Google acadêmico: como usar essa interessante ferramenta do buscador mais famoso do mundo?

Se você nasceu antes da “era digital”, provavelmente se lembra que o acesso a informação confiável de qualidade era bem mais difícil. 

Antes de ferramentas como o Google Acadêmico, as pesquisas acadêmicas eram feitas a partir de livros, enciclopédias (como a famosa barsa), jornais e outros materiais impressos.

Grande parte desses materiais era muito caro, com valores acima do que a maioria da população podia arcar.

Além disso, era necessário passar horas em bibliotecas procurando por livros que pudessem ser úteis para que pudessem concluir suas pesquisas.

Não que isso seja tão ruim, muitas pessoas amam estar entre os livros impressos, mas geralmente para entretenimento. Para pesquisa os recursos que temos hoje são mais fáceis e usuais. 

Na década de 90, com a chegada do Google, isso mudou radicalmente. As buscas ficaram na palma da mão e com poucos cliques agora é possível encontrar as informações que você precisa.

No entanto, mesmo com toda essa facilidade, para universitários, mestrandos, doutorandos e até mesmo curiosos, as buscas ainda assim eram demoradas pela dificuldade de encontrar materiais que atendessem a uma necessidade mais teórica.

Artigos científicos, teses, dissertações e outras publicações acadêmicas precisam contar com um espaço digital para que sejam armazenados e encontrados mais facilmente, pois muitas vezes pode ser difícil encontrar esses materiais na busca comum do Google. 

A partir dessa demanda surgiu o Google Acadêmico.

Nesse post vamos explicar exatamente o que é essa ferramenta, como ela pode ser útil e como você pode tirar o melhor proveito dela em seus trabalhos e estudos.

O que é Google acadêmico

Caso ainda não conheça, o Google Acadêmico (Google Scholar) é mais uma das diversas ferramentas que a Google oferece (Leia também o nosso artigo: Google Meu Negócio: vale a pena cadastrar sua empresa?).

Ele foi lançado em 2004 como parte dos serviços de busca e em 2006 passou por algumas melhorias e começou a realizar pesquisas em português. 

A página acompanha o conceito de internet, que populariza e democratiza o conhecimento. 

Por fim, teve um feedback maravilhoso, se tornando um dos principais mecanismos de busca acadêmica, ordenando os resultados da busca pela sua relevância e número de citações.

Ele é uma das ferramentas mais utilizadas por pessoas em busca de material para pesquisas acadêmicas.

Mas pode ser útil para outros públicos. Se você trabalha com criação de sites, por exemplo, na hora de escrever o conteúdo, é bem mais interessante contar com informações que você pode encontrar no Google acadêmico.

A base de dados da página é formada por conteúdos de diversas bibliotecas online, também gratuitas.

Porém, caso você tenha acesso à bibliotecas pagas ou limitadas a sócios e alunos, como a de instituições privadas (de qualquer cunho, como Harvard, por exemplo), é possível incluí-las no buscador.

Quais as vantagens do Google acadêmico?

Além da ordenação por relevância, ele tem várias outras vantagens. Acompanhe algumas delas:

  • Busca avançada – Apesar de ser bem semelhante a busca que já estamos acostumados, o Google Acadêmico permite que você filtre ainda mais a procura, oferecendo resultados muito mais assertivos.

Utilizando a “Busca Avançada” você pode fazer sua pesquisa da forma como desejar, filtrando os resultados por uma determinada data, período ou por autor;  

  • Alertas – Com essa funcionalidade você pode selecionar palavras-chave ou temas, e quando novos artigos contendo essas palavras em seu texto forem publicados, você é notificado;
  • Minha biblioteca – Essa funcionalidade permite com que você “guarde” os trabalhos que já encontrou em suas pesquisas caso queira consultá-los depois;
  • Minha citações – Com essa funcionalidade você pode criar um perfil público. Fazendo isso suas publicações podem ser exibidas nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico. Isso permite acompanhar de forma simples quem cita suas publicações e ver se elas estão conseguindo obter alguma relevância;
  • Minha atualizações – Essa funcionalidade recomenda artigos para você a partir de seu histórico de buscas anteriores;
  • Métricas – Permite que você faça consultas dos períodos mais relevantes de cada área, ordenando pelo número de citações feitas.

Quais as desvantagens do Google acadêmico?

Como nem tudo são flores, o Google Acadêmico também possui algumas desvantagens. Porém, elas podem ser dribladas, quando você tem conhecimento das mesmas, otimizando o uso da ferramenta. 

Vamos ver algumas delas:

  • Falta de resultados para determinadas áreas – Infelizmente a ferramenta não conta com muitos resultados para todas as áreas de pesquisa. Por exemplo, o conteúdo da busca “humanidades” é ultrapassado;
  • Forma de hierarquização dos resultados: Assim como no buscador comum, para aparecer nos primeiros resultados da busca as publicações precisam ser as mais citadas daquele tema.

Além do rankeamento ser feito por SEO, caso as técnicas de otimização de sites não forem utilizadas como devido, as publicações terão mais dificuldade de aparecerem nas primeiras páginas. 

O que pode ser desvantagem, ou não, pois levando em conta que o conteúdo otimizado pelo SEO é melhor para experiência do usuário, e o Google sabe disso, ele prioriza a presença de boas práticas de “webmasters”, ou seja, dos donos de sites. 

  • Resultados de buscas: Um outro problema da ferramenta é que às vezes aparecem resultados com fontes duvidosas ou resultados desatualizados. 

A internet tem dessas, não é mesmo? E até no Google Acadêmico pode acontecer de aparecerem resultados não confiáveis, por isso sempre temos que checar as fontes. 

A era digital é ótima para acelerar o processo de busca por informação e conhecimento, mas ela tem uma falha que não havia quando as pesquisas eram apenas em livros impressos: a grande difusão de materiais distorcidos e que não condizem com a verdade. 

Por isso que por mais que tenhamos todos esses excelentes recursos, de forma rápida e acessível, não podemos descartar totalmente os livros como fonte para pesquisa, principalmente para fins científicos ou teses.

Sem garantia de sucesso: Apesar de ser uma ferramenta sensacional, ele apenas indica as fontes, o que não é garantia que você terá acesso a todos os resultados.

Alguns artigos e publicações cobram para que você tenha acesso a eles. Ou seja, nem sempre você atingirá o objetivo da sua busca.

Como usar o Google acadêmico?

Mesmo podendo contar com algumas melhorias, acreditamos que vale muito a pena utilizar o Google Acadêmico. É uma ferramenta hábil e que agrega muito à pesquisa teórica/científica.

Mas você deve estar se perguntando: como usar essa ferramenta incrível? Bom, vamos te ensinar! Primeiro, acesse o link https://scholar.google.com.br/

O campo de busca é bem parecido com o que já estamos acostumados a utilizar na pesquisa comum, nele basta digitar o que deseja buscar, usando palavras-chave e termos que correspondem à pesquisa que deseja fazer. 

Assim como já foi dito mais acima, você pode filtrar os resultados pelo período de tempo da publicação e/ou artigo, pela relevância e/ou data e se você quer que a pesquisa seja feita em todo o Google Acadêmico ou apenas nas páginas em língua portuguesa.

CURIOSIDADE: Logo abaixo da área de pesquisa está a frase “Sobre os ombros de gigantes” (em latim: Nanos gigantum humeris insidentes), uma metáfora usada para expressar o significado de “descobrir a verdade a partir de descobertas anteriores” 

Além disso, é possível utilizar todas as vantagens que já foram citadas (busca avançada, minha biblioteca, minhas citações, alertas, métricas). Basta acessar o menu no canto superior esquerdo e clicar nelas.

Primeiro, você vai configurar o seu perfil, em “meu perfil”. Nesse item você coloca seus dados pessoais, como nome, e-mail e data de filiação. Coloca também sua área de interesse, por exemplo: história da arte. 

Em minha biblioteca você pode fazer as buscas pelo assunto/artigo que deseja ler, filtrando por tempo, gerenciando marcadores de interesse e também tendo acesso a artigos que você salvou para ler depois. 

Uma ferramenta muito legal do Google Acadêmico é o “alertas”. Nele você cria um alerta para que se aparecerem novos artigos a partir da sua consulta, a plataforma irá exibir, até 10 ou até 20 novos resultados. 

As “métricas” mostram os resultados mais buscados, podendo exibir o resultados das buscas em diversos idiomas, incluindo português. Além disso, pode te informar sobre as tendências da sua área e te deixar sempre atualizado. 

Google Acadêmico: pesquisa de livros 

Para democratização do conhecimento, essa ferramenta do Google é excelente, já que disponibiliza diversos conteúdos gratuitos para qualquer um que o acesse. 

Você pode fazer uma pesquisa pelo nome do autor que você tem interesse, ou pelo título da obra.

Mas, se ainda está na etapa de pesquisa ampla, e procurando segmentar melhor seu tema, defina palavras-chave e se segmente através dela. 

E claro, pode também contar com os filtros indicados no tópico acima. Existe também a opção de pesquisa avançada, nela você consegue encontrar resultados avançados através de diversos filtros, como:

  • Excluir palavras, para que não apareça nas buscas;
  • Ou o contrário: faz a pesquisa contendo determinada palavra;
  • Exibir artigos entre datas de sua escolha;
  • Exibir artigos publicados em determinado período;
  • Digitar a frase exata, para achar o artigo ou livro correspondente a ela. 

Publique seu artigo no Google Acadêmico

Além de refinar buscas específicas e de conhecimento amplo, é possível também publicar o seu artigo para que as pessoas possam ter acesso à ele e saber que você é o autor.

Isso agrega relevância ao seu artigo e a sua imagem no meio acadêmico.

Já ensinamos como criar o seu perfil, e é assim que tudo começa.

Depois do perfil criado, a página seguinte já apresentará os resultados com o seu nome e você pode selecionar o artigo que deseja reclamar auditoria e associar ao seu perfil como autor. 

A página tem acesso às principais revistas e jornais acadêmicos, com um amplo conteúdo publicado, dessa forma seu artigo já deve constar no motor de busca. Eles também já estarão salvos em “minha biblioteca”. 

Você pode também acompanhar suas publicações e repercussão pelo mundo.É só selecionar a atualização automática dos textos, ao criar o seu perfil.

É possível selecionar se você deseja receber um e-mail para análise e confirmação antes de o conteúdo ser acrescentado ao seu nome.

Dica: Certifique-se que seja sempre um conteúdo relevante e verídico – seja na hora de escrever um simples artigo ou uma grande monografia – pois assim você passa a ser autoridade no assunto e reconhecido pela excelência. 

Pois, se pensarmos em nossa experiência como usuário, não costumamos dar créditos para assuntos pouco relevantes e para autores que não são confiáveis.

A presença do seu artigo no digital deve ser vista como uma oportunidade de se destacar. 

Extensão Google acadêmico no navegador

É possível adicionar a extensão do Google Acadêmico em seu navegador, seja ele Google Chrome ou Mozilla Firefox, o que facilita muito o acesso à plataforma.

Assim você amplia o potencial do item “métricas” e a possibilidade de criar alertas. Agora você está pronto para utilizar todos os recursos desta ferramenta, de maneira efetiva!

Só não se esqueça de ficar atento ao que você utiliza como fonte. Assim como qualquer outra ferramenta, podem haver fontes falsas ou desatualizadas.

Então SEMPRE confira e compare as informações disponibilizadas.

Além disso, existem outras ferramentas Google que também podem reforçar e nortear sua pesquisa, como o Google Trends, que não chega a ser tão amplo como o Acadêmico, mas pode ser o pontapé inicial para você que deseja escrever sobre temas recorrentes, com relevância de pesquisa.

A verdade que o Google é um motor de busca muito amplo, que tem facilitado a vida de seus usuários com diversas plataformas funcionais, para que a experiência digital seja natural e simples. 

Esse foi o nosso post sobre o Google Acadêmico. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto ou alguma sugestão, é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato diretamente conosco. 

Além dessas dicas, a Cia pode ajudar você e sua empresa a conseguirem os melhores resultados de posicionamento no Google. 

Somos uma agência de marketing digital especializada em otimização de sites. Entre em contato e saiba mais!



Marcus

Marcus

Desenvolvedor Front End, mestrando em Bioinformatica, otaku, hipster e especialista em FIFA. Atuo na área desde 2017 e venho me apaixonando pela mesma desde então. Gosto de me dedicar a projetos pessoais de prototipação e desenvolvimento web/mobile. Adepto a tudo aquilo que me permita prosperar.

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