Pesquisa de palavras-chave: Pesquisa de palavra-chave é importante?

A pesquisa de palavras-chave é crítica para a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) , e é por isso que toda empresa que investe em SEO deve aprender a fazer pesquisas de palavras-chave. Com este guia, você aprenderá como encontrar as melhores palavras-chave para SEO para que sua empresa possa maximizar o desempenho (e o retorno) do SEO.

Continue lendo para aprender mais sobre a pesquisa de palavras-chave de SEO! Se você está procurando ajuda profissional com SEO, entre em contato conosco ou ligue para 31 3564-2776 para saber mais sobre nossos planos personalizados de SEO para pequenas e médias empresas!

Índice

  1. O que é pesquisa de palavras-chave?
  2. Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?
  3. Como pesquisar palavras-chave para SEO

O que é pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa por palavra-chave é encontrar, analisar e escolher os termos de pesquisa , que as pessoas usam para gerar resultados em mecanismos de pesquisa, para SEO. O SEO usa palavras-chave para ajudar os mecanismos de pesquisa a classificar as páginas nos resultados da pesquisa com precisão e ajudar as pessoas a entender o contexto da página.

Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?

A pesquisa de palavras-chave para SEO é crítica por alguns motivos, incluindo:

  • Mecanismos de pesquisa: mecanismos de pesquisa como o Google usam palavras-chave para classificar sites nos resultados de pesquisa. Uma postagem de blog com uma meta title com a palavra-chave “melhores tênis de corrida” e uma lista dos melhores tênis de corrida informa aos mecanismos de pesquisa que é uma página relevante a ser exibida para pesquisas com essa palavra-chave.
  • Pessoas: as pessoas usam palavras-chave para pesquisar conteúdo online, e escolhem em qual conteúdo clicar nos resultados da pesquisa. Alguém em busca de uma compilação dos melhores tênis de corrida, por exemplo, tem mais probabilidade de clicar em um um conteúdo completo sobre os melhores tênis do que na página de um produto.
  • Empresas: as empresas que usam a pesquisa de palavras-chave geralmente obtêm um melhor retorno sobre o investimento (ROI) do SEO porque têm como alvo as palavras-chave com maior valor. Uma empresa que faz pesquisa de palavras-chave de SEO, por exemplo, pode se concentrar em palavras-chave de cauda longa e de baixa concorrência .

Quando você sabe como pesquisar palavras-chave, toma decisões baseadas em dados sobre sua estratégia de SEO . Em vez de adivinhar o que seu público-alvo pesquisa, você sabe o que ele pesquisa para encontrar empresas como a sua e, em seguida, usa essas palavras-chave em seu conteúdo.

Como pesquisar palavras-chave para SEO

Você sabe por que a pesquisa de palavras-chave de SEO é importante, mas como iniciar o processo de pesquisa de palavras-chave? Continue lendo, porque as oito etapas descritas abaixo irão guiá-lo através de como pesquisar palavras-chave para SEO:

1. Faça um brainstorm de palavras-chave em potencial

O primeiro passo para a pesquisa de palavras-chave é fazer um brainstorming de uma lista de palavras-chave possíveis. Essas palavras-chave podem ser tão amplas quanto você deseja e podem ser qualquer coisa relacionada ao seu setor, produtos ou serviços.

Por exemplo, se você é uma loja de bicicletas em SP, suas palavras-chave podem ser algo como “loja de bicicletas em São Paulo”, “peças para bicicletas”, “assentos para bicicletas” ou qualquer outra peça de bicicleta que você venda.

Você também pode usar palavras-chave baseadas em localização, ou seja, palavras e frases que descrevem seu estado, cidade, região ou outros termos que os pesquisadores possam usar para descrever sua área.

Veja nossos serviços de SEO Local

2. Pesquise a segmentação por palavra-chave do concorrente

Em seguida, você também pode verificar os sites de seus concorrentes e ver as palavras-chave que eles usam para descrever os produtos e serviços semelhantes que possuem.

Investigar seus concorrentes pode ser uma ótima maneira de ter ideias nas quais você nunca teria pensado.

3. Compile uma lista de palavras-chave de cauda longa

Depois de ter sua lista básica, a próxima etapa é expandi-la para uma lista mais longa de palavras-chave de cauda longa . Portanto, as palavras-chave que você criou na etapa um podem ser palavras-chave realmente curtas e genéricas, como lojas de bicicletas.

Mas se você pensar bem, pode haver milhares ou até dezenas de milhares de empresas em todo o país tentando se classificar para essa palavra-chave exata e, como uma empresa local, você provavelmente não conseguirá se classificar entre as dez primeiras.

Basicamente, o que você deseja fazer nesta etapa do processo de pesquisa de palavras-chave é encontrar palavras-chave mais longas e específicas que indiquem que um usuário está procurando especificamente as peças que você oferece ou uma loja de bicicletas em sua localidade.

Embora você possa confiar nas pesquisas sugeridas pelo Google, essa abordagem pode levar muito tempo porque é manual. É por isso que geralmente recomendamos o uso de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave.

4. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o da CIA expandirá suas palavras-chave com base nas tendências e dados reais de pesquisa do usuário.

ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Por exemplo, se você digitar “peças de bicicletas“, um dos resultados para isso é “peças de bicicletas antigas“. Isso significa que muitos usuários já pesquisaram essa frase exata no Google e também significa que, se você vender “peças de bicicletas antigas“, essa pode ser uma palavra-chave que você deseja segmentar .

Conforme você rola a página para baixo no Google, verá uma vários resultados diferentes para o termo, dependendo da palavra-chave que você inseriu, pode ser uma lista de palavras-chave em potencial.

Anote os que são relevantes para o seu negócio ou apenas exporte-os para uma planilha. Você pode repetir esse processo para cada uma das palavras-chave em sua lista original e, neste ponto, você pode ter vários milhares de ideias de palavras-chave possíveis para seu site.

Mas na próxima etapa, veremos o que fazer com todas essas palavras-chave e como restringi-las para obter as palavras-chave que irão gerar os melhores resultados possíveis para sua estratégia de SEO .

5. Exportar dados de palavras-chave para uma planilha

Existem muitas ferramentas gratuitas diferentes que você pode usar para restringir sua lista, mas na CIA Web Sites, muitos de nós gostam de usar uma extensão do Chrome chamada Keywords Everywhere. Esta é uma extensão gratuita e você pode fazer upload em massa de todas as palavras-chave que encontrou na segunda etapa.

Portanto, se você exportou todas as suas palavras-chave para uma planilha, pode simplesmente copiar e colar essas palavras-chave e carregá-las diretamente na ferramenta.

6. Analise as métricas de palavras-chave

Depois de fazer upload de sua lista, você verá algumas métricas para cada palavra-chave.

Os mais importantes são o volume de pesquisa e o CPC, ou custo por clique. O volume de pesquisa mostra quantos usuários estão pesquisando a palavra-chave por mês. Quanto maior o volume de pesquisa, mais os usuários estão interessados ​​nessa palavra-