Funil de conteúdo: como produzir conteúdos estratégicos 18 out

Funil de conteúdo: como produzir conteúdos estratégicos

Funil de conteúdo é o percurso das principais informações que destinam alguém a realizar uma compra.

E por mais que você pense não conhecer ou não perceba, em algum momento você já realizou uma compra na internet ou fora dela devido alguma estratégias dessas informações do funil. 

Basicamente são estratégias que prevê o comportamento de compra dos clientes tornando possível, educativa e escalável a ação de compra. 

Então, se esse processo determinado de funil de conteúdo funciona com você como cliente, porque não aprender a usá-lo para que os seus clientes consigam completar o ciclo de compra?

Portanto, se esse assunto é de seu interesse, no artigo de hoje entenda como funciona o funil de conteúdo e como usar ele de suporte para transformar o visitante em cliente.

E como faremos isso para te ensinar? A resposta é simples, ao decorrer do conteúdo explicaremos todas as etapas do funil assim como os conteúdos, gatilhos e estratégias certas para conquistar o seu cliente.

Venha agora mesmo aprender como funciona!

Entenda de que se trata o Funil de Conteúdo

O termo “Funil de Conteúdo” é muito conhecido no mundo do Inbound Marketing, basicamente ele é usado por todo o time de vendas e marketing por meio de etapas. 

Além disso, essas etapas conseguem traçar e mostrar a evolução da empresa em relação ao seu público. 

A precisão dessa ferramenta consegue analisar o resultado das estratégias desde o momento em que ele inicia a sua relação por meio da visita até quando se torna um cliente.

Sendo assim, podemos afirmar que essa ferramenta está diretamente ligada às etapas de compra da jornada dos clientes. 

Ou seja, ela representa os momentos ou estágios que o cliente passa desde o momento que ele percebe o tema, até o momento em que é convencido pela necessidade de tal solução.

Portanto, o funil de conteúdos é similar ao de vendas, pois ambos conseguem mapear a jornada do cliente desde o aprendizado do tema até a decisão de aquisição. 

Quando entendemos o funil, conseguimos extrair dados relevantes para criar postagens adequadas para cada momento da jornada de compras do cliente. 

Para isso, é importante entender que o funil de conteúdo está dividido em três fases ou etapas que guiam a produção desses conteúdos.

  • Topo de Funil (Top of Funnel- ToFu);
  • Meio de Funil (Middle of Funnel-MoFu);
  • Fundo de Funil (Bottom of funel- BoFu).

Conteúdo de topo de funil- ToFu

Sendo assim, um conteúdo considerado Topo de funil ou ToFu, será aquele com o intuito de atrair a atenção daqueles que ainda precisam aprender. 

Ou seja, os que estão localizados na etapa de aprendizado para a compra, e através do conteúdo de topo, será guiado e educado para entender o seu problema.

Meio de funil ou MoFu

A produção de conteúdos para o funil de conteúdo na fase do meio está destinada a tratar do problema de modo em que ele já tenha sido reconhecido pelo público. 

Nesse sentido, o leitor está ciente que tem um problema ou uma necessidade, e então ele entende que existem soluções para estudar e analisar cada uma delas.

Sendo assim, a missão dessa fase é nada mais do que induzir o seu leitor a realizar esse estudo das opções para solucionar o seu problema.

Fundo de funil ou BoFu

E para finalizar, no funil de conteúdo o Bufu ou fundo de funil é um dos mais importantes e estratégicos, pois é nele que o cliente toma a tão esperada decisão. 

Portanto, a construção de conteúdo de fundo de funil deve ser estratégica para finalizar o ciclo de compra do público com o maior número possível de conversão.

Observações sobre as etapas do funil de conteúdo

É importante ressaltar que a produção dos conteúdos do funil de conteúdo pode variar de acordo com o comportamento de compra e a jornada de personas da sua empresa. 

Até porque cada modelo de persona tem suas diferentes dores a serem percebidas e trabalhadas, até mesmo a pegada de gatilhos pode mudar no decorrer da jornada. 

