Marketing Digital
que Gera Resultados

Como estudar de forma online em 2021

Como estudar de forma online em 2021

Se antes da pandemia, as plataformas de cursos online estavam em crescimento, após o isolamento social, estas plataformas e as diversas alternativas de aprender online ganharam visibilidade. Não apenas visibilidade, mas também credibilidade visto que muitas pessoas que tinham certo repúdio pelos cursos online experimentaram e gostaram. No entanto, existem diversos tipos de cursos online, e para melhor usabilidade deles, é importante entender como funcionam as ferramentas atreladas a eles. Dessa maneira, este artigo irá mostrar os tipos de cursos online, a fim de facilitar o entendimento dos alunos, desde cursos livres até cursos preparatórios para ENEM 2021, vestibulares, concursos Rondônia, São Paulo, concursos de outras cidades do brasil e aulas particulares.

MOOCs (Massive Open Online Course)

Os MOOCS são cursos online abertos massivos que  aceitam um número ilimitado de inscritos, sem pré requisitos. Diversas universidades brasileiras oferecem este tipo de curso com certificado gratuito. Geralmente, nestes cursos são fornecidos materiais em PDF ou videoaulas, que os estudantes leem para, em seguida, realizarem um teste online, comprovando que assimilaram os conteúdos. A plataforma mais utilizada pelos MOOCS é o Moodle Acadêmico. Dessa maneira, os MOOCS são oportunidades acessíveis que possibilitam comprovar conhecimentos diferenciais.

Conta para a gente, como deveríamos te chamar?

Escolas e Universidades

Sem dúvida, um dos profissionais que mais sofrerão com as mudanças de rotina da pandemia foram os professores de instituições presenciais. Estes trabalhadores tiveram que, em pouco tempo, aprender a utilizar ferramentas para dar aulas online. Universidades como a UFRGS, passaram a ter aulas síncronas pelo Microsoft Teams, pelo Google Suit e pelo MConf, nas quais é possível a presença virtual de um grande número de alunos ao mesmo tempo. Ademais, nestas plataformas de webconferências o ministrante pode compartilhar sua tela, apresentar slides, mutar os alunos para não obstruir o audio, e gravar as aulas, tudo a fim de elaborar aulas da melhor qualidade.

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Outra possibilidade das universidades e escolas é utilizar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Por meio desses softwares é possível publicar videoaulas, ou seja, aulas assíncronas, que os estudantes podem acessar com maior flexibilidade, tendo em vista as conturbações que ocorrem em casa com todos os familiares reunidos. Assim, nos ambientes virtuais como o Moodle, os professores, além das videoaulas e aulas gravadas podem criar fóruns de dúvidas e debates, compartilhar textos, links de vídeos, que complementam os estudos; o aluno, por sua vez, deve enviar as tarefas nos prazos determinados. Ademais, o sistema, automaticamente, desenvolve relatórios de desempenho para facilitar o acompanhamento dos alunos pelos docentes. Sendo assim, são várias as possibilidades que as plataformas online oferecem para manter uma educação de qualidade, mas é importante ressaltar que existe um preparo, tanto dos alunos, quanto dos professores, para dominarem elas.

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

Aulas particulares

Atualmente, os profissionais das mais diversas áreas podem oferecer cursos online ou aulas particulares. Os cursos online são geralmente elaborados em plataformas que seguem o estilo do Moodle, e as aulas particulares, majoritariamente, são oferecidas por videochamada por meio de aplicativos como o ZOOM, que possibilita, assim como o Microsoft Teams e o Google Meets, compartilhar a tela, apresentar slides, mutar participantes. Assim, é possível encontrar professores de música, fotografia, teatro, dança, idiomas, culinária e muitas outras áreas ministrando cursos online. A vantagem é que apenas com um link e um dispositivo móvel compatível, é possível participar da aula.

Basicamente, nos dias de hoje, é fácil oferecer atividades online, são diversas as opções de plataformas para gerenciamento de cursos, aplicativos de web conferência, sem contar, as inúmeras ferramentas gratuitas para desenvolver artigos, apresentações de slides, edição de vídeo como o Canva, o Google, o Office Online. Da mesma maneira, fazer cursos online também é algo simples atualmente tendo em vista que a maioria dos dispositivos móveis são compatíveis às plataformas de aprendizagem online. Dessa forma, percebe-se que existem muitos estímulos positivos para a prática de cursos online, possibilitando a existência de diversas opções deles, que podem ser escolhidas de acordo com as preferências de cada sujeito.

Posts Relacionados