Sites responsivos e suas principais vantagens
O acesso à internet, em qualquer website, se diversifica e facilita a cada dia. Hoje isso ainda pode ser feito de computadores desktop ou notebooks, mas também de tablets, celulares e outros dispositivos.
Além disso, basta olhar em volta para ver que a maioria das pessoas utiliza smartphones para diversas tarefas. O comportamento é muito comum e, por isso, influencia a forma como as empresas de todos os segmentos devem fazer o seu website.
Cada detalhe deve ser levado em conta, pois os aplicativos e sites devem ser adaptados para os dispositivos móveis.
Ao buscar por um produto, se o consumidor entrar em um site que não seja responsivo, as chances de ele sair e ir para um concorrente são grandes, devido à má experiência.
Por isso é fundamental que os empreendedores compreendam o que é um site responsivo, incluindo as vantagens do recurso e seus princípios envolvidos.
O que é um site responsivo?
Quando não é responsivo, o site que é aberto pelo celular até pode ter a tela ajustada, mas as letras ficam pequenas, e o leitor precisa utilizar o zoom para conseguir visualizar todo o conteúdo.
Já os sites responsivos são inteligentemente projetados para serem adaptados a qualquer tipo de dispositivo e resolução, sem distorcer o conteúdo.
Isso acontece por meio da identificação da largura do dispositivo, que possibilita que o site de empresas de gestão de resíduos na construção civil, por exemplo, identifique o espaço disponível e como a página será exibida para aproveitá-lo da melhor forma possível.
Para isso, são ajustadas as dimensões das imagens da página, fontes e demais elementos, para que o design da página fique proporcional.
Portanto, um site responsivo é aquele que se ajusta perfeitamente a qualquer resolução, com o mesmo layout, de maneira harmônica. Assim, o visitante pode ter a mesma experiência de leitura, independente do dispositivo que utilize para o acesso de um e-commerce de rótulos para cosméticos, por exemplo.
Enquanto o site responsivo é projetado para se adaptar às telas, a versão mobile funciona como um segundo site, feito exclusivamente para ser aberto em determinados tipos de dispositivos, como os celulares e tablets.
O ideal é investir em um site responsivo, mas a versão mobile funciona como uma boa medida provisória, principalmente para empreendimentos com menos recursos ou projetos de adaptação em andamento.
9 vantagens de ter um site responsivo
O investimento em um website responsivo é fundamental com o aumento dos acessos a sites e aplicativos pelo celular.
Afinal, os dispositivos móveis são mais acessíveis que os computadores, o que popularizou o acesso às tecnologias entre a população.
Dentre as vantagens de investir em um site responsivo, é possível enumerar:
- Melhoraria na experiência dos usuários;
- Aproveitamento do crescimento do acesso via mobile;
- Otimização de sites SEO e posicionamento em sites de buscas;
- Aumento da velocidade da página;
- Diminuição da taxa de rejeição;
- Aumento das vendas da empresa;
- Aumento da taxa de conversão de leads;
- Mais compartilhamento nas redes sociais;
- Preparação para dispositivos futuros.
1. Melhoraria na experiência dos usuários
A experiência do usuário é fundamental e gera resultados concretos. Além disso, esse é um fator essencial para quem busca estar bem posicionado no Google.
Quando um visitante acessa uma página e não encontra o que procura ou fica insatisfeito com o site, são maiores as chances de ele sair e procurar outro, que pode ser o da concorrência.
2. Aproveitamento do crescimento do acesso via mobile
Um relatório divulgado pela We are social, em 2015, aponta que 39% da população brasileira, o que representa 79 milhões de pessoas, já têm acesso à internet pelo celular e outros dispositivos.
A tendência de crescimento do acesso é confirmada pela mesma pesquisa, que mostra o aumento de 109% no número de visualizações de página nos dispositivos móveis ao mesmo tempo em que ocorreu uma queda de 12% na visualização via desktop.
3. Otimização SEO e posicionamento em sites de buscas
Os sites de buscas favorecem os sites responsivos. Se o leitor estiver em um celular ou tablet, os sites com capacidade para adaptação têm preferência. Isso contribui para aumentar naturalmente o tráfego orgânico dos sites responsivos, por meio do ranqueamento.
4. Aumento da velocidade da página
O ideal é que os conteúdos para abertura por dispositivos móveis sejam carregados completamente em até 2 segundos e meio.
Geralmente isso não ocorre quando a página não é responsiva, já que a adaptação para dispositivos móveis permite páginas mais leves e otimizadas.
Entretanto, a velocidade de carregamento pode prejudicar o ranqueamento do site. Isso porque o carregamento muito lento prejudica a experiência do usuário e também aumenta as chances de ele sair do site.
5. Diminuição da taxa de rejeição
Um site responsivo terá menos usuários insatisfeitos, que entram e saem do endereço sem fazer nenhuma interação.
A taxa de rejeição também está ligada à experiência dos usuários, e também pode ser interpretada pelos sites de buscas como sinal de conteúdo de baixa qualidade.
6. Aumento das vendas da empresa
Ter um site ou aplicativo responsivo, que agrade aos visitantes, também pode ser uma maneira de aumentar as vendas de qualquer segmento.
Antigamente, a maioria das pessoas optavam por concluir as compras pelo desktop. Hoje em dia, a confiabilidade nas aplicações feitas por celular é superior.
7. Aumento da taxa de conversão de leads
A conversão e geração de leads pode aumentar com o investimento em sites responsivos, assim como a quantidade de vendas.
É fundamental ter um site responsivo, para quando o visitante entrar, encontrar uma página alinhada. Landing pages responsivas também facilitam o preenchimento de cadastros.
8. Mais compartilhamento nas redes sociais
Os brasileiros se destacam mundialmente devido ao uso das redes sociais, e o acesso via smartphones é expressivo.
Portanto, é imprescindível que as páginas sejam responsivas, principalmente se o objetivo da criação de sites e conteúdos for o compartilhamento nas redes sociais.
9. Preparação para dispositivos futuros
Um design responsivo se adapta a diferentes resoluções e não a diferentes dispositivos. Ou seja, o layout irá proporcionar a melhor experiência para o usuário sempre, mesmo diante do lançamento de equipamentos com diferentes resoluções.
Portanto, a empresa que investe em um site responsivo, está mais preparada para as tecnologias que podem surgir.
A Cia Web Sites é uma agência de marketing digital que atua na criação de sites responsivos e, além disso,atuamos na otimização de sites, inbound marketing e gestão de redes sociais. Fale com um especialista e saiba mais!