SEO e Hospedagem: saiba como a sua hospedagem pode afetar o SEO do seu site

O SEO e a hospedagem tem conexão direta para o bom posicionamento de suas páginas de sites ou blogs.

Com o crescimento do marketing digital, a concorrência para conseguir conquistar boas colocações na SERP é fundamental. 

E para tal, a otimização para os motores de busca, Search Engine Optimization (SEO), compõem as principais técnicas para ocupar as melhores posições no ranking da primeira página do Google.

Percebeu uma dificuldade enorme em alcançar as primeiras colocações da SERP? Ou ainda, quedas no tráfego das suas páginas? 

Existem algumas possibilidades, sendo uma delas a hospedagem do seu site! E para nortear sua compreensão, neste artigo vamos esclarecer a importância do SEO, o que é a Hospedagem, e como pode impactar em sua performance.

Boa leitura!

Por que o SEO é tão importante? 

O SEO (Search Engine Optimization) são métodos adequados para otimização dos motores de busca. Ou seja, são práticas que tornam o seu conteúdo útil para ocupar as melhores posições nas páginas do Google. 

De acordo com pesquisas presentes no Jornal “Search Engine Journal”, as três primeiras posições do Google detém aproximadamente 55% dos cliques. 

Confira o gráfico abaixo:

pesquisa retirada do Jornal Diário do mecanismo de pesquisa – SEO

Deste modo, quando o usuário pesquisar conteúdos que seu negócio apresenta resultados na SERP, as chances de interação e compra são maiores.

E os que estão nas três primeiras posições, têm percentuais ainda maiores de oportunidades de negócios. E para ocupar estas posições precisa ser reconhecido pelo próprio Google como qualificado por apresentar melhores práticas de SEO.

Porque estas técnicas, orientam toda a estruturação, desempenho e autoridade do conteúdo. Enfim, é por isso que a hospedagem afeta o SEO e o posicionamento do seu site.

Deseja se atualizar com as tendências de SEO para este ano, confira: Tendências de SEO 2023: atualizações Google para colocar em prática em 2023”.

Depois de entender a importância e o papel do SEO, vamos lá compreender o que é a hospedagem e qual sua relação com a otimização. 

PRECISA DE AJUDA COM O SEO DO SEU SITE?

O que é a hospedagem de site?

O que é a hospedagem- mãos segurando tablet escrito help "socorro"

Antes de mais nada, entender que a hospedagem de site é o ambiente que armazena seus arquivos e dados na rede, permitindo que os usuários o encontrem na web.

Assim, ao contratar uma hospedagem para seu site, está alugando um espaço em um servidor, para que seja encontrado em tempo integral através do domínio.

 Sendo o domínio, o endereço do seu site que geralmente é o nome do seu negócio mais o sufixo do registro escolhido.

Por exemplo: ao pesquisar ciawebsites.com.br, é possível encontrar nosso site, com todos os dados porque tem um domínio registrado e hospedado em um bom servidor.

O que é um servidor?

O servidor é um hardware, um computador que tem um ou mais processadores com função de manter conexão com a internet. Sendo esta,  permanente, segura e rápida.

Como principal utilidade está a capacidade do sistema de armazenamento de dados, processar aplicações, prestar serviços dentro de uma rede LAN ou WAN.

Existem tipos de servidores diferentes, citamos os principais que são:

  • Servidor dedicado;
  • Servidor VPS;
  • Servidor compartilhado;
  • Servidor em nuvem.

Cada um atende a uma demanda de hospedagem específica.

Função da boa hospedagem

função da boa hospedagem

Primeiramente, a função da hospedagem é fornecer o melhor desempenho para o site em atividade.

As principais características dos bons provedores de hospedagem são: suporte, uptime, velocidade, armazenamento e segurança.

Logo, essas características serão trabalhadas com mais detalhes ao longo deste artigo.

Entretanto, vale ressaltar que muitos provedores prometem essas características para hospedagem de seus sites, infelizmente não cumprem.

 Acabam entregando problemas de instabilidade, ausência de segurança, lentidão dentre outros. 

Quais fatores da hospedagem impactam no SEO

quais funções da hospedagem impactam SEO

O SEO abrange diversas estratégias para que os algoritmos do Google possam  indexar e apresentar o seu site, landing page ou blog nas buscas.

Entretanto, se o seu site apresentar problemas de desempenho e performance por deficiências do servidor que está hospedado. Ou ainda, ausência de segurança e SSL, falhas de localização e posicionamento do servidor.

Além do tempo de atividade. Juntamente, todos esses fatores são critérios que os algoritmos avaliam para apresentar um site como qualificado.

E, o SEO monitora e aponta ações de melhorias para todos estes quesitos. E se engana quem acha que as estratégias são somente embasadas em utilizar palavras chave de alto volume de buscas para ranquear bem.

Sim, o SEO abrange estratégias de palavras chave, linkagem interna, backlinks. Porém, é muito mais abrangente e profundo, como adaptação para mobile, tempo de carregamento, sitemap atualizado, uso de meta tag dentre outros.

Se deseja conhecer mais a fundo todos os pilares do Search Engine Optimization confira Guia completo de SEO.

Enfim, todas estas técnicas que aprimoram suas páginas tem o propósito de possibilitar melhor experiência para o usuário ao encontrar e interagir com seus conteúdos.

Além, dos robôs dos motores de busca identificar critérios adequados para avaliar o site como qualificado.

