Afinal, o que é coaching?

Afinal, o que é coaching?

Coaching é a palavra do momento. Muito se fala dessa metodologia que visa o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Também pode ser aplicado em equipes e empresas para aumentar a performance das atividades. 

Uma grande parte da população tem um pré conceito do coaching e não acreditam nos benefícios que este método promete. A maioria, afirmam que não são adeptas antes mesmo de conhecer o que é essa ferramenta. 

Por ser um tema em alta atualmente, muito se fala sobre coaching. E com isso, os mitos e inverdades começam a aparecer. Você sabe o que realmente é o coaching e como essa metodologia funciona?

É difícil encontrar pessoas que saibam exatamente a resposta para essas perguntas. Quem busca mais informações sobre o tema, com certeza, consegue entender o motivo para tanto sucesso no mundo todo. 

Basicamente, coaching é uma ferramenta para aumentar os resultados positivos de uma pessoa, carreira ou empresa no dia a dia. Ao contrário do que muitos imaginam, a metodologia deste método é cientificamente validada. 

Como explicaremos a seguir, este tema conta com diversos termos difíceis: coaching, coach, coachee e coaches. Não confundi-los é um passo importante para entender mais sobre a metodologia. 

Então, confira a seguir o que é coaching, o que significa estes termos, como a metodologia é aplicada e os benefícios. Ou seja, tudo que precisa saber sobre o tema para tirar o este pré conceito da cabeça. 

Acompanhe! A partir deste conteúdo, conseguirá desvendar alguns mitos e entender de fato, o que é esse método. Entenda: não estamos tentando te convencer de se tornar adepto do coaching, apenas dando informações o suficiente para tomar as próprias decisões. 

O que é essa metodologia?

Antes de saber o que é coaching, é importante esclarecer os termos que cercam esse método. Com essas informações básicas, conseguirá compreender melhor o tema. Então, coaching é a metodologia. 

É a ferramenta, o método. Coach é o profissional que aplica os processos e técnicas do coaching. Ao traduzir este termo para o português, significa treinador – o que faz muito sentido com as suas funções de desenvolver as pessoas. 

Coaches são todos os profissionais que aplicam a metodologia do coaching mundo à fora. E por fim, o Coachee é a pessoa que passa pelos métodos do coaching. Ou seja, o cliente que está em busca de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Também pode se referir às empresas e equipes que passam por estes ensinamentos. Com os termos em mente, ficará mais fácil compreender as explicações que virão a seguir. 

Afinal, o que é coaching?

Coaching, então, é uma assessoria pessoal e profissional para pessoas que buscam se desenvolver em determinado aspecto, habilidade ou em todas as áreas da vida. Com esse método, é possível entender o que sentimos, pensamos e principalmente, reagimos diante das situações.

Algumas pesquisas indicam que o coaching ajuda as pessoas a conquistarem seus objetivos até 20 vezes mais rápido do que o habitual. Essa metodologia usa conhecimentos de diversas áreas, como gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem,  recursos humanos, entre outras. 

Todas essas áreas buscam em conjunto reforçar e identificar os pontos positivos de uma carreira ou pessoa. Assim, é possível desenvolvê-las ainda mais. Também conseguem entender os “defeitos”. 

São pontos negativos, mas que com um pouco de atenção, conseguem ser revertidos e melhorados. O intuito é garantir resultados reais e duráveis, não apenas durante o coaching. 

Como é feito? 

Atualmente, existem palestras, livros e aulas de coaching. Entretanto, a maneira mais eficaz são as sessões. Nestes momentos, coach e coachee conversam, trocam experiências, conhecimentos e as ferramentas são aplicadas. 

Toda a metodologia e técnicas são passadas ao cliente na sessão de coaching. Quando pessoal, são encontros reservados. Em empresas, o time é convocado e juntos, colocam os ensinamentos do método em prática. 

Os resultados são visíveis em ambos os casos. Existe o aumento de produtividade, harmonia da equipe e melhorias de desempenhos e resultados. Também favorece o aumento da autoconfiança e autoestima profissional e pessoal.

Consegue quebrar crenças limitantes e outros benefícios para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo em todas as áreas da vida. 

É, principalmente, um método que visa desenvolver as pessoas para que elas alcancem suas metas de forma objetiva e com a certeza de que são decisões corretas. 

Já ouviu falar sobre psicologia positiva? Este é um dos métodos usados pelo coaching. Essa é uma abordagem bastante importante no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Este é apenas um exemplo das ferramentas usadas pelo coaching.

É um assunto que envolve diversos fatores. Basicamente, tudo que precisa saber sobre coaching, já foi te ensinado. Se quiser ir mais fundo nas pesquisas, nós super indicamos! Quem sabe virar até mesmo um coachee? 

Diversas empresas oferecem serviços de coaching para pessoas físicas e empresas também. São ótimas opções para quem deseja começar com essa metodologia, mas não sabe por onde. Essas organizações oferecem excelentes profissionais e resultados garantidos. 

Redação Cia Web Sites
Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários