6 dicas eficazes sobre como tornar um site responsivo 10 jul

6 dicas eficazes sobre como tornar um site responsivo

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Para explicar como tornar o site responsivo, primeiramente vamos entender o conceito de responsivo.

Você provavelmente já ouviu comerciais em que as montadoras se gabam de sua “direção responsiva” ou “freios responsivos”. Isso significa que o carro atende às necessidades do motorista. Quando você move o volante, mesmo que ligeiramente, o carro se move com ele. Quando você pisa no freio, eles travam imediatamente.

É como se o carro estivesse antecipando o que você precisa. O mesmo pode ser feito para um site responsivo.

O design responsivo visa fornecer a melhor experiência do usuário em uma ampla gama de plataformas, esteja você navegando em seu PC, laptop, tablet ou smartphone. Nasceu da ideia de que usamos várias telas para visualizar o conteúdo e que esse conteúdo deve responder automaticamente para corresponder ao tamanho da sua tela.

É importante que o site da sua empresa, assim como o volante ou os freios de um carro, seja responsivo. Então, vamos dar uma olhada no que é design responsivo, por que você deve usá-lo e como tornar um site responsivo.

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O que é site responsivo?

Para sites modernos, uma experiência de usuário agradável é centrada no design responsivo. Quinze anos atrás, todo mundo navegava na web usando um computador desktop com monitor mas, hoje em dia, há muito mais opções.

O objetivo dos sites responsivos é tornar a experiência do usuário a melhor possível nesses dispositivos, mesmo que o design possa parecer um pouco diferente. Por exemplo, você pode apresentar informações em uma coluna em um smartphone e duas colunas em um laptop, mas a marca e o conteúdo permanecerão exatamente os mesmos.

O design responsivo promete o mínimo de rolagem, panorâmica, zoom e – o mais importante – confusão. Isso torna a experiência agradável para todos, independentemente do dispositivo que estejam usando para visualizar seu site.

Você deseja que seu site tenha uma aparência tão boa em uma tela de smartphone quanto em um laptop? Isso é o que o design responsivo pode oferecer.

Por que usar design de site responsivo?

Criar uma ótima experiência do usuário é essencial para a longevidade de qualquer empresa. E, acredite ou não, seu site é uma extensão do seu negócio físico.

Quando os clientes entram em sua loja, você pode cumprimentá-los, oferecer-lhes uma bebida e fazer perguntas que possa ajuda-lo a responder. Tudo isso faz parte da criação de uma ótima experiência que fará com que o cliente deseje retornar.

A mesma ideia você tem que ter com seu site. Quanto mais agradável e fácil for a experiência do cliente com um site, maior será a probabilidade de ele permanecer nele, navegar, fazer uma compra ou até mesmo retornar mais tarde.

Pense em suas próprias experiências online. Você voltaria a um site que demorou muito tempo para carregar, não apareceu corretamente em seu dispositivo móvel? De jeito nenhum! Este é um grande motivo pelo qual você deve fazer seu web design funcionar corretamente em todos os dispositivos – e design responsivo é a chave para fazer isso.

Além disso, o Google considera se um site é ou não compatível com dispositivos móveis como parte de seus algoritmos de mecanismo de busca. Isso significa que os sites responsivos têm muito mais probabilidade de obter uma classificação elevada em qualquer pesquisa do que os sites que não o são. Portanto, é essencial tornar o seu site responsivo!

Princípios básicos para o layout de um site responsivo

A solução de problemas de multi-telas fica mais fácil com o web design responsivo. Ele está baseado em alguns princípios básicos, dentre os quais podemos citar:

Design Responsivo e Design Adaptativo

Embora os termos pareçam semelhantes, as abordagens se completam, por isso não há uma maneira certa ou errada de projetar o site. O ideal é manter o foco no conteúdo e na experiência do visitante.

Fluxo

O conteúdo fica mais verticalizado à medida que a tela dos dispositivos diminui. Assim, o conteúdo é empurrado para baixo, criando um fluxo. O fluxo pode ser estilo flow ou estático. 

Os conceitos podem parecer difíceis, mas passam a fazer mais sentido conforme aumenta o contato com os sites responsivos.

Unidades Relativas

A tela utilizada para acesso dos conteúdos pode ser um desktop, smartphone, entre outras opções. A densidade de pixels utilizada no site também pode variar e, por isso, é preciso utilizar unidades flexíveis, que funcionem com base em porcentagens. Assim, um elemento na escala de 50% sempre ocupará metade da tela ou janela de exibição.

Pontos de interrupção

Uma página com três colunas no desktop pode ter apenas uma nos smartphones, por exemplo. Isso ocorre por meio dos pontos de interrupção. Eles fazem com que o layout mude em locais definidos, quebrando e verticalizando sequências.

Valores mínimos e valores máximos

Nem sempre é positivo que o conteúdo ocupe toda a tela, por isso, os valores mínimos e máximos ajudam bastante. Um exemplo seria o uso de um elemento com largura de 100%, com máxima largura de 1000 pixels; isso significa que o conteúdo irá preencher toda a tela, com a limitação de 1000 pixels.

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Objetos alinhados

O alinhamento ajuda a manter os elementos visuais bem envolvidos no design da página, possibilitando maior compreensão e uma impressão melhor do site.

Desktop ou mobile?

Muitos empreendedores podem ficar com dúvidas com relação ao planejamento do website. A maioria se pergunta se deve começar o projeto pela versão para desktop ou para dispositivos móveis. 

