Como aumentar o engajamento no Instagram com 1 hora por semana?

Como aumentar o engajamento no Instagram é um desejo de todas as empresas presentes na plataforma.

Mas, como você pode ter certeza de que o tempo que passa no Instagram é estratégico e não um desperdício de energia? Ou como conseguir movimentar o instagram sem atrasar outras demandas internas?

Para esclarecer estas dúvidas com um passo a passo ensinando a aumentar seu engajamento no instagram com frequência mínima de 1 hora por semana, acompanhe este artigo.

Boa leitura!

Por que é tão importante aumentar o engajamento no Instagram?

Atualmente o instagram detem 1,4 bilhões de contas ativas no mundo, o que representa um públido enorme a alcançar em uma só plataforma. E ter um grande número de seguidores no Instagram pode lhe dar uma sensação calorosa de conquista, mas nem todo seguidor é envolvido com sua marca. 

Muitas empresas que procuram meios como, compra de seguidores acabam até mesmo querendo desativar a conta no Instagram quando percebem que o engajamento é zero. 

É por isso que o engajamento é uma medida muito melhor de sucesso no Instagram do que a compra de seguidores. A taxa de engajamento no Instagram é um reflexo dos resultados com sua marca diante dos seguidores reais. 

Observe este infográfico feito pela renderforest com vários informações sobre a plataforma e características de usuários, e até mesmo sobre aumentar o engajamento no instagram.

Uma rápida atualização sobre engajamento no Instagram

Sua taxa de engajamento no Instagram é simplesmente o número médio de curtidas, compartilhamentos e comentários que você recebe em cada postagem, dividido pelo seu número total de seguidores.

Aumentar o engajamento no instagram com curtidas, comentários e seguidores
Comentários, curtidas, seguidores, compartilhamentos.

Por que curtidas e comentários, e não outras ações, como seguir ou mensagens no direct? 

Gostos e comentários abertos ao público são os mais fáceis de medir e rastrear ao longo do tempo – eles fornecem uma boa representação de como seus seguidores estão conectados, então usaremos essas duas métricas para medir e conseguir aumentar o engajamento no instagram.

E por que dividir pelo número de seguidores? Simples – ter mais seguidores torna mais fácil atrair mais curtidas e comentários em cada postagem.

 A divisão pelo número de seguidores equilibra a taxa de engajamento para contas grandes e pequenas, fornecendo uma média de engajamento mais precisa e adequada ao porte do perfil.

O que é uma taxa de engajamento “boa” no Instagram?

Infelizmente, não existem números rígidos quando se trata de taxas de engajamento.

Iconosquare olhou para mais de 30.000 contas do Instagram em vários setores e chegou a uma taxa de engajamento média geral de 4,7%.

Mulher recebendo reações de curtidas para aumentar o engajamento no instagram
Mulher engajada

Lembre-se, porém, de que esse número depende de muitos fatores diferentes, desde seu público e nicho de negócios até os tipos de conteúdo que você compartilha e seu conteúdo e objetivos de negócios.

Como posso avaliar?

Não compare sua taxa de engajamento com a de outros usuários do Instagram, e não mire em um alvo específico ao medir sua taxa de engajamento.

Em vez disso, meça sua taxa de engajamento atual e use-a como referência para ver como seu engajamento muda ao longo do tempo. 

Uma “boa” taxa de engajamento é aquela que apresenta evolução em sua própria linha do tempo, apresentando melhorias continuamente a cada nova postagem que você compartilha.

Como aumentar seu engajamento no Instagram com 1 hora por semana)

Investir tempo com as atividades do dia e ser guiado com criatividade é ótimo, mas às vezes parece que nunca há tempo suficiente durante o dia para cuidar do instagram da empresa

O ideal é contar com uma equipe de especialistas em mídia social interna ou contratada através de uma agência. Como nós, da CIA WEB Sites que gerenciamos redes sociais empresariais com ferramentas e experiência de mercado.

Mas, para ajudá-lo a começar a cuidar sozinho do perfil da sua empresa e conseguir envolvimento, segue um plano rápido de seis etapas para aumentar engajamento no Instagram

O plano deve levar apenas uma hora a cada semana para ser concluído e você pode distribuir as tarefas como quiser.

Siga este plano com perseverança e dedicação e vai atrair uma comunidade engajada de seguidores no Instagram!

Passo a passo para aumentar o engajamento no instagram

#1 Seja engajado no mínimo com 5 postagens dos seus seguidores e perfis de concorrentes- 10 minutos

Construir engajamento no instagram começa com construção de relacionamento ativo, se envolvendo com o público.

A melhor maneira de iniciar o engajamento não é solicitar curtidas no instagram! Participe e se envolva com as pessoas em sua comunidade. Isso significa curtir e comentar as postagens deles, e talvez compartilhar sua admiração e seus próprios pensamentos via DM.

Participar de conversas existentes ajudará a posicioná-lo como alguém atencioso, confiável e que vale a pena seguir, levando a um maior envolvimento em suas postagens.

Você não precisa gastar muito tempo com isso – 10 minutos é tempo suficiente para encontrar e se envolver com suas primeiras cinco postagens.

Por onde iniciar?

Comece examinando seu feed e encontre cinco postagens que você pode comentar e repostar. 

Aumentar o engajamento no instagram através de relacionamentos
Mídia social engajando com seguidores

Ou, pode encontrar postagens ou contas que tenham os mesmos interesses que você, pesquisando por hashtags relevantes para o seu nicho – o Instagram o ajudará recomendando outras hashtags relacionadas nos resultados da pesquisa.

Digamos que você tenha um blog compartilhando receitas veganas para pais ocupados, como Megan, a mãe vegana. 

Você pode começar pesquisando por “ideias de receitas veganas” – o Instagram oferece uma lista de hashtags e contas relacionadas a ideias de receitas veganas com as quais você pode se envolver.

Ao clicar nas hashtags, você encontrará também uma lista útil de hashtags relacionadas que você também pode pesquisar.

Dica de profissional

Ao pesquisar por postagens, fique atento às hashtags relacionadas, com menos seguidores, e que sejam relevantes para o seu setor ou nicho. Faça uma lista dessas hashtags e adicione aos seus próximos posts!

Powered by Cia Web Sites

Depois de encontrar algumas postagens que te representam, é hora de comentar sobre as legendas com uma resposta atenciosa nos comentários. 

Marcando pessoas interessado, marque-o nos comentários ou compartilhe a postagem com ele. Se a postagem realmente representa sua marca, envie ao criador um DM agradecendo.

Você não precisa escrever um romance – isso não deve levar mais do que alguns minutos para cada postagem. Você apenas precisa interagir e se envolver, e as conexões significativas seguirão. 

E lembre-se:

  • seja genuíno em suas interações;
  • não envie spam;
  •  não deixe uma resposta engessada e não peça a essa pessoa para segui-lo de volta;

Afinal de contas, você está construindo relacionamentos – não coletando seguidores.

#2 Frequência em responder comentários e mensagens diretas (15 minutos)

Quando alguém dedica um tempo para se envolver com seu conteúdo, certifique-se de responder a todos os comentários e mensagens diretas.

Por que é essencial responder a todos os comentários e mensagens diretas? Além de criar um forte relacionamento com seu público, o envolvimento é um dos principais sinais que o algoritmo do Instagram usa ao priorizar postagens. 

Quando o algoritmo vê pessoas comentando em suas postagens, ele sabe que essas postagens devem ser mais valiosas  e relevantes– portanto, ele as promove nos feeds de seu público, aumentando exposição e oportunidade de crescimento.

Responder a cada comentário e DM não precisa demorar muito. Você pode facilmente dedicar 10 minutos a cada semana para compartilhar suas respostas.

Dica de profissional

Crie gatilhos engajando a resposta dos seus seguidores, adicionando perguntas às suas legendas, enquetes interativas às suas histórias ou solicitando que os espectadores respondam aos seus vídeos.

Responda a todos os comentários e mensagens diretas para aumentar seu envolvimento no Instagram.E para que o público entenda que você realmente se importa.

Conforme você começa a atrair um público maior, isso pode levar mais de 10 minutos – mas ainda vale a pena responder para o maior número possível de pessoas.

#3 Veja os conteúdos e abordagens nas postagens anteriores que geraram engajamento (10 minutos)

Agora que você está começando a se envolver com as postagens e comentários de outras pessoas, vamos dar uma olhada mais de perto em suas fotos, vídeos e stories existentes para ver se alguma postagem e formato teve maior (ou menor) envolvimento do que outros.

Obter uma linha de base sobre seus níveis atuais de engajamento lhe dará uma ideia de como é um engajamento “bom” para sua conta do Instagram. Isso ajudará você a tomar decisões acertivas sobre os melhores tipos de conteúdo para compartilhar e aumentar o engajamento no instagram.

Para começar, use o Instagram Insights para encontrar suas postagens mais envolventes. Abra seu aplicativo Instagram, toque em sua foto de perfil e, no menu no canto superior direito, toque em Insights.

Em seguida, toque em ver todos ao lado de Postagens e, em seguida, ajuste os filtros na parte superior para classificar por todos > 90 dias > Compromisso. 

Agora você deve ver todas as suas postagens dos últimos 3 meses, com as postagens que mais obteve curtidas e comentários no topo. Você também pode classificar por curtidas, comentários, seguidores ou outros tipos de engajamento se quiser ser mais específico.

