6 dicas de marketing pessoal para se destacar no mercado

Dicas de marketing pessoal para desenvolver uma boa imagem no mercado podem transformar carreiras. O marketing pessoal é um conjunto de estratégias traçadas para a promoção de sua marca individual.

Mesmo com a grande competitividade do mercado, é possível se destacar e ser indispensável com um bom marketing. Se engana também quem imagina ser muito difícil trabalhar a própria imagem. Sendo assim, acompanhe este conteúdo e entenda!

#1. Posicione-se como uma autoridade

Quem ouviria alguém que mal sabe o que dizer, não é mesmo? Para desenvolver uma boa imagem profissional, o primeiro passo é se posicionar como um especialista no próprio nicho. 

Por exemplo, podemos usar nomes como o de Steve Jobs, ou do próprio Bill Gates, na área da tecnologia. Quando pensamos em genialidade empreendedora e tecnológica, são os primeiros nomes que nos vêm à mente. 

O motivo pelo qual esses empreendedores são lembrados e se tornam referência é o próprio posicionamento em relação ao seu nicho de estudo. Ao se comunicar com embasamento e autoridade, eles demonstram domínio no assunto, de forma que quem os ouve reconhece a autoridade deles.

Para ser referência em um nicho, é importante, portanto, estudar e entender muito bem sua área. Seguidamente, é fundamental embasar-se em dados e demonstrar que realmente entende e é um especialista no nicho.

#2. Desenvolva habilidades de comunicação

A comunicação é um dos principais pilares de qualquer carreira profissional. Isso não se refere somente à fala, embora um domínio apurado da língua portuguesa seja essencial.

Alguns cientistas de comportamento e comunicação humana, como Ray Birdwhistel e Albert Mehrabian já desenvolveram estudos que indicam que mais da metade de nossa comunicação é não-verbal. 

Em outras palavras, o ser humano fala muito mais com o próprio corpo do que com sua voz. Posturas mais inseguras, ansiosas ou desajeitadas podem passar uma impressão ruim ao público.

Por isso, além de desenvolver uma boa oratória, trabalhar a comunicação não-verbal pode ser fundamental para o marketing pessoal. Uma dica é treinar frente ao espelho, e avaliar a própria movimentação corpórea enquanto fala.

#3. Crie um bom networking

O marketing pessoal é feito para promover sua imagem, sendo importante construí-la para gerar oportunidades profissionais. Por isso, o networking pode ajudar a estratégia, já que:

  • promove aprendizado;
  • pode gerar indicações;
  • gera novas oportunidades;
  • pode te integrar no mercado em questão;
  • facilita na procura por um novo emprego;
  • pode direcionar na construção de uma imagem pessoal.

A maneira como sua rede de contatos te vê pode influenciar a forma como o mercado irá te notar com o passar do tempo. Por isso, sempre que possível, interaja em eventos, palestras e no próprio LinkedIn, com pessoas do seu nicho.

#4. Tenha presença na web

Para demonstrar ser um profissional especialista é fundamental estar presente nas redes sociais. Publicar atualizações, curiosidades e conteúdos do seu nicho pode ser uma forma de atrair novos clientes para seu negócio. 

Além disso, possuir um site e redes sociais bem trabalhadas é uma forma de ser encontrado e aumentar a credibilidade do seu serviço. 

Considere que busca um curso de pós-graduação, para melhorar seu currículo. Você encontra um colega de faculdade, que menciona determinada instituição onde determinado professor dá aulas.

Como você não conhece a instituição, busca pelo nome do professor na internet, e acaba encontrando seu site. Você encontra materiais gratuitos para sua área, e pode até mesmo testar a credibilidade destes materiais. 

Claramente, essa experiência facilita muito mais a confiança no professor em questão. Além disso, por já ter contato com o método de ensino dele, a decisão de escolha fica muito mais simples. Esse é o efeito do marketing pessoal na web.

#5. Cuide do que promete

Construir uma boa imagem profissional leva muito tempo, enquanto pelo contrário, destruí-la pode ser muito rápido. É comum que em sua estratégia você deseje mostrar o melhor de suas capacidades, mas evite exagerar.

Mentir, se posicionar agressivamente ou até mesmo entregar menos do que o prometido pode comprometer seu trabalho. Por este motivo, é sempre muito importante alinhar as expectativas dos clientes, e ser transparente nas afirmações.

Na hora de lidar com seus clientes e colegas, busque sempre por uma comunicação leve, e ajude sempre que possível. Tanto quanto é importante construir uma reputação é mantê-la, e não é um trabalho fácil. 

Por outro lado, ao alinhar expectativas e entregar um bom trabalho, você fortalecerá seu marketing pessoal a partir dos feedbacks e avaliações positivas. Eles podem ser usados como um gatilho de aprovação social, além de reforçar a qualidade do seu trabalho.

#6. Invista em mídia

Ser mencionado por outros blogs, sites ou redes sociais pode contribuir muito para sua imagem pessoal. Primeiramente, porque é muito mais fácil confiar em um blog neutro citando o nome de um profissional, que o blog do próprio profissional, não?

Por isso, investir em um conteúdo de valor pode ser muito importante para a sua carreira. Ao estimular compartilhamentos e citações, seu alcance aumenta, e sua imagem passa ainda mais credibilidade. 

Outra dica, para ganhar menções é desenvolver a própria identidade profissional. Criar expressões, frases e gestos próprios é uma excelente maneira de se destacar ainda mais no seu nicho, e ser mencionado.

Conclusão: dicas de marketing pessoal que fazem a diferença

Em um mercado cada vez mais competitivo, trabalhar o marketing pessoal e associá-lo a uma constante qualificação na área pode te garantir resultado. 

Associar-se a uma causa que faça sentido para você também pode ser uma ótima decisão no marketing pessoal. Assim, além de promover identificação com um público que participe também, uma visibilidade maior é atribuída à sua imagem.

Para, de fato, se destacar no mercado é importante fazer ainda mais do que lhe é proposto. Independente de ser um profissional autônomo ou não, lembre-se que o que o diferencia é a vocação e amor pelo que promove.

Por isso, destaque-se do que é mediano. Promova, portanto, um trabalho mais que satisfatório e inove no mercado ao invés de ser somente mais um profissional. Sem dúvidas, não há marketing pessoal superior à qualidade do trabalho que você oferece!

Camila Lacerda
Camila Lacerda
ciaweb

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