O que é maturidade digital e por que sua empresa deve se preocupar com isso?

Você considera que o que a sua empresa faz na internet está lá apenas para marcar presença e divulgar a marca? Ou você utiliza o meio digital para aperfeiçoar seus processos, reduzir custos e aumentar os lucros? Esta é a diferença básica entre empresas que têm presença digital e as que têm maturidade digital.

A maturidade digital é um termo utilizado para as empresas que utilizam as tecnologias de informação de maneira integrada com a rotina, utilizando os dados obtidos nos meios virtuais para proporcionar experiências diferenciadas aos consumidores, independentemente do canal.

Um estudo realizado pelo Google constatou que as empresas que já alcançaram a maturidade digital conseguem ter uma receita até 20% maior, com gastos 30% menores. Porém, o mesmo estudo constatou que apenas 2% das empresas brasileiras estão no último estágio do amadurecimento digital.

Hoje em dia, boa parte das empresas que já alcançaram a maturidade digital são aquelas que nasceram virtuais, ou seja, as startups. Porém, qualquer empresa pode alcançar este estágio, desde que tenha muito empenho. O primeiro passo é realizar a chamada transformação digital: colocar a tecnologia como centro das estratégias utilizadas, integrando digitalmente os colaboradores, os clientes e os fornecedores.

Após realizar esta transformação, a empresa está pronta para evoluir pelos quatro estágios da maturidade digital: nascente, emergente, conectado e multimomento. O Brasil tem um potencial enorme de evolução, tendo em vista que 55% das empresas pesquisadas já estão no estágio emergente e 37% já alcançaram o status de conectado.

Como alcançar a maturidade digital

Como você viu, a maturidade digital tende a se tornar cada vez mais essencial no mundo da globalização tecnológica em que vivemos. Em um futuro próximo, as empresas que não alcançarem este patamar, ficarão muito atrás das concorrentes que já são maduras digitalmente. Para alcançar este amadurecimento e fazer com que a sua presença digital gere resultados efetivos, algumas atitudes devem ser tomadas:

  • Integre os dados online e off-line de sua empresa
  • Utilize ferramentas de automação de dados
  • Faça parcerias, visando à integração entre a empresa, agências e provedores de tecnologias
  • Contrate e treine especialistas nas capacidades da maturidade digital e integre estes colaboradores com suas demais equipes
  • Faça muitos testes e aprenda com suas falhas

A engenheira de computação Luiza Ferreira, especialista em inovação do portal ReviewBox, ressalta também a importância de manter as equipes da sua empresa totalmente integradas.

De acordo com ela, a maioria das empresas brasileiras ainda não possui uma boa ligação entre o setor de marketing e os demais setores, fator que pode atrasar consideravelmente a maturidade digital, já que afeta o conceito mais básico: a integração total.



Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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