Por que o marketing digital é essencial na gestão de crises?

Você sabe como utilizar o marketing na gestão de crises? O novo coronavírus surgiu de forma repentina, causando a pandemia da COVID-19. Problemas sanitários tão graves em nível global afetam a economia. Então, uma forma de contornar a situação é por meio do marketing digital.

Essa é uma doença que se espalha muito fácil e rapidamente. O contágio acontece pelo contato com superfícies contaminadas e a proximidade com outras pessoas doentes. Para entender o cenário desse período é importante saber que essa é uma doença pouco conhecida.

Portanto, a melhor forma de prevenir o contágio e evitar que o vírus se espalhe cada vez mais rápido, é com isolamento social. Ou seja, permanecer dentro de casa e não frequentar locais com alto fluxo de pessoas.

Essa situação fez com que o mercado presenciasse uma transformação nos hábitos de comportamento dos consumidores. Se o consumo através dos recursos digitais era uma tendência, dentro desse contexto se tornou algo essencial.

As empresas adaptaram sua forma de atuar ao longo do tempo para conseguir levar um conteúdo adequado para o público consumidor. A presença online se tornou ainda mais importante através do marketing digital durante a pandemia.

O marketing digital e a gestão de crises

Se o ideal para se proteger e evitar a contaminação pelo novo coronavírus é o isolamento social, as compras online são uma alternativa muito mais seguras, nesse período. Então, além de ser uma tendência há tempos, usar a internet se tornou o mais indicado.

As pessoas deixaram de frequentar estabelecimentos físicos e passaram a resolver muitas atividades apenas online, por meio das lojas virtuais, por exemplo.

Alguns tipos de ações realizadas pela internet são:

  • compras de mercado;
  • aquisição de mercadorias diversas;
  • serviços de banco;
  • consultas de informações;
  • pagamentos.

Todos os setores podem aproveitar o ambiente virtual para se recuperar da crise em meio a pandemia da COVID-19. Uma empresa que presta assessoria jurídica, por exemplo, pode anunciar seus serviços online para alcançar esse público, por exemplo.

Quando as empresas viram seu fluxo de produção e consumo presencial cair, houve um grande impacto no faturamento e a economia se abalou bastante. Mas essa situação não significa que o mercado deva interromper suas atividades ou sofrer perdas.

Como usar o marketing digital em meio a crise

O isolamento social imposto pela crise sanitária da pandemia causou uma grave crise econômica sem perspectiva de se resolver. Mas é possível aproveitar as oportunidades do marketing digital para manter a empresa funcionando. É interessante saber como esse tipo de estratégia online pode ajudar a administrar a crise atual para usufruir dos seus benefícios e alcançar bons resultados.

Sistema de ensino

De acordo com essa nova situação, uma das adaptações necessárias foi alocar as aulas para o ambiente domiciliar. Então o ideal é que o curso Nr 20 seja aplicado online pela modalidade EAD, por exemplo. Lembrando que é uma situação nova, então as empresas precisam atuar com recursos do marketing digital para conquistar clientes.

Uma dica é usar e-mail marketing coletando informações de pessoas interessadas para manter contato e converter esse usuário em cliente ativo.

Home office

Assim como as aulas tiveram que se adaptar ao novo modelo, muitos empregos foram transferidos para a condição de home office. Nesse caso a empresa pode contratar serviços de team building para acompanhar os resultados da equipe. Uma ideia interessante para quem trabalha com esse tipo de atendimento é criar uma landing page bem desenvolvida, para conseguir ser encontrado online e ter bons resultados de venda.

A landing page é um site desenvolvido a partir de técnicas adequadas para atrair os usuários e convertê-los em consumidores interessados no conteúdo, posteriormente em clientes ativos.

Aquisição de serviços

Além da oferta de aulas e empregos online, é interessante investir em serviços e produtos que as pessoas possam adquirir através da internet. Essa se tornou uma forma segura e preferível para realizar diversas tarefas. As empresas precisam realizar a contabilidade de seu estabelecimento, então oferecer consultoria contábil completamente virtual é uma forma de atuar no mercado digital e garantir acesso a esse tipo de serviço.

Atuar através de perfis em redes sociais pode ser muito eficiente nesse sentido, porque aproxima a instituição que oferece um serviço de quem está buscando aquele conteúdo para adquirir e consumir. Além de gerar maior interatividade entre ambas as partes. Outro recurso importante é o CTA (call to action), trata-se de conquistar o usuário da rede, chamando-o para consumir aquele produto ao apresentar suas qualidades.

Os canais digitais eram uma forte tendência entre os consumidores por causa da praticidade e facilidade que ofereciam ao acesso à informação. Mas, devido à pandemia da COVID-19, tornou-se uma realidade. Mais que isso, a internet é um recurso essencial.

Além de ser um investimento mais barato, é na internet que o público consumidor está. Então, é lá que as empresas devem atuar para manter seu nível de vendas e conquistar os clientes através das ferramentas do marketing digital.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, deixe seu feedback nos comentários, falando também se você já teve alguma experiência com a gestão de crises.



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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