Portanto, o intuito geral e principal do uso do funil de conteúdo é alinhar as suas postagens e criação de conteúdo de acordo com seu público.

Ou seja, já nas etapas de criação, conseguir entender as expectativas e necessidades da sua persona e criar a melhor estratégia para ela.

Pode até parecer ainda mais fácil quando falamos, mas o fato é que você mesmo já caiu um bom funil que afetou a sua decisão final.

A prova é que algumas vezes você até mesmo já iniciou a pesquisa de um produto para comprar com um planejamento de até 4 meses e nunca finalizou a compra. 

Ou até mesmo, caiu em um funil de conteúdo que te fez realizar a compra de algo com base em muitas recomendações e pouca pesquisa.

É principalmente em momentos que existe uma jornada de compra considerada longa que se tem a necessidade de realizar a aplicação de um funil de conteúdo.

Em que tipos de conteúdos se aplica o funil de conteúdo

Vivemos em um mundo de vendas, seja uma ideia, uma troca de informação ou download, e por isso, o ideal é que todos os conteúdos sejam estruturados. 

Ou seja, sempre ao realizar um tipo de postagem, o ideal é alinhar uma estrutura de funil de conteúdo para alcançar o seu objetivo.

Os principais conteúdos que não podem fugir são:

  • Produção de artigos para o blog do site de empresas;
  • Materiais Ricos;
  • Anúncios no geral;
  • Postagens nas mídias e redes sociais.

No momento em que se tem um planejamento de produção de conteúdo adequado às etapas de jornada dos seus clientes, é mais fácil atingir a sua persona. 

Ou seja, o planejamento permite entender as dores e atender as necessidades do seu público com ainda mais eficiência. 

E para iniciar o processo de produção de conteúdos, existem perguntas importantes: 

  • 1. Tenho uma persona que a postagem desse conteúdo atende?
  • 2. Qual das minhas personas será atendida por ele?
  • 3. Qual será a etapa de jornada que a minha persona estará quando precisar desse conteúdo?

Que tipo de conteúdo usar em cada etapa do funil de conteúdo?

funil de conteúdo
funil de conteúdo

Muitas empresas usam etapas pré-definidas por terem estratégias de sucesso com as suas personas. 

No entanto, não existem obrigações em seguir à risca as dicas que abordaremos a seguir em relação ao tipo de conteúdo.

De fato, é fundamental entender o intuito de cada uma das ideias que tento mostrar por trás das dicas. 

Sendo assim, você conseguirá entender como aplicar dentre toda sua estratégia e a etapa da jornada de compra de sua persona.

A principal dica de todas é sempre buscar realizar a postagem de conteúdo e produção nos mais diferentes tipos de formatos.

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Estratégias como essas podem trazer um grande volume de possíveis clientes para dentro do seu funil.

Além disso, mostrar sempre mais de uma solução para o problema é fundamental, pois as pessoas que estão no seu conteúdo são diferentes. 

Dito isso, devemos considerar que há ideias diferentes e maturidades diferentes perante o problema, então diferentes respostas conseguem atender ao menos a grande maioria.

Para obter sucesso no seu funil, uma das melhores jogadas é se colocar na realidade da sua persona durante toda a produção de conteúdo.

Por fim, após abordar alguns pontos importantes, chegou o momento de conhecer as dicas que podem ajudar em cada uma das 3 etapas do funil. 

Tipo de conteúdo em um topo de funil

No funil de conteúdo é importante relembrar a frase de que “a primeira impressão é sempre a que fica”. 

Dito isso, atenção na produção de conteúdo para  topo de funil, pois essa é a fase responsável por atrair o maior número de visitantes possível.

Para isso, devemos entender ainda na produção como despertar o interesse do público pela sua empresa. 

Sendo assim, a missão é criar um conteúdo relevante e com muita qualidade para que você consiga atrair a sua persona.

Nessa etapa não tente fazer a venda, pois é uma fase de educação para os famosos curiosos do tema.

Por isso, o formato de conteúdo deve sempre ser dinâmico e ao mesmo tempo educativo na proposta principal.

Alguns exemplos são:

  • E-Book;
  • Infográfico;
  • Quiz;

Materiais como artigos que consigam se aprofundar no tema principal podem ser muito estratégicos no topo. 

Ainda sim, pense sempre em educar o público em relação aos problemas que ele tem, mesmo sem saber que tenha.

Por fim, as redes sociais são perfeitas para trabalhar postagens de funil de conteúdo na fase de topo.

Para o meio de funil

Esse é determinado o estágio em que devemos falar sobre quais são os problemas acerca do foco principal e como é possível solucionar.

Sendo assim, é nesse momento que o seu público entende que a empresa entende sobre o assunto e ela pode ajudar a solucionar esse problema.

Por isso, nessa etapa do funil busque mostrar quais são as consequências de não solucionar esse problema.

Mostre também alguns caminhos que podem dar certo mas ainda não empurre ou force a sua venda. 

Principais materiais usados nesta fase são:

  • Planilhas;
  • E-Book;
  • Checklist;
  • Whitepaper;

Em relação à produção de artigos, busque por palavras-chave bem mais específicas da sua ideia principal.

Sendo assim, desenvolver o conteúdo mostrando a facilidade em resolver esse problema e que sim, eles podem ser solucionados. 

Entenda que alguns leitores podem estar longe de se tornar clientes, então foque em transformar esses visitantes em Leads.

Assim será ainda mais fácil criar um relacionamento para traçar estratégias e futuramente realizar a conversão para clientes. 

Conteúdo de fundo de funil 

Não tem para onde fugir, quando se trata de fundo de funil, esses de fato são conteúdos mais específicos. 

Além disso, devemos estar atentos, pois parte do público dentro da sua persona que entra nessa fase de funil, já está com a intenção de compra.

Não tenha grandes expectativas de públicos que consigam chegar ao fundo de funil, pois é natural que o público vá sendo “filtrado” ao decorrer do funil de conteúdo.

Portanto, essa etapa com certeza fará mais sucesso dentre aqueles que conhecem as suas soluções assim como a sua empresa, esses são os seus Leads.

Sendo assim, o ideal é pensar que nessa etapa ela está avaliando os benefícios que terá ao fechar a compra com a sua empresa.

Dito isso, mostre a sua como a melhor opção de solução para o problema da sua persona. 

Sua estratégia não pode estar desalinhada em nenhum aspecto, pois tudo será avaliado para a decisão final. 

Traga dados, pois essa é hora de convencer o seu público da sua solução, mostre que você sabe o que está prometendo e consegue entregar

Conteúdos que influencia a decisão final:

  • Apresentação oficial;
  • Webinar;
  • Case de sucesso;
  • Avaliação gratuita;
  • Depoimento;

Por fim, entenda que nem sempre quem consome esse tipo de conteúdo já é o seu Lead, mas isso não impede que você não possa explorar o Bofu em seu blog ou redes sociais.

Sendo assim, inclua sim o seu conteúdo em mais de um canal, mas não tenha grandes expectativas de público com a decisão de compra final na sua empresa.

E para quem já é cliente, como trabalhar o funil de conteúdo?

funil de conteúdo

Primeiramente, entenda que após a compra o funil de conteúdo não acaba, pois é aí que se inicia a jornada do seu cliente. 

Pensando também em dificuldade e valores, é bem mais fácil criar conteúdos quando já se conhece o comportamento de compra do que buscar novos clientes. 

Sendo assim, é importante apostar na criação de conteúdos e um funil de conteúdo para quem já é seu cliente.

Busque sempre trabalhar conteúdos que destine esse cliente a próximas vendas, por isso invista em novidades de formatos e aproveite seus materiais ricos.

O intuito é continuar com a produção de conteúdo relevante para que quem já realizou uma compra, possa realizar outras. 

Nessa horas não dá para fugir de estratégias que trabalhem pesado a força do Marketing de Conteúdo com o seu funil de conteúdo.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de muito mais!

Toni Campos
Toni Campos
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Inbound Marketing
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