Logo, fica claro o quanto a hospedagem de sites precisa ser de boa qualidade para não impactar o SEO. Pois, este último depende de soluções qualificadas contidas no provedor de hospedagem para que os algoritmos classifiquem o site como qualificado.

O que determina se um site é qualificado?

Um site qualificado apresenta conteúdos que entregam soluções e resultados à dor e anseios de sua persona. 

Sendo fiel ao seu propósito, ou seja, se o tema é marketing digital, o index terá artigos com as palavras chave deste universo. E não, com palavras de alto volume de busca e que pertencem a outros nichos.

Como exemplo, um site de construção, com conteúdos de beleza e alimentos saudáveis. O Google identifica este conteúdo como não qualificado.

Juntamente, com todos os elementos gráficos e arquitetura (infraestrutura) bem estruturados e hardware.

Oferecendo uma boa experiência aos usuários, com boas funcionalidades, botões visualmente atrativos e fáceis de localizar.

Além, do site ter boa usabilidade no mobile, o que permite o acesso por qualquer dispositivo. E novamente, entra a necessidade de ter uma boa hospedagem para que o site ofereça bons resultados no mobile.

 Veja quais são os principais fatores que a hospedagem influencia nas técnicas de SEO 

São vários fatores que a hospedagem influencia e vamos listar, logo após tratar de cada um abaixo.

Lista dos principais fatores da hospedagem x técnicas de SEO 

  • segurança e SSL;
  • tipo de hospedagem;
  • desempenho e performance;
  • tempo de atendimento;
  • armazenamento;
  • localização.

Segurança e SSL

SEO e hospedagem de sites se alinham quando o assunto é segurança para o usuário, sendo este um dos critérios de ranqueamento nos buscadores.

Um site que não apresenta o certificado de segurança SSL, que é aquele cadeado antes do HTTPS, pode parecer suspeito. Pois, o papel desse é criptografar a troca de informações, o que torna segura a ação.

E o certificado de segurança é critério desde 2014 para que o Google apresente um site bem posicionado na SERP.

Tipos de Hospedagem 

Referente aos tipos de hospedagem, depende do tipo de projeto que está desenvolvendo, se for de grande porte ou pequeno e médio.

Os principais tipos de hospedagem são:

  • Dedicado ou VPS: é um servidor privado, que é recomendado para projetos grandes. Ou para empresas que trabalham com muitos dados sigilosos como, Bancos, Escritórios de Contabilidade dentre outros.
  • Hospedagem compartilhada: o servidor é dividido para vários sites e recursos, daí o nome compartilhado. É a opção mais usual para diversos segmentos, tem o valor mais acessível.
  • Hospedagem gratuita: algumas empresas disponibilizam por tempo determinado, ou pequenos projetos por tempo indeterminado.

Ao escolher uma hospedagem compartilhada, é importante pesquisar a qualidade, pois se oferecer muita instabilidade, atrapalha o desempenho e afeta o SEO.

Desempenho 

O Desempenho tanto em desktop quanto em mobile são quesitos que precisam ser monitorados para garantir usabilidade adequada para boa experiência e navegação.

Logo, se o desempenho estiver adequado, este permite rapidez de navegação no site, interação com imagens e vídeos, e também a performance.

Entretanto, se o site demora a carregar, levar mais de 3 segundos resulta em usuários que abandonam o site. Assim, aumenta a taxa de rejeição, prejudica ranqueamento e o SEO.

É fundamental monitorar em ferramentas gratuitas como GTMetrix ou o Page Speed e ajustar cada item que este apresenta como sugestão de melhorias.

Faça o teste gratuito nestas ferramentas! Encontrou critérios Core Web Vitals para melhorar e precisa de ajuda? Conte com nossos especialistas.

Tempo de atividade

É preciso que a hospedagem ofereça estabilidade de funcionamento ao seu site, 24 hs por dia. Pois, se este ficar fora do ar com instabilidade perde a confiabilidade.

LEIA TAMBÉM: O que é uma hospedagem de site confiável e saiba identificar

Sites que não apresentam constância de funcionamento, derrubam todas as demais estratégias de SEO. Se está passando por isso com frequência, busque uma outra alternativa de hospedagem para não perder sua autoridade de página e domínio.

Armazenamento disponível 

É fundamental que a hospedagem ofereça o armazenamento ideal para o seu site.

Por isso, busque informação do limite disponível e da quantia média que irá precisar para seu negócio. 

Localização do servidor de hospedagem 

A localização geográfica do servidor afeta na velocidade de carregamento do site.

E tanto o Google como os outros buscadores verificam o banco de dados e o endereço de IP, pois estes afetam o posicionamento. Deste modo, afeta diretamente o SEO.

Daí, a importância de hospedagens nacionais para sites de público nacional.

Conclusão: Como escolher um bom serviço de hospedagem?

Portanto, como apresentado acima, hospedagem de sites não são todas iguais! E estas afetam diretamente no SEO, na otimização de seu site para os motores de busca.

E, para sobressair no mercado extremamente competitivo é fundamental observar todos os detalhes que envolvem o seu site e a hospedagem merece uma boa análise.

Como escolher um bom provedor de hospedagem? Analise localização, a quantidade de armazenamento disponível, velocidade de carregamento.

De forma geral, analise também o volume do seu tráfego, a segurança que o provedor oferece e a forma de pagamento. Além de verificar reclamações de clientes no Reclame Aqui, para evitar ser mais um cliente insatisfeito.

Gostou deste conteúdo? Veja também:

Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
SEO
SEO e Hospedagem: saiba como a sua hospedagem pode afetar o SEO do seu site

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>