é majoritariamente no Google que as pessoas pesquisam sobre aquilo que precisam.

Sendo assim, se você quer aparecer quando as pessoas procurarem por serviços ou informações relacionadas à psicologia, você precisa ter um site. Mas não basta ser qualquer site.

Como você já deve ter percebido, as respostas que o Google oferece ficam distribuídas em um ranking. Ou seja, as melhores soluções para a dúvida do usuário e que ofereça uma boa experiência online ficam em posições superiores.

Nesse sentido, ter um site profissional, que tenha um carregamento rápido e seja responsivo, ou seja, que se adapte a tela em que está sendo exibido, faz toda a diferença!

4 – Produza conteúdos que despertem a atenção do seu público

No tópico anterior você viu a importância de se ter um site profissional. Mas saiba que não basta ter um site bem estruturado se ele não tiver conteúdos de valor para oferecer.

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Então, se você quer ser encontrado no Google, precisa responder às dúvidas do seu público alvo no seu site, com conteúdos de qualidade, completos, que gerem valor para quem está lendo. Uma forma muito eficaz de fazer isso é construindo um blog.

Vale lembrar que, assim como a estrutura do site, os conteúdos precisam seguir as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). A partir delas é que você potencializará o seu conteúdo para que ele atinja as melhores posições no ranking do Google para as palavras chave estratégicas para o seu negócio.

5 – Cadastre-se no Google Meu Negócio

Por fim, mas tão importante quanto as dicas acima, cadastrar-se no Google Meu Negócio é uma das formas de alcançar resultados com o marketing para psicólogos, principalmente quando o objetivo é conquistar mais clientes.

Ao fazer um cadastro no Google Meu Negócio, você pode definir a sua localização e as regiões em que atende. Assim, quando as pessoas pesquisarem por serviços relacionados à psicologia nessas regiões, sua clínica aparecerá como opção.

Seu perfil no Google Meu Negócio pode ser preenchido com uma série de informações relevantes sobre a sua clínica, como telefone, site, horários de atendimento, fotos do local de atendimento, dentre outros. 

Além disso, o Google Meu Negócio também permite que as pessoas avaliem e deixem comentários sobre o seu serviço. Dessa forma, você consegue algo muito importante, que são os depoimentos de pacientes. 

Lembrando que para que essas avaliações sejam positivas, é fundamental oferecer um serviço de qualidade!

Conclusão

Como você pôde perceber, é possível atrelar as estratégias de marketing às regras que os psicólogos devem seguir ao divulgar seus serviços.

Além disso, se tratam de ferramentas que têm um grande potencial de ampliar a disseminação de informações de qualidade sobre a saúde mental. 

Porém, para que se alcance os resultados esperados, é preciso muita dedicação. Por isso, muitos psicólogos preferem contratar agências de marketing digital para cuidar desse tipo de trabalho, enquanto eles focam em oferecer um atendimento cada vez melhor.

A Cia Websites é uma agência de marketing digital completa, que oferece desde a criação de sites profissionais, até estratégias de SEO e gerenciamento de redes sociais.

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