Loja virtual no WooCommerce, vale a pena?

Cada vez mais, as pessoas buscam por formas de vender seus produtos online. Nesse sentido, uma loja virtual no WooCommerce abre muitos caminhos, por se tratar de um sistema simples e completo.

Você sabe o que é o WooCommerce e quais são as funcionalidades que ele oferece para quem pretende ter uma loja virtual

Nesse post vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse sistema que tem conquistado milhares de empresas mundo afora.

O que é o WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin gratuito voltado para vendas disponibilizado pela plataforma WordPress. A partir dele, é possível vender de tudo, sejam produtos físicos, infoprodutos ou serviços.

Um dos grandes destaques do WooCommerce como sistema para gestão de e-commerces, está principalmente no fato dele oferecer uma solução completa, que vai desde o início do pedido até a entrega do produto ou serviço.

Com mais de 600.000 lojas virtuais, o sistema já detém mais de 26% de todas os e-commerces do mundo. Assim, ele se mostra como a melhor opção quando o assunto é a criação de uma loja virtual em um site feito no WordPress.

O que consigo fazer na loja virtual no WooCommerce?

Por se tratar de um plugin, muitas pessoas se perguntam se o WooCommerce vale a pena, por terem um certo medo dele acabar limitando as possibilidades da loja virtual.

Entretanto, o sistema apresenta ferramentas completas, além da possibilidade de integrações que possibilitam a inclusão de ainda mais funcionalidades.

Acompanhe abaixo as 8 principais coisas que você pode fazer com o WooCommerce.

1 – Cadastro ilimitado de produtos

Uma das principais funções, quando estamos tratando de um sistema de gerenciamento de lojas virtuais, sem dúvidas, é o cadastro de produtos. No WooCommerce você pode cadastrar todos os produtos ou serviços da sua empresa, independentemente de quantos sejam.

É interessante saber também que a ferramenta disponibiliza, além da inclusão dos produtos, a possibilidade de editá-los, excluí-los e até destacar aqueles que você tem mais interesse de vender. 

2 – Inclusão de diversas formas de pagamento

Ao criar uma loja virtual no WooCommerce você conta com mais de 140 formas de pagamento diferentes. Assim, consegue oferecer opções diversas para os clientes, evitando que eles deixem de comprar por não encontrarem a forma de pagamento que possuem.

3 – Pagamentos recorrentes

Outra possibilidade que chama muito a atenção de pessoas que querem abrir uma loja virtual no WooCommerce é a possibilidade de configurar pagamentos recorrentes.

A partir disso, você consegue oferecer opções de produtos com pagamento em formato de mensalidade e até assinaturas.

4 – Gerenciamento de promoções

Uma coisa é certa, para se destacar diante da concorrência é fundamental oferecer promoções atrativas para os clientes e no WooCoomerce você pode gerenciá-las facilmente.

Dentre as possibilidades oferecidas pelo sistema você conta com a ativação de descontos do tipo “compre 1 e leve 2”, contagem regressiva para lançamento de produtos ou duração de ofertas e até a criação de cupons de desconto.

5 – Recuperação de carrinhos abandonados

Um dos grandes males sofridos por quem tem uma loja online é o abandono de carrinho. Essa é a situação na qual o cliente inicia uma compra mas não a finaliza, que pode acontecer por diversos motivos.

Para esses casos, o WooCommerce oferece opções de envio de e-mails para essas pessoas, para que você as incentive a retornar para o site e concluir o pedido. A partir disso, você pode até estruturar estratégias de inbound marketing.

6 – Vínculo da sua loja com o Facebook

Outra funcionalidade muito importante do WooCommerce é a possibilidade de vincular a sua loja virtual com a conta da sua empresa no Facebook, que hoje conta com uma das maiores plataformas de anúncios pagos, o Facebook Ads.

A partir desse vínculo, seus produtos e serviços conseguem ter mais alcance, uma vez que o Facebook conta com milhões de usuários.

7 – Acompanhamento individual dos pedidos

Outra ação que o WooCommerce possibilita para quem cria uma loja virtual a partir dele é o acompanhamento de cada pedido realizado na plataforma. Com isso, você pode se comunicar com os clientes via e-mail e tem a chance de encantá-los para que eles voltem a comprar e até indiquem o seu e-commerce.

8 – Emissão de relatórios

Por último, mas, sem dúvidas, não menos importante, ao criar uma loja virtual no WooCommerce você também conta com a emissão de relatórios com todas as informações relevantes sobre as suas vendas

Assim, você pode acompanhar facilmente os seus principais indicadores e encontrar oportunidades de melhorias, que vão trazer cada vez mais vendas.

Principais vantagens do WooCommerce

Acima mostramos as principais funcionalidades do WooCommerce. Como você pôde ver, se trata de um plugin de vendas completo, que oferece tudo aquilo que você precisa para vender online e se destacar. Mas não acaba por ali.

Além dessas funcionalidades, o WooCommerce também apresenta vantagens que merecem ser destacadas. Acompanhe as principais abaixo.

Plataforma gratuita

Como você leu no início desse conteúdo, o WooCommerce é um sistema 100% gratuito. Ou seja, você não precisa pagar nada para usá-lo. Para isso, basta ter um site contruído no WordPress, onde você facilmente consegue instalar o plugin do WooCommerce.

Foco na exibição nos mecanismos de busca

Não é segredo que o WordPress é uma ferramenta que prioriza a exibição dos conteúdos para o Google, a fim de fortalecer o SEO dos sites criados a partir dele. 

Nesse sentido, ao criar uma loja virtual no WooCommerce a exibição dos conteúdos dela também são priorizados. Com isso, você tem mais chances de alcançar as melhores posições no Google, atraindo mais clientes para o seu e-commerce.

Fácil utilização

O próprio WordPress já é uma plataforma de fácil acesso para aqueles que não dominam a programação, e com o WooCommerce não seria diferente. 

Desde a instalação do plugin, até a configuração de formas de pagamento e entrega, o sistema oferece maneiras simples de se operar e gerenciar o e-commerce.

Código aberto

Por fim, temos uma das maiores vantagens do WooCommerce, que é o código aberto. Possuir o código aberto significa que você pode customizar a sua loja virtual para que ela fique de acordo com o que você imaginou. 

Para isso, você pode fazer uso de extensões e outros recursos oferecidos pelo próprio plugin. Além disso, pode vincular a outros sistemas, que vão te ajudar a fazer uma gestão ainda mais completa da sua loja virtual, mas para isso, pode ser necessário contar com a ajuda de programadores.

Viu como criar uma loja virtual no WooCommerce vale a pena para sites criados no WordPress? Aqui na Cia Websites usamos o WooCommerce em vários projetos de sucesso de lojas virtuais.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a construir um e-commerce completo e que traga muitos resultados para o seu negócio? Entre em contato conosco hoje mesmo! 

Toni Campos
Toni Campos

Loja virtual no WooCommerce, vale a pena?

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração