SEO para Startups

O SEO para startups é um ótimo potencializador para acelerar o crescimento.  Imagina só o desafio: pensar em uma ideia de startup, lançar um produto, criar um site, atrair visitantes e claro, converter clientes é trabalhoso né?!

SEO para startup é mesmo importante?

A internet é muito aberta a oportunidades para startups, e claro, você quer mergulhar nesse mar de dados. Dentre todas as estratégias de marketing possíveis, atualmente, ter um site otimizado é uma obrigação.

Todo mundo sabe que o orçamento enxuto faz parte da realidade das startups. Por outro lado, é necessário entender exatamente onde investir, mesmo que seja com um baixo valor de investimento. Para começar a pensar nisso, é bom que você saiba que, segundo o Google, entre 70% a 80% dos cliques são de resultados orgânicos, ou seja, resultados de técnicas de SEO.  Percebeu a oportunidade aí?

Seus concorrente provavelmente já investem em marketing digital e você está mergulhando nesse mundo agora, por isso, não pode deixar as estratégias de lado, bem pelo contrário, precisa abraçar as oportunidades de fazer melhor que eles. E sendo assim, recorrer a estratégias e ferramentas de SEO, sem dúvidas, é essencial.

Todo mundo sabe que o Monstro SEO é o mais assustador entre todas as táticas de marketing. As pessoas costumam ter medo de se aventurar, mesmo sabendo que o tráfego gratuito é que mais traz relevância.

Provavelmente você escolheu outros meios para obter tráfego inicial para o seu site, porém, é importante não deixar o SEO para depois, combinado?! O SEO é uma parte muito importante para o crescimento da sua startup.

3 Motivos para investir em SEO para Startups:

  • O primeiro grande motivo para investir em SEO é: você não vai gastar nada para adquirir as visitas orgânicas;
  • O SEO traz tráfego de alta qualidade que pode converter em leads bem nutridos;
  • Técnicas de SEO bem estruturadas e configuradas podem garantir visitas orgânicas mais duradouras do que anúncios no Google Ads, por exemplo.

Você precisa de SEO para sua Startup!

Isso você já entendeu né?! Mesmo assim, vamos listar mais alguns motivos da necessidade de ter um bom SEO para startup.

  • Se você não estiver na primeira página do Google – principalmente nas três primeiras posições -, provavelmente você não receberá cliques. 
  • Ter uma pessoa ou equipe especializada em SEO para ficar de olho nas métricas e tendências do mercado de marketing.
  • Sua startup sempre estará bem posicionada. Afinal, ter pessoas focadas e monitorando constantemente pode fazer com que sua empresa aproveite mudanças antes dos concorrentes.
  • SEO garante mais autoridade, confiança e credibilidade. Se a sua startup aparecer em primeiro lugar, as pessoas acreditarão que ela é a melhor na área. E o melhor quase sempre vende mais.

Marketing de startups: 6 maneiras de ganhar tráfego na web com um orçamento de R$ 0

Felizmente, há muitas maneiras de atrair mais visitantes ao seu site sem pagar um centavo. Aqui estão algumas das minhas maneiras favoritas de obter tráfego para seu site com um orçamento de R$ 0 :

1. Atrair clientes com mídias sociais

Se você tem lido nossas outras postagens no blog, provavelmente percebeu que amamos as mídias sociais. Aqui está o porquê – por meio das contas de redes sociais totalmente gratuitas do Facebook, Twitter, Pinterest entre outras, você pode expandir suas conexões online, ser notado com ótimo conteúdo e fazer com que outras pessoas compartilhem links para o seu site.

Veja o Pinterest, por exemplo. Se sua startup é realmente fotogênica ou visual, você definitivamente quer fazer uso deste site social. Tire algumas fotos dos recursos mais esteticamente agradáveis ​​de sua startup e fixe-as em sua conta. Se outros usuários ficarem intrigados com suas fotos, eles podem adicioná-las aos favoritos, e até clicar com o botão direito sobre elas para acessar o seu site. As propriedades viciantes do Pinterest podem manter os usuários reclamando por horas (acredite em mim, eu sei). Defina o colírio para os olhos certo para atrair clientes em potencial e você certamente aumentará o tráfego que chega ao seu site.

Mesmo se você não tiver um produto visual, as fotos do seu espaço de trabalho e equipe podem ser ótimas para o Pinterest! Encontre algo visual e agradável na sua empresa.

2. Palestre como convidado

Surpreendentemente, você ainda pode direcionar o tráfego para o seu site por meio de mídias off-line. Uma ótima maneira de fazer isso é entrar em contato com organizações e instituições locais e se oferecer para falar em seus eventos.