Dica de profissional: poste no Instagram com mais frequência 

Depois de classificar suas postagens, reserve alguns minutos para procurar padrões comuns. 

Encontre as postagens que mostram engajamento acima da média que calculamos anteriormente e faça algumas perguntas:

  • Eles compartilham o mesmo estilo (por exemplo, fotos selecionadas versus fotos improvisadas)?
  • As postagens de vídeo geram mais engajamento do que fotos?
  • Existem hashtags que levam a um maior engajamento?
  • Existem semelhanças em como você escreve suas legendas?
  • Postagens de vídeo mais longas ou mais curtas geram maior engajamento?

Anote o que torna suas postagens mais engajadas semelhantes entre si e mantenha essa lista à mão – você a consultará quando estiver criando conteúdo futuro.

Some as contagens de engajamento (o número de curtidas e comentários) para cada uma das 10 principais postagens no ano passado e, em seguida, divida por 10. Por fim, divida pela contagem atual de seguidores.

 Isso dá a você uma referência de engajamento para seu principal conteúdo do Instagram. Você pode usar isso para comparar seus números de engajamento com outras contas em seu nicho.

#4 Compare o conteúdo envolvente em diferentes tópicos (10 minutos)

A seguir, vamos dedicar alguns minutos para ver o que outras contas em seu setor ou nicho estão postando. Dessa forma, podemos buscar oportunidades para melhorar sua estratégia no Instagram e compartilhar um conteúdo mais envolvente.

Abra o aplicativo Instagram e pesquise algumas hashtags comuns entre contas em seu espaço, músicas que são tendência. As postagens nos resultados da pesquisa são classificadas automaticamente por envolvimento – isso oferece uma maneira fácil de encontrar o conteúdo mais envolvente para um determinado tópico. 

Mulher feliz com comentários e curtidas  para aumentar o engajamento no instagram.
Mulher com curtidas e comentários instagram

Você também precisará executar sua pesquisa no aplicativo móvel Instagram, pois a versão da web mostra apenas as 9 publicações mais populares nos resultados da pesquisa.

Outro lugar onde você pode procurar ideias de conteúdos envolventes é na página Explorar. Esse local é onde o Instagram exibe as postagens mais engajadas das contas que você segue, junto com as postagens de alto envolvimento de toda a rede Instagram.

Tente anotar pelo menos 5 ideias que você pode aplicar à sua própria estratégia para aumentar o engajamento no instagram.

Dica de profissional

Não copie simplesmente o que outras contas estão fazendo. 

Observar os níveis de engajamento de postagens de concorrentes diretos, pode fornecer insights, não copie mais inspire-se.

#5 Liste ideias para melhorar sua estratégia de conteúdo (15 minutos)

Neste ponto, você deve ter uma lista de ideias sobre o que torna o conteúdo do Instagram envolvente – agora é hora de transformar essas ideias em um plano concreto.

Ter uma estratégia é vital para aumentar o engajamento no Instagram. Você pode não ter tempo ou recursos para definir sua estratégia da noite para o dia, mas as diretrizes que você listou o ajudarão a dar uma direção clara que você pode buscar com seu conteúdo.

Dê uma olhada nos padrões de conteúdos de alto engajamento que você escreveu sobre seu próprio conteúdo e outros tópicos sobre os concorrentes. Compare o que você escreveu com os tipos e estilos de conteúdo que está postando no momento.

Reserve alguns minutos e escreva pelo menos 5 maneiras específicas de ajustar sua estratégia de conteúdo para corresponder mais aos padrões que você descobriu:

  • Talvez você descubra que a maioria de suas postagens de melhor desempenho são vídeos, então você deveria tentar dobrar o conteúdo do vídeo.
  • Incluir uma hashtag específica parece aumentar drasticamente o engajamento – certifique-se de incluir essa hashtag em cada nova postagem que você compartilhar.
  • Fotos improvisadas e vídeos de bastidores obtendo mais engajamento do que conteúdo selecionado? Tente tornar seu feed um pouco mais descontraído.
  • As postagens em carrossel com informações e legendas completas geram mais envolvimento do que aquelas com legendas mais curtas – veja se escrever legendas mais longas em suas postagens futuras leva a um envolvimento maior.
  • Depois de escrever suas cinco táticas que você aplicará, mantenha-as à mão para guiar as ações a seguir.

Conclusão

É possível investir 1 hora e ter engajamento no instagram, claro que de acordo com o crescimento é necessário mais ferramentas e mais tempo na rede.

Enfim, o processo de realizar um bom planejamento e acompanhar para aumentar o engajamento no instagram é fundamental para o desenvolvimento do perfil.

Se optar por uma equipe especializada, com ferramentas e know-how conte com a Cia Web Sites!

Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
Instagram
Como aumentar o engajamento no Instagram com 1 hora por semana?

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>