Globalização Tecnológica: panorama atual

Não há dúvidas de que as novas ferramentas integradas à globalização tecnológica alteram comportamentos num panorama mundial, além de acarretar mudanças em nosso próprio cotidiano.

Elas modificam o globo em nível macro, afetando lógicas políticas, econômicas e comerciais.

A globalização tecnológica é sedenta por desenvolvimento, e tem servido também para que estruturas individuais se alterem, impactando na forma como cada pessoa toma as suas decisões e vive a sua vida.

Este fenômeno, que se iniciou nos países mais desenvolvidos, acabou abrindo suas próprias fronteiras e hoje é globalizado.

A cada dia que passa, o contato com as novas tecnologias se torna ainda mais possível, e em praticamente qualquer lugar podemos acompanhar o mundo digital.

Desse modo, as inovações tecnológicas guiadas pela pesquisa científica têm, assim, rompido fronteiras e criado um conceito mais intenso de globalização digital.

Hoje, vamos olhar para o novo mundo global para compreendermos como o planeta está sendo moldado pelas mãos da tecnologia.

Inovações X Globalização

A globalização tecnológica é fundamental para as estruturas comerciais da atualidade e esta é uma das principais razões pelas quais as inovações de vanguarda começam a permear locais inesperados do globo.

Recentemente, por exemplo, a Google levou a Inteligência Artificial para África, algo que, há alguns anos atrás, seria inesperado e até chocante – visto que se trata de uma tecnologia, ainda em desenvolvimento, e que pode alterar por completo as dinâmicas mundiais.

Combatendo fortes correntes anti globalização – que argumentam questões relacionadas com as patentes da propriedade intelectual, as lógicas comerciais e econômicas têm promovido a circulação livre do conhecimento científico e digital.

Com isso, fica claro que a expressão da tecnologia pelo mundo visa abrir fronteiras e apela a uma maior equidade, de fato.

Um processo antigo em evolução

Apesar da atuação da globalização tecnológica ser cada vez mais nítida, não se tratam de práticas tão novas assim.

Este processo começou a ser notado no século XX, a partir da década de 40, após o término da 2ª Guerra, período no qual muitos mercados se abriram a outros países, aproveitando as economias que despontaram.

Inicialmente, ocorre a mundialização de produtos físicos, mas este fenômeno rapidamente se torna mais abrangente, expandindo-se ainda às trocas culturais, artísticas e desportivas.

Apesar tanta evolução, vale destacar que algumas políticas internacionais, como a regência do governo americano de Donald Trump, por exemplo, parece regressar ao fechamento das fronteira, buscando a proteção da identidade e maior segurança dos Estados Unidos.

Enquanto a verdade é que, apesar dos esforços contra o processo de globalização tecnológica, as transações continuam marcantes, além de começar a levar para os países menos desenvolvidos avanços recentes de pesquisa digital e tecnologia moderna.

Benefícios da Globalização Tecnológica

Quando a pesquisa científica se torna internacional, ela acaba abrindo espaço para debates, compartilhamento de ideias e, consequentemente, à evolução.

A troca de conhecimento e a globalização tecnológica inclui ferramentas digitais decisivas para a obtenção de resultados mais rápidos e resultados promissores, mesmo em áreas tão distintas como a informática, a genética e a medicina.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos.



CIA Websites

CIA Websites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários

-->