Tecnicamente não existe uma fórmula mais recomendada, embora começar pela versão mobile possa ser um pouco mais complicado. Algumas tomadas de decisão podem ficar mais difíceis, por isso, muitos profissionais começam por ambos simultaneamente.

Como implementar um design responsivo

Agora que você entende o que é um site responsivo e por que ele é tão importante para os donos de empresas que tem um site, aqui está um breve tutorial sobre o site responsivo que pode orientá-lo nas mudanças necessárias em seu site.

1. Adote uma grade fluida

Anos atrás, a maioria dos sites era definida com base em uma medida chamada pixels. Mas agora, os designers passaram a usar uma grade fluida.

Uma grade dimensiona os elementos do seu site proporcionalmente, em vez de torná-los um tamanho específico. Isso torna mais fácil ao dimensionar coisas para telas diferentes: os elementos irão responder ao tamanho da tela (ou seja, a grade), não ao tamanho definido para ser em pixels.

Uma grade responsiva geralmente é dividida em colunas e as alturas e larguras são dimensionadas. Nada tem largura ou altura fixas. Em vez disso, as proporções dependem do tamanho da tela.

Você pode definir regras para esta grade, modificando o CSS do seu site e outros códigos.

2. Permitir telas sensíveis ao toque

Hoje em dia, até mesmo os laptops são fornecidos com telas sensíveis ao toque. Isso torna essencial que sites responsivos sejam projetados tendo em mente os usuários de mouse e tela sensível ao toque.

Se você tiver um formulário que contém um menu suspenso em uma visualização da área de trabalho, considere estilizar esse formulário para que seja maior e mais fácil de pressionar com a ponta do dedo em dispositivos com tela sensível ao toque. Além disso, lembre-se de que elementos minúsculos (como botões) são muito difíceis de tocar em smartphones, então tente implementar imagens, frases de chamariz e botões que sejam exibidos corretamente em todas as telas.

3. Decida quais elementos incluir em telas pequenas

O design responsivo não significa replicar seu site exatamente de um dispositivo para outro. Você está procurando a melhor experiência do usuário e isso pode significar que você precisa deixar coisas de fora quando alguém visita seu site em uma tela muito pequena.

Sites responsivos geralmente condensam seus menus ou opções de navegação em um botão que pode ser aberto com um único toque. O menu pode ser exibido expandido em uma tela grande, mas pode ser aberto por meio deste único botão em uma pequena.

Novamente, você pode definir regras para incluir ou omitir certos elementos, modificando o CSS e outros códigos do seu site. Isso pode levar algum tempo para configurar, mas seus visitantes vão adorar!

4. Pense em imagens

O dimensionamento da imagem pode ser um dos aspectos mais desafiadores do web design responsivo. Você precisará criar regras em seu CSS que determinem como as imagens são tratadas em telas diferentes – sejam feitas para ter a largura total, ou removidas, ou tratadas de uma maneira diferente.

5. Experimente um tema ou layout pré-projetado

Se você não é um designer por natureza, pode precisar de ajuda extra para converter seu site para ser responsivo. A boa notícia é que há ajuda disponível.

Se você não tem tempo ou desejo de criar um site responsivo sozinho, pode “trapacear” usando um tema ou layout pré-projetado que faça o trabalho para você. Isso significa que você só precisa se preocupar em atualizar as cores, a marca e o conteúdo de acordo com as necessidades da sua empresa.

Se você usa o WordPress, há uma abundância de temas gratuitos e pagos disponíveis que são responsivos.

6. Terceirizar seu projeto

Se você não usa o WordPress ou um site de comércio eletrônico, pode achar impossível localizar um tema pré-projetado para usar. Ou você pode simplesmente desejar um design que melhor corresponda às suas necessidades específicas ou ao branding da empresa, ou contratar alguém para criar um site personalizado para você!

Uma empresa de web design como a Cia Web sites tem experiência em confeccionar sites responsivos. Na verdade, todos os sites que criamos são responsivos logo que saem da caixa! Isso significa que você nunca terá que se preocupar em criar seu site para torná-lo compatível com dispositivos móveis (a menos que haja algo mais que você queira realizar).

Você também pode tentar contratar um freelancer para refazer seu site, mas certifique-se de verificar suas referências, pois este é um trabalho avançado. Projetar sites responsivos requer uma sólida experiência em web design. Esta não é uma área em que você deseja cortar custos. Abra espaço em seu orçamento para pagar alguém para fazer um trabalho completo, de modo que você não tenha que se preocupar com esse problema novamente seis meses depois.

O site responsivo é crucial para o longo prazo

O design responsivo não é uma tendência ou preferência passageira – é uma estratégia de longo prazo na qual você precisa investir. As telas continuam a evoluir, e seu site precisa atender às necessidades de cada navegador, independentemente do dispositivo utilizado.

Ao tornar o design do seu site responsivo, você não terá que se preocupar com novas tecnologias que tornam o seu site obsoleto. Não importa quais novidades surjam, seu site estará preparado.

Fornecemos várias dicas para tornar seu site responsivo aqui, mas entendemos que algumas delas podem ser muito técnicas para você. Portanto, se você estiver interessado em descobrir como a Cia Web Sites pode ajudar a tornar seu site responsivo, entre em contato com um de nossos especialistas em web design para um orçamento gratuito e sem compromisso. Adoraríamos ouvir suas ideias e ajudar a atender às suas necessidades exclusivas!

A Cia Web Sites é uma agência de marketing digital localizada em na Capital Mineira. Fazemos muito mais do que web design responsivo e podemos fornecer tudo, desde otimização de sites até inbound marketing . Mal podemos esperar para ouvir de você!

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Toni Campos
Toni Campos
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