Publicidade na tecnologia: como atrair o consumidor certo

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 12 maio, 2020 ~ 4 minutos de leitura
Publicidade na tecnologia: como atrair o consumidor certo

O mercado tecnológico está em constante ascensão, desenvolvimento e expandindo para novas áreas, novos recursos e integração de diversas áreas que, a um primeiro olhar, não se combinam muito bem. Por isso, é importante entender como funciona a publicidade na tecnologia e saber não só como atrair clientes, mas como trazer o consumidor correto para a sua empresa ou serviço.

Afinal de contas, não basta apenas que o cliente atraido tenha o interesse no seu software, ele precisa ser o público certo para usá-lo. Se não for assim, apenas o interesse não é capaz de garantir o fechamento da venda ou do programa de assinatura, caso seja esse o seu modelo de negócios. Por isso, é essencial entender como a publicidade pode ajudar a filtrar o público atraído pela sua ação e garantir que apenas os consumidores certos entrem em contato com sua empresa.

Quer aprender como usar a publicidade na tecnologia? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O Conteúdo é rei na publicidade na tecnologia

A área de tecnologia se caracteriza por diversos pontos. Alguns deles são a constante inovação, o alto valor para o usuário e o contraste entre a complexidade no desenvolvimento, mas simplicidade na interface.

Por causa dessas características, é normal que o consumidor de produtos de tecnologia ou de novidades em geral fique um pouco inseguro em fazer uma aquisição. Explica-se: se ele não entende adequadamente a ferramenta, como ela funciona e o que ela pode fazer por ele, ficará com receio de investir seu dinheiro em sua aquisição.

Assim, é importante estabelecer uma estratégia completa de conteúdo não só para atrair o usuário, mas também para educá-lo, nutri-lo, derrubar suas objeções e então prepará-lo para o processo de conversão.

Na prática, o conteúdo é a melhor forma de normalizar novas tecnologias, explicar como elas funcionam e garantir que o alvo da sua campanha de marketing estará pronto para extrair o máximo de valor do seu produto, seja na fase de pré-venda, seja na de pós-venda.

A segmentação, qualificação e nutrição de leads devem sempre ser feitas

Nem todo usuário de um serviço ou produto de tecnologia é igual ao outro. Na verdade, praticamente nenhum usuário da área tem as mesmas características ou necessidades.

Desse jeito, uma campanha de publicidade na tecnologia deve focar em segmentar, qualificar e nutrir leads para ser cada vez mais eficaz. Isso é necessário para evitar desperdiçar os contatos e, ao mesmo tempo, garantir que eles estão se movendo adequadamente dentro do seu funil de vendas.

Por exemplo, suponha que sua empresa venda um software de edição de imagens. Tanto um designer profissional, quanto um fotógrafo ou alguém que digitaliza modelagens de roupas pode usar o programa. No entanto, eles não estão no mesmo ponto de compra ou focam na mesma área. Por isso, é vital investir na segmentação dessas pessoas, entender o que elas precisa, produzir conteúdo que nutra a tomada de decisões e só então abordar para fechar negócio.

Esse cuidado extra não garantirá que 100% dos seus leads virarão clientes. Isso não existe. No entanto, permitirá que sua empresa desperdice menos oportunidades e otimize o faturamento.

A inovação é parte essencial de toda estratégia de publicidade na tecnologia

A tecnologia é uma das poucas áreas em que a publicidade não consegue passar a ideia de algo que não é exatamente assim. É claro que a publicidade não consegue enganar as pessoas (e nem deve!), mas é verdade também que existem alguns truques para embelezar alguma coisa.

No entanto, na tecnologia isso não funciona. As pessoas sabem se uma tecnologia é atrasada ou não funciona direito. Por isso, parte do marketing de uma empresa deve obrigatoriamente ser ter um bom produto.

Veja o exemplo do Rappi, por exemplo. O aplicativo de delivery é focado em fazer entregas para seus usuários, mas expandiu e inovou de forma a se distanciar dos concorrentes. A mais recente novidade foi o investimento em um shopping digital, em que os usuários podem encontrar suas lojas favoritas em Rappi, fazer a compra e receber o produto em 1 hora, um tempo muito menor do que o frete de um e-commerce.

O apoio de influenciadores é vital para o setor

Por fim, lembre-se de que a área de tecnologia é muito focada na opinião de influenciadores. Muitos produtos poderiam ter vida mais longa se não tivessem sido atacados por influenciadores que tiveram experiências ruins.

Por isso, é necessário investir em marketing de influência e contar com o apoio desses profissionais para comunicar adequadamente sua mensagem para o público.

Pronto! Agora que você já viu esses pontos, consegue entender mais facilmente como funciona a publicidade na tecnologia e de que maneira usar os recursos básicos de comunicação para conseguir os resultados mais importantes e fechar as vendas com os consumidores certos, que manterão o contrato com sua empresa por mais tempo e gerarão um LTV maior.

E aí, gostou das dicas? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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