Pessoalmente, sou a favor da abordagem de faculdade / universidade. As universidades estão sempre procurando eventos relevantes aos interesses de seus alunos, e muitas universidades estaduais aceitam palestrantes convidados sem cobrar um tostão.

Como o proprietário de sua própria startup, você já tem a garantia de ter algo a oferecer aos cursos de negócios e marketing. Contate o departamento de negócios da universidade local e ofereça-se para dar a seus alunos algumas dicas ou conselhos sobre como criar suas próprias startups. Ao promover casualmente sua própria startup e site no evento, você pode gerar mais tráfego online, ao mesmo tempo que se promove como um especialista em sua área.

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Outra opção é escrever uma coluna para um jornal local ou jornal de negócios. Isso pode torná-lo um especialista confiável em sua área e resultar em pessoas procurando você online.

3. Crie uma pesquisa / entrevista

Pense na sua base de clientes e crie algumas perguntas que os interessem. SurveyMonkey é um site de criação de pesquisas fácil de usar que permite fazer todos os tipos de pesquisas gratuitamente. Você pode criar perguntas de múltipla escolha ou abertas e, em seguida, compartilhar suas pesquisas no Facebook. A SurveyMonkey oferece até um aplicativo do Facebook para ajudá-lo a incorporar pesquisas facilmente à sua página do Facebook.

Digamos que sua startup esteja envolvida na indústria de paisagismo. Crie uma pesquisa perguntando que tipo de praga as pessoas encontram em seu quintal ou que tipo de praga seu gramado pegou no passado. As pessoas adoram falar sobre suas experiências de vida peculiares e ficarão mais inclinadas a interagir com o seu site se você fizer perguntas para as quais desejam contribuir.

Você pode transformar essas pesquisas em conteúdos longos, cheios de histórias e anedotas de clientes. Se você deseja direcionar seu conteúdo mais especificamente, pode entrar em contato e entrevistar uma única pessoa. Potencialize seus relacionamentos comerciais e contatos pessoais existentes. Entrevistar líderes inovadores em seu blog ajudará a aumentar a confiança e atrair pessoas para seu site. Pense em todas as pessoas interessantes que você conhece e no potencial que uma série de entrevistas pode ter.

4. Organize um concurso

As pessoas adoram a chance de ganhar algo, mesmo que seja simplesmente um título. Inicie um concurso em sua página do Facebook ou Twitter e faça com que mais pessoas interajam com seu site. Os concursos de fotos são uma ótima maneira de envolver os clientes em potencial, pois hoje em dia quase todo mundo viaja com um smartphone no bolso.

Se você está no setor de design de interiores, comece um concurso de fotos do Best Room in Your House. Se sua startup pertence ao setor de restaurantes, inicie um concurso para que as pessoas enviem suas receitas caseiras favoritas, oferecendo-se para adotar a do vencedor e dar o nome dele.

Os concursos podem direcionar muito tráfego grátis para o seu site e, ao mesmo tempo, fornecer a você novos conteúdos e ideias.

5. Crie um Podcast

Gravar um podcast mensal é uma ótima maneira de se posicionar como um membro experiente do seu setor, ao mesmo tempo que direciona mais tráfego para o seu site. Estudos mostraram que o conhecimento dos podcasts aumentou 105% desde 2006.

Pense nas áreas da indústria de que você mais gosta ou sobre as quais tem um conhecimento específico e ofereça aos ouvintes alguns conselhos internos sobre esses assuntos. Você também pode marcar entrevistas com outros especialistas do setor para trazer uma variedade de perspectivas para o podcast de sua startup.

Você pode hospedar os episódios, mostrar notas e outros recursos em seu site para que os ouvintes interajam com o site de sua empresa.

6. Use seus recursos internos

Se você não tem tempo para criar um podcast mensal ou palestrar em eventos, pode usar os recursos já criados para ter de forma rápida e fácil conteúdo que direcione o tráfego. Dê uma olhada nos recursos internos que sua startup já criou e pense em como você poderia oferecê-los a clientes em potencial de uma forma atraente.

Documentos da empresa, guias de treinamento e vídeos de instrução podem ser transformados em recursos úteis para o cliente. Seus subprodutos internos podem se tornar eBooks úteis e informativos, e os vídeos instrutivos podem ser facilmente transformados em conteúdo do YouTube voltado para o cliente. O conteúdo que você cria irá gerar mais tráfego para o site sem ocupar muito tempo.

Direcionar tráfego para seu website pode fazer ou quebrar o sucesso de sua startup. Felizmente, essas dicas o ajudarão a obter o tráfego de que precisa sem custar um centavo.

Agora que você já entendeu a importância de um bom SEO para Startup, também precisa saber que a Cia Websites conta com uma equipe especializada, tenha os melhores analistas de SEO ao seu lado. Conheça a Cia Websites e fale com a gente.

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