Como aumentar as vendas online no fim de ano

Você piscou e o ano já está no final? Essa é a sensação para muitas pessoas! Mas se você quer tem um negócio e quer aumentar as vendas online no fim de ano, ainda dá pra aproveitar esse período para conseguir ótimos resultados!

A black friday pode ter passado, mas ainda é possível queimar o estoque que sobrou da data, já que o Natal e Ano Novo estão aí. 

Não são todos que planejam corretamente as vendas para o período, sendo preciso correr atrás do prejuízo depois. Se você quer saber como vender mais online no fim do ano, separamos algumas dicas que podem te ajudar. 

Vamos a elas!

É hora de realizar promoções

O final de ano é o momento que as pessoas costumam fazer compras por impulso com muito mais frequência. É quando saí o 13º, bônus salariais, etc., e é a época de presentear as pessoas queridas. 

Promoções que apresentem um melhor preço são as melhores formas de induzir os compradores a encher o carrinho. As ofertas precisam ser atraentes o suficiente para isso. 

Promoções relâmpago são muito atraentes, mas os consumidores estão cada vez mais espertos e sabem reconhecer quando algo realmente está com com um bom desconto ou está apenas com o preço “maquiado”. Então ofereça descontos reais.   

Um bom tipo de promoção para quem vende produtos online é tornar o frete grátis. Esse é um grande incentivo para quem quer comprar pela internet. O frete grátis, inclusive, pode até mesmo ser o que faz o comprador escolher entre uma empresa ou outra na hora de comprar.  

Os sorteios em redes sociais também são ótimas formas de fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca e as vendas online aumentem. 

Marketing pra que te quero

Bom, uma vez que você tenha decidido quais serão os diferenciais das vendas de fim de ano (promoções, por exemplo), chega a hora de divulgá-los para o maior número de pessoas possível, tanto para quem já é cliente quanto para captar novos. 

Afinal de contas, seu público alvo pode até estar disposto a comprar seu serviço ou produto, mas se ele não tomar conhecimento da sua marca, ele não vai chegar até você.

Nesse ponto se você anuncia em mídias tradicionais, certifique-se de mudar o tom da divulgação e adotar propostas mais temáticas para as festas de fim de ano e de também destacar as suas ações promocionais para a época. 

Anunciar nas redes sociais também é muito importante. Uma pesquisa realizada pelas empresas We are Social e Hootsuite revelou que 62% da população brasileira é ativa nas redes sociais. 

Isso significa que é bem provável que seu público alvo esteja em alguma destas plataformas. YouTube, Instagram, Facebook, Twitter, etc., elas já fazem parte das nossas vidas. 

Mas a publicidade nas redes deve ser bastante criativa e inteligente. Lembre-se que esses são espaços em que há um excesso de informações e de estímulos e nos quais as coisas se perdem e são esquecidas muito rápido. Ganha mais quem se destaca.

Você também pode colocar seus produtos em marketplaces, espaços nos quais lojas e pessoas podem se cadastrar para anunciar e vender seus produtos. 

Alguns são muito grandes, como Lojas Americanas,  Extra, Submarino, etc., e investem pesado em marketing e SEO, o que ajuda a garantir um bom fluxo de vendas. Além disso, ser associado ao grande nome que essas marcas possuem é algo bem positivo e que transmite credibilidade. 

Pagamento facilitado

Outra medida extremamente importante para o período é facilitar ao máximo o pagamento. Isso significa oferecer o maior número possível de formas de pagamento, como cartão de débito e crédito, cheque, boleto, transferência bancária, etc.

Pode ser interessante fazer parceria com plataformas de pagamento online, como Paypal, PagSeguro, Juno (antiga, Boleto Fácil), etc. 

Controle de estoque

Certifique-se de reforçar o estoque do produto que você irá colocar em promoção no fim de ano. Com base nas suas vendas do último ano no mesmo período é possível ter uma boa noção. 

Assim, é possível incluir esses dados no seu plano de ação e negociar melhores preços com seus fornecedores na compra de um volume maior, e assim, produzir ou comprar para revender o suficiente, não muito abaixo da demanda e nem muito acima para os produtos não ficarem encalhados.

Pois de nada vai adiantar você receber milhares de pedidos e não ter estoque o suficiente para atender a todos ou o contrário, não sabendo nem o que fazer com o estoque excedente. 

Invista pesado no atendimento

Se tudo correr como planejado, ou seja, se você conseguir aumentar as vendas nesse período, é bem provável que o volume de busca pelo atendimento também cresça bastante. 

E é bom você reforçar ou treinar bem o seu pessoal para que eles deem conta de tudo, desde a equipe de vendas ao pós venda. 

Dependendo do seu nicho, pode ser que as pessoas procurem por trocas de produtos, queiram tirar dúvidas entre um produto ou outro e muito mais.

A venda online geralmente tem essa vantagem de possibilitar que as pessoas comprem em qualquer horário, até mesmo de madrugada. No entanto, é bem provável que elas queiram ser atendidas em qualquer horário, então é bom estar preparado. 

Como já dissemos antes, os clientes estão mais exigentes e mais espertos, especialmente nessa época do ano. 

Eles precisam de uma atendimento a altura de suas expectativas para que fiquem satisfeitos e sejam fidelizados, quem sabe até para poder comprar em outros momentos. 

Logística, estrutura e segurança

Um outro ponto que não deve ser deixado de lado vendas de fim de ano é a logística e a estrutura, que por sua vez passam por vários pontos, como:

Entrega eficiente

Para atender um volume mais alto de pedidos, é necessário estar preparado. A logística da entrega precisa ser bem eficiente. Tenha em mente que seus clientes podem estar comprando para presentear, então querem receber antes do Natal.

Os prazos e previsões de entrega devem ser bem exatos. Lembre-se que os Correios costumam ficar sobrecarregados na época com tantas encomendas e os atrasos podem ser comuns. Não conte apenas com eles, tenha o apoio de uma transportadora de confiança. 

Hospedagem e servidor

Outro problema que você não quer enfrentar é um site ou plataforma que não suporta uma quantidade grande de acessos, que é o que as ações promocionais podem causar.

Um pico de tráfego, ou seja, muitas pessoas acessando o site ao mesmo tempo, ou um sistema não otimizado podem causar uma sobrecarga no servidor e fazer com que as páginas parem de responder.

É muito frustrante para um comprador um site que fica lento ou que cai a todo momento e isso faz com que você perca vendas e a credibilidade.

Por isso você necessita de uma plataforma robusta e bem estruturada. Quando for criar um site, você precisa pensar na hospedagem do servidor, que é aonde ficam armazenados os arquivos. 

O espaço disponibilizado deve ser suficiente para o seu site e a capacidade de transferência de dados também precisa ser otimizada.

Segurança

Outra questão MUITO importante é a de oferecer uma navegação e uma compra segura aos seus compradores. A segurança, ou a falta dela, é ainda um dos principais motivos que afasta impede as pessoas de comprarem online. 

Sabe aquele ícone de cadeado verde que aparece nas páginas? Pois é. Ele e o “https://” na URL de um site indicam que ele possui o certificado de SSL – Secure Sockets Layer. É uma garantia de conexão segura criptografada e autenticada.

Isso significa a proteção dos dados pessoais e bancários dos clientes contra hackers, por exemplo. É algo que transmite muita confiança e credibilidade, tanto para o usuário quanto para o Google. 

E essa dica é válida para todo o sempre, não só para as vendas online no fim de ano. Como dissemos no nosso post sobre as principais tendências de SEO para 2020, a segurança dos sites será cada vez mais algo muito valorizado pelo Google, que preza pela experiência dos usuários.

Esse foi o nosso post especial sobre como aumentar as vendas no fim de ano. Essa época, sem sombra de dúvida, é uma ótima oportunidade para vender muito. 

Mas é preciso se planejar e tem um bom plano de ação. Portanto, analise bem o mercado e leve as nossas dicas a sério. Tem mais alguma recomendação e quer compartilhar com a gente? Deixe um comentário abaixo! 

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Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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