Principais tendências de SEO para 2020

Ei, você! Já está sabendo das tendências de SEO para 2020? Pois é, 2019 nem acabou e nós já estamos sendo bombardeados com uma série de informações sobre o que vai continuar com força e sobre o que virá de novo por aí.

Quem trabalha com SEO, criação de sites e estratégias de marketing digital em geral não deve perder tempo.

Mas para te ajudar, nós reunimos as principais tendências para o próximo ano, as nossas “previsões” de acordo com o que já tivemos acesso.

Acompanhe a leitura com bastante atenção para não deixar nada de fora na hora de planejar seu próximo ano. Vamos lá!

Pesquisa por voz com força total

 

A primeira tendência de SEO para 2020 diz respeito à pesquisa por voz no Google. A busca por voz hoje em dia já representa 20% de todas as buscas, o que já é muito significativo.

No entanto, para 2020 o esperado é que esse número cresça para 50%. 

Isso é reflexo do comportamento dos usuários. Siri, Alexa, Google Assistente e outros assistentes de voz, caíram nas graças das pessoas e as casas estão cada vez mais conectadas à internet.

Todos eles são ferramentas que são capazes de executar ações diversas como acender as luzes, reproduzir vídeos no YouTube ou na TV, fornecer informações sobre o trânsito ou tempo, etc.

Se você quer mais tráfego para o seu site no próximo ano, precisa aprender a trabalhar com essa ferramenta. Isso significa que seu conteúdo precisa se adaptar à essa tendência, o que nos leva ao próximo tópico. 

Conteúdo passa a ter (ainda) mais importância

Se você e sua empresa já estão atentos às últimas mudanças do Google, isso não deve ser uma realidade tão diferente do trabalho que já você já realiza.

No entanto, os especialistas destacam que o conteúdo de qualidade, aquele que seja realmente esclarecedor, vai ser ainda mais importante para as estratégias de SEO em 2020. 

Isso porque alterações nos algoritmos do Google como a Rank Brain e a ainda mais recente BERT, usam a inteligência artificial para identificar os melhores resultados e apresentá-los para os usuários.  

Uma forma de produzir conteúdo pensando nessas alterações e em solucionar dúvidas e questionamentos das suas personas, é focar menos nas palavras chave ao criar os textos, e mais na intenção de busca do usuário e no contexto do que está sendo abordado.

Com isso o buscador identifica seus conteúdos como úteis e tenta entregar resultados menos ambíguos e mais exatos, algo que era uma barreira para o Google antes dessas alterações.

Uma dica é tentar usar mais palavras relacionadas e sinônimos nos textos para que os algoritmos consigam identificar o assunto que está sendo tratado. 

A hora e a vez dos snippets

Outra tendência, que na verdade já existe há alguns anos, são os snippets. Mais precisamente os featured snippets, a posição zero do Google.

Os featured snippets hoje em dia são o alvo de todos que levam o SEO de suas páginas a sério e querem ser reconhecidos.

Snippets são excelentes “iscas” para atrair tráfego, uma forma de sinalizar que aquele conteúdo é tão bom que foi escolhido pelo próprio Google e merece aparecer em destaque na página de resultados.

Segundo a própria empresa, os snippets acumulam 54,68% de todos os cliques. Isso significa que eles geram mais da metade dos cliques nos mecanismos de pesquisa. É muita coisa! 

E então voltamos a importância do conteúdo de qualidade, para conseguir figurar entre os featured snippets é necessário produzir conteúdo cada vez mais claro e que realmente responda às perguntas dos usuários. 

PPC e SEO 

Essa dica vem diretamente do último RD Summit, o maior evento anual de Marketing Digital e Vendas da América Latina.

Wil Reynolds, considerado um expert do SEO, abriu o terceiro dia do evento e recomendou que as empresas passem a usar ferramentas que unem dados de SEO e de PPC (pay-per-click, os anúncios pagos exibidos nos resultados).

Como exemplo, usou uma palavra chave de um de seus clientes, um banco que investia pesado na palavra “bank account”, e mesmo assim não via resultados.

Analisado os dados de PPC descobriu que esse era o nome de uma canção lançada na época que fazia muito sucesso. 

Ou seja, as pessoas buscavam pela palavra “bank account”, mas não era o serviço do banco que elas queriam, era a música.

Com a informação foi possível economizar 60 mil dólares em 15 segundos deixando de investir nessa palavra.

Sites seguros 

Uma tendência de SEO para 2020 que pode até parecer aleatória para algumas pessoas, mas promete fazer toda a diferença, é a importância cada vez maior em se certificar que os sites são seguros.

Essa é mais uma tendência pautada fortemente pela experiência do usuário, pois eles querem ter a total certeza que estão navegando por páginas seguras. E eles estão certos, não é mesmo?

Imagine só tentar acessar uma página e receber a mensagem de que ela não é segura? É uma situação que “pega muito mal” e geralmente faz com que o usuário interrompa a navegação no seu site na mesma hora, trocando para o concorrente.

Isso é importante para todos os nichos, mas especialmente para quem capta leads online através de formulários ou conta com uma loja virtual ou e-commerce e precisa de dados dos usuários, afinal de contas é essencial manter os seus dados seguros. 

Por isso é importante ativar o protocolo de HTTPS, que garante aos usuários uma conexão segura criptografada e autenticada.

Segundo o próprio Google, o HTTPS “ajuda a impedir que os invasores violem as comunicações entre seus sites e os navegadores dos usuários”.

Você tem a obrigação de garantir a privacidade e a segurança de seus visitantes e clientes. O HTTPS é uma forma de assegurar isso, além de passar confiança e credibilidade. 

Sem versão Mobile? Sem tráfego!

Possuir um site responsivo significa que seu site deve ser lido e carregado com facilidade em celulares e smartphones. 

A tendência é que sites que não sejam responsivos passem a perder cada vez mais tráfego em 2020. Isso por que as pessoas estão passando a acessar a mais a internet através de dispositivos móveis do que por computadores. 

Mas não basta apenas contar com sites responsivos, é preciso investir neles e pensar numa interface que chame a atenção do usuário, que seja intuitiva e que ofereça uma excelente experiência nos aparelhos celulares.

É daí aumenta cada vez mais a importância do Mobile e de pensar em sites projetado para a experiência dos usuários em dispositivos móveis. É o que chamamos de UX Mobile.

Se você oferece um produto ou serviço na internet, contar com um site Mobile se torna mais e mais importante, já que a tendência é que a buscas que farão com que as pessoas cheguem até você sejam feitas pelos smartphones.

Bom, esse foi o nosso post com nossas previsões sobre as principais tendências de SEO para 2020. Comece logo a investir nelas e colocá-las em ação!

E caso você precise de ajuda, não perca tempo e entre em contato com a Cia Web Sites. Somos especialistas em otimização de sites e sabemos exatamente o que fazer para fazer com seu negócio alcance a primeira posição do Google.

Continue acompanhando o nosso blog e até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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