Google Meu Negócio: vale a pena cadastrar sua empresa?

Google Meu Negócio: vale a pena cadastrar sua empresa?

Postado em: 20 de fevereiro de 2019
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Mais de 100 milhões de internautas brasileiros realizam, no mínimo, uma busca por mês no Google: aproveite este crescimento exponencial para atualizar sua empresa com o Google Meu Negócio!

Já ouviu falar da ferramenta Google Meu Negócio? Não? Então, esse post é pra você!

Descubra os motivos pelos quais sua empresa – independentemente do tamanho ou segmento – precisa apostar nessa alternativa que vem trazendo resultados cada vez melhores.

Afinal, se cada um dos mais de 100 milhões de usuários espalhados de norte a sul do país faz, pelo menos, uma pesquisa mensal no Google, sua marca não pode ficar de fora!

Com este dado alarmante, você, empreendedor, já parou para pensar em quão grave pode ser o seu cliente digitar um serviço ou produto e não encontrar a sua empresa no Google?

Para evitar que seu negócio caia no esquecimento ou seja massacrado pela concorrência, conheça agora o Google Meu Negócio, aumente suas vendas e desfrute as vantagens do universo online!

Descubra o Google Meu Negócio

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que foi criada no intuito de ajudar seus clientes em potencial a obter o maior número de informações da sua empresa.

Basicamente, seu objetivo primordial é facilitar a vida das pessoas que querem encontrar produtos ou serviços rapidamente e de forma prática.

Contudo, talvez são os empresários e comerciantes os mais beneficiados, visto que a ferramenta se tornou imprescindível para gerar maior engajamento, procura, solicitação de orçamento, contanto, etc.

Engajamento Decisivo

O engajamento refere-se ao fato das pessoas avaliarem sua empresa, escreverem sobre produtos e compartilharem os comentários.

De acordo com o Google, os estabelecimentos que recebem a chancela do buscador dobram as probabilidades de obterem uma consideração respeitável das pessoas.

Essa funcionalidade é ainda mais benéfica quando falamos de comércios locais. No entanto, para isso, sua empresa precisa informar o horário de funcionamento, sua localização, postar fotos, o número de telefone e seu endereço na web.

Antigamente, existiam as listas telefônicas para encontrar sua firma, mas isso já ficou esquecido há muito tempo assim.

Da mesma forma, os quase extintos imãs de geladeira que continuam caindo em desuso, justamente porque as pessoas vão para o Google procurar o que precisam.

Considere este exemplo: se você é dono de um restaurante e alguém com fome digita a palavra “restaurante” no Google, seu empreendimento será encontrado? 🤔

Principais Razões para Aderir ao Meu Negócio Google

google meu negocio

Você já aprendeu que o Meu Negócio Google ajuda as pessoas a encontrarem produtos e serviços de maneira muito mais fácil. Agora, entenda como esse instrumento promissor impulsiona o destaque da sua empresa no maior buscador do mundo:

Aumente sua Presença na Web com o Google Meu Negócio

Quando sua empresa está cadastrada no Google Meu Negócio, o internauta faz a pesquisa e o nome do seu estabelecimento aparece ao lado direito da tela com todas as informações que você inseriu no cadastro.

Por isso, na hora de se cadastrar, o responsável precisa ser o mais assertivo possível, conferindo as informações digitadas cuidadosamente porque são elas que vão impulsionar seu negócio!

Além disso, é fundamental atualizar se algo mudou como número de contato, horário de funcionamento ou endereço, por exemplo, para não deixar seu cliente “na mão”.

Um exemplo disso é no Google Meu Negócio constar que sua empresa funciona sábado até o meio dia, e alguém se desloca até a sede dentro deste horário, mas se depara com as portas fechadas.

Pode ter certeza de que as chances do cliente retornar em outro dia diminuem consideravelmente, e esse impasse é tudo o que um lojista perspicaz deseja evitar, não é mesmo?!

Assim, sempre que necessário, altere o funcionamento em dias específicos, enquanto em datas atípicas, como feriados, é fundamental divulgar o expediente correto.

Saiba o Quanto Está Sendo Procurado, Como e Por Quem

Muitas vezes, é difícil o dono mensurar o alcance do seu negócio, mas com essa ferramenta, é comum ter muitos insights sobre como a busca foi feita, como o que a pessoa digitou para te encontrar e qual a origem da localização dela.

Isso, porque o Google Meu Negócio facilita a sua vida divulgando estatísticas muito importantes atualmente. Com esses dados em mãos, você descobre quantas pessoas e como elas te procuram na internet.

Para conferir o relatório, basta acessar seu site habilitando o Meu Negócio Google, e encontrar a quantidade de internautas que visitaram sua página após consultar a ferramenta do buscador.

Outra informação preciosa é saber quantas ligações seu estabelecimento recebeu de usuários que clicam no número de telefone do Google Meu Negócio, inclusive o volume de chamadas em todos os dias da semana que também é registrado e contabilizado pela ferramenta.

Aproveite a Interação do Meu Negócio no Google

Agora, é importante lembrar que com este instrumento as pessoas externam como foram atendidas em sua loja e qualidade do serviço ou se o produto foi entregue dentro do prazo como acontece com os deliverys, por exemplo.

Portanto, um depoimento positivo é extremamente importante e para isso você deve caprichar no atendimento para que os internautas avaliem sua empresa com cinco estrelas, de preferência.

O fator interação também consta bastante para a experiência do usuário, ou seja, você deve responder a todas as interações, sejam elas positivas ou negativas.

Lembre-se que o cliente deseja ser ouvido e obter um retorno sobre o registro.

Eles também tem a curiosidade de ver fotos do seu estabelecimento, então, não se esqueça de inseri-las no Google Meu Negócio para chamar a atenção do seu público-alvo com imagens de qualidade que demonstram profissionalismo.

6 Passos para Criar Conta no Google Meu Negócio

Diante de tantas boas notícias, sua função agora é abrir uma conta no Google Meu Negócio. Para isso, confira abaixo essa explicação detalhada:

1º PASSO Criar Conta Google Meu Negócio

Caso ainda não tenha, crie uma conta no Gmail porque é por meio dela que as informações são administradas. Em seguida, vá para a página da ferramenta Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora”;

2º PASSO Informar as Possibilidades da Sua Empresa

Preencha o formulário atentamente com todos os dados solicitados. Marque se sua empresa está apta a atender na região do cliente ou se seu serviço é apenas em loja física.

Fique tranquilo porque a ferramenta é muito simples e intuitiva e você não terá dificuldades.

3º PASSO Confirmar Dados Google Meu Negócio

Na terceira etapa é preciso confirmar tudo o que foi digitado, clicar na caixa de autorização para o gerenciamento da empresa e aceitar os termos propostos.

Clicando em continuar, será solicitado o número do celular, e por meio dele o Google envia uma mensagem de texto para confirmar sua conta. O recebimento é pode demorar alguns dias para chegar.

Ao receber, basta digitar o código e pronto: sua conta no Meu Negócio Google está pronta.

4º PASSO Aguardar Segunda Verificação

Uma segunda verificação é solicitada após a criação da conta como medida preventiva para certificar que o endereço está correto.

Nessa etapa, o Google encaminha uma carta para o endereço informado com um código e link. Quando receber a correspondência, siga toda a descrição e confirme seu local no Google Meu Negócio.

5º PASSO Gerenciar Local Meu Negócio Google

Com a criação finalizada e confirmada, acesse o site https://business.google.com/ para editar e gerenciar o local, basta encontrar a região no painel e clicar em gerenciar local.

Aparecerá a página do seu local e ali, e você pode incluir telefones de contato, site, endereço da loja e fotos, e observe que as avaliações também aparecem ali.

É possível ainda apostar em uma configuração que permite receber reports diretamente no e-mail cadastrado.

6º PASSO Finalizar Inclusão Google Meu Negócio

Sua empresa não vai aparecer imediatamente após o cadastro porque o Google demora cerca de 15 dias para atualizar. Mantenha-se atento9 quanto às avaliações recebidas e promova atualizações sempre que necessário.

As principais dúvidas são retiradas nas perguntas frequentes que a própria ferramenta disponibiliza, ou acessando fóruns de ajuda e vídeos explicativos.

Dica Extra: devo Adicionar Vídeos ao Google Meu Negócio?

Por falar em questionamentos frequentes, um deles é se pode inserir vídeos no Google Meu Negócio, e a resposta é:sim!!

Para incluir vídeos, é simples:

📹Vá até o dashboard, clique em fotos e posteriormente selecione o vídeo escolhido;

🎞 Aguarde o carregamento completo do filme e clique na opção postar vídeos;

📲A ferramenta possibilita a inclusão de vídeos com até 30 segundos. Eles ficam disponíveis em uma aba no dashboard do Google Meu Negócio;

▶ Porém, o vídeo também não aparece imediatamente e pode demorar até 24 horas para ser exibido no mesmo espaço das fotos, nos resultados de busca mostrados.

Afinal, Vale a Pena Participar do Google Meu Negócio?

Sua empresa é pequena? Sua empresa é média? Sua empresa é grande?

Independentemente do porte, é fundamental que a equipe considere a utilidade e a importância da ferramenta Google Meu negócio quando quiser investir em sua presença online.

É importante ter em mente que o Google Meu Negócio é uma ferramenta que vai ajudar as pessoas a encontrarem sua empresa de uma maneira muito mais fácil e, principalmente, traz a possibilidade de interação entre cliente e empresa.

Esperamos que todas essas dicas infalíveis ajudem a sua empresa a obter resultados ainda melhores. Mas saiba que o Google Meu Negócio é um cadastro relevante, mas não é tudo.

Aposte também em outras estratégias de interação na internet, seja para atrair clientes e assegurar maior sucesso nos negócios!

Entre elas está o Marketing Digital que você aprende mais aqui:

Então continue lendo os posts da Cia Websites. Como sugestão traremos:

Entenda a Importância do Conteúdo para o Seu Site;

E ainda revelamos as 4 Vantagens de Criar um Site para Pequena Empresa.

Continue acompanhando os posts da Cia Web Sites, pois temos experiência não só para reconhecer a importância e indicar o Google Meu Negócio, como autoridade para informar e lembrar que você precisa de um site para crescer e sobreviver na era digital.

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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