Marketing digital para microempreendedores: qual a importância?

Você acredita que o seu negócio é pequeno demais para contar com uma estratégia de marketing digital? Se você respondeu que sim, saiba que essa ideia está completamente errada!

Afinal, para se tornar uma grande empresa, você precisa começar de algum lugar. Sendo assim, o marketing digital para microempreendedores é um dos principais e mais acessíveis caminhos, hoje, para possibilitar que você cresça no seu mercado e ganhe destaque, perante a sua concorrência.

Em resumo, apostar em uma estratégia como essa poderá fazer com que você conquiste uma carteira de clientes cada vez maior, bem como as suas vendas. Quer conhecer mais sobre o assunto e entender outros motivos para implementar essas ações em sua empresa? Continue a leitura e descubra agora!

Qual o panorama do marketing digital para microempreendedores?

As empresas que estão a menos tempo no mercado, sendo lideradas por jovens, costumam reconhecer, com mais facilidade, que estão prontas para aderirem ao marketing digital, bem como a sua importância.

Porém, para as empresas que estão a mais tempo no mercado e que contam com uma direção composta por pessoas mais velhas, torna-se menos clara essa necessidade.

Para a maioria dos empresários que já reconhecem a importância das ferramentas de marketing on-line e estão dispostos a investir nessa estratégia, ainda não possuem nem mesmo um website, e ainda pensam em pedir ajuda a um parente ou tentam criar um site eles mesmos.

Isso mostra que muitos empreendedores precisam se modernizar e se adaptarem às novas tendências do mercado.

A verdade é que os empreendedores que pretendem entrar na onda digital — independentemente da idade ou de conhecimento técnicos — possivelmente, vivenciarão uma mudança bastante positiva na comunicação com seus clientes, já que o uso da internet tem sido cada vez mais ampliado.

Por que investir no marketing digital para microempreendedores?

Muitos acham que, para marcar presença digital, apenas ter um perfil nas redes sociais é o suficiente. Claro que é preciso sim fazer um trabalho sólido nesse sentido!

Criar e manter atualizados os seus perfis do Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes é um dos recursos que pode ajudar a sua empresa a ter mais visibilidade. Mas, é importante saber que somente isso não é o bastante para se contar com uma estratégia robusta e realmente eficiente.

Usufruir de outras ferramentas virtuais importantes e úteis, como os sites e blogs, por exemplo, também auxiliará para que você tenha mais chances de ser visto pelo seu cliente em potencial, que passará a conhecer a “cara” da sua empresa pela internet.

Com esse mix de ações na web, o seu negócio terá tudo para crescer! Afinal, com essa sinergia de suas páginas on-line, redes sociais e outros recursos de marketing, atuando juntos, ficará bem mais fácil alcançar o seu público e captar novas oportunidades de negócios.

Além disso, ao implementar uma estratégia de marketing digital para microempreendedores, você poderá obter várias outras vantagens, como:

  1. atrair a atenção do público certo para o seu negócio;
  2. transmitir credibilidade aos clientes;
  3. aumentar a visibilidade da sua marca;
  4. divulgar a sua empresa no meio digital;
  5. mostrar o que você faz e quais são seus diferenciais de mercado;
  6. tornar seus produtos e serviços mais acessíveis (principalmente, em questões geográficas);
  7. outros.

O seu negócio precisa estar na web

É comum que o empreendedor, a princípio, não queira desenvolver um planejamento de marketing on-line ou contar com recursos da web, como a criação de sites ou blogs.

Muitos empresários declararam que se sentem pequenos demais para estarem na internet, mas a maioria deles também sabe que, se não se engajar nesse tipo de atividade, estará em desvantagem, quanto aos seus concorrentes.

aprenda-com-especialista

Um dos motivos para essa resistência pode ser a intenção de atuar apenas na cidade ou região em que a empresa se encontra. Mas, é preciso lembrar que o marketing digital pode ser uma possibilidade de expandir seus negócios, mesmo que seja de forma local.

Mas, se o seu propósito é de abranger outras regiões de atuação, aí é que fica mais nítida ainda a função do marketing digital para a sua empresa. Afinal, hoje, com os recursos tecnológicos disponíveis, é possível fazer negócios em âmbito municipal, intermunicipal, interestadual, nacional e, até mesmo, mundial — apenas utilizando a internet.

A verdade é que o marketing digital para empreendedores pode ser explorado por qualquer empresa que tenha o objetivo de crescer — seja o seu negócio de pequeno ou grande porte — e garantir uma fatia cada vez maior do seu mercado.

Você precisa ser encontrado pelo seu público

O lema da sua empresa pode até ser algo como: “Nossos clientes têm acesso a um produto ou serviço diferenciados e o nosso atendimento é incomparável!”.

No entanto, como os clientes saberão disso, se eles, sequer, encontram a sua empresa na internet? A aposta no marketing digital se faz necessária, principalmente, porque os clientes sempre vão preferir aquela que eles encontram nos buscadores!

Afinal, é fato que as pessoas sempre costumam usar o Google, Bing, Yahoo, etc., quando precisam de um produto ou serviço, certo? Então, se a sua empresa já possuir um site no ar, você estará apto a aparecer nos resultados dessas pesquisas. E, quanto mais bem-elaborado for o seu site, mais você ganhará reconhecimento e será colocado em uma melhor posição no ranking das buscas.

Não basta apenas criar um site na web e nunca mais se lembrar dele! Um trabalho de otimização de sites (SEO) será fundamental, para que ele seja encontrado, quando os clientes fizerem essas pesquisas.

Você sabia que o SEO passou a ser obrigatório para qualquer empresa que quer ter sucesso na internet? Baixe nosso e-book e entenda os motivos!
E-book: Por que a sua empresa precisa do SEO?

Sua empresa deve ser a solução para o seu cliente

Para o internauta, por sua vez, conhecer o seu site também poderá ser importante. Afinal, ele busca por soluções para os seus problemas! Com uma presença digital bem-construída para a sua marca, ele saberá que você atua exatamente no segmento que oferece o produto ou serviço do qual ele precisa.

Outra vantagem é que ele terá uma primeira impressão positiva do seu negócio e se certificará de que a sua empresa é confiável. Além disso, é por meio do seu site que uma boa estratégia de inbound marketing poderá ser desenvolvida, com o objetivo de atrair, conquistar e fidelizar mais e mais clientes.

Isso é importante, pois, para o empreendedor, o inbound é um recurso muito mais acessível e poderoso na obtenção de melhores resultados do que o chamado marketing tradicional (outbound marketing).

Aproveite para conhecer também as diferenças entre inbound e outbound marketing.

Outra dica importante é: além do site, tenha também um blog. Ele é um dos elementos principais para que muitas das ações de marketing para microempreendedores possam ser colocadas em prática. Por meio dessas ferramentas, você também contará com um canal a mais para manter o relacionamento com seus clientes e com seus leads (clientes em potencial).

Sua marca precisa mostrar relevância e autoridade

O blog também será de muita valia para a sua empresa porque poderá colocar à disposição dos clientes diversos temas que você domina, mostrando, assim, que é uma autoridade no seu ramo de atuação. Tendo essas informações em mãos, o cliente não temerá ao contratar os seus serviços, pois já percebeu que a sua solução é ideal para ele.

Entendeu os motivos pelos quais você deve investir, agora mesmo, no marketing digital para microempreendedores?

Se você gostou do nosso artigo, saiba também como iniciar marketing digital para o seu negócio. Até breve!



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários