Fluência no trabalho: quais são os 3 idiomas mais procurados pelo mercado

Fluência no trabalho: quais são os 3 idiomas mais procurados pelo mercado

Contar com profissionais fluentes em língua estrangeira é uma estratégia comercial de grandes empresas. Conheça os 3 idiomas mais procurados pelo mercado de trabalho para se preparar.

A chegada de um novo ano e a promessa de uma possível solução para a epidemia do novo coronavírus são fatores que influenciam na busca de pessoas por especialização no campo profissional, especialmente no domínio de uma língua estrangeira. Para aumentar as chances do candidato, conhecer os 3 idiomas mais procurados pelo mercado se faz necessário.

A fluência nessas línguas é buscada pelos recrutadores principalmente por fatores comerciais. Afinal, são várias as empresas brasileiras que negociam com outros países, fazendo com que a comunicação seja fundamental para relações lucrativas.

Não por acaso, quem domina um idioma estrangeiro costuma ganhar mais do que os outros profissionais, além de ter mais chances de oportunidades de trabalho. Por isso, quem quer crescer profissionalmente em 2021 precisa considerar aprender uma das 3 línguas listadas a seguir!

Mandarim

Nas últimas décadas, por conta de políticas públicas e econômicas, a China teve um franco crescimento comercial – e com isso, a necessidade de falantes de mandarim nas empresas interessadas em negociar com o país.

De acordo com um relatório do aplicativo Babbel, o mandarim está entre os idiomas mais difíceis de aprender. Isso acontece porque o alfabeto do idioma é formado por mais de 50 mil caracteres, em um formato muito diferente daquele que conhecemos no português.

Entretanto, toda essa dificuldade pode ser compensada com melhores oportunidades profissionais e até salário. Por não ter tantos falantes de mandarim no Brasil, quem se especializa no idioma tem melhores chances na concorrência de uma vaga, com a possibilidade de trabalhar em multinacionais.

Espanhol

Para quem não quer se dedicar ao aprendizado de uma língua tão distinta do português, como o mandarim, uma boa saída é aprender espanhol, um idioma falado por mais de 500 milhões de pessoas e de grande importância comercial para empresas que negociam com o Mercosul.

Essa ideia não “passou batida” para muita gente, uma vez que a pesquisa de como aprender espanhol aparece na lista de buscas mais frequentes do Google em 2020. Isso significa que centenas de pessoas perceberam a importância do idioma nos últimos meses, sejam elas motivadas pela popularidade da língua ou pela semelhança com o português.

No campo profissional, pessoas que apresentam fluência no trabalho neste idioma são estratégicas para os negócios que buscam expansão em outros países da América Latina, ou para as multinacionais que tem sua sede em nações falantes do espanhol.

Inglês

Por fim, o principal entre os 3 idiomas mais procurados pelo mercado é o inglês – e é fácil entender o motivo dessa popularidade. Falado por mais de 1 bilhão de pessoas, dezenas de países contam com o inglês como segunda língua oficial, além de outras tantas nações que apresentam o idioma no currículo escolar.

Apesar de não ser tão semelhante com o português (como acontece com o espanhol), o inglês não é um idioma complexo de aprender. Em comum, o português e o inglês contam com o alfabeto, a maioria dos fonemas e uma estrutura de construção de frases similar.

Para os negócios, o domínio do inglês é estratégico tanto no relacionamento com marcas estrangeiras quanto na compreensão de pesquisas recém lançadas, uma vez que a produção acadêmica costuma ser feita na língua inglesa.

Novas metodologias de ensino a favor de quem quer aprender

Apesar do ensino à distância não ser uma novidade no Brasil, foi somente neste ano que uma boa parcela da população teve acesso e pôde conviver com essa metodologia de aprendizado. Aulas online, cursos totalmente digitais e aplicativos focados no desenvolvimento de habilidades alcançaram grande popularidade.

Essas novas metodologias de ensino podem não ser recentes, mas mostram que estão a favor de quem quer aprender. De fato, a evolução profissional pelo smartphone já é acessível para a maioria dos brasileiros, seja por meio de apps de idiomas como a Babbel ou vídeos de profissionais no YouTube.

Assim, tanto o aprendizado de um dos idiomas mais procurados do mercado, quanto o domínio de habilidades diversas, ganharam metodologias de ensino modernas, que permitem não só o dinamismo para manter o usuário interessado, mas também uma forma de aprender a qualquer momento do dia.

Se a fluência no trabalho em outro idioma tem cada vez mais importância, ferramentas online são grandes aliadas nesse aprendizado. Estar mais preparado é a chave para abrir as portas do mercado profissional.

Redação Cia Web Sites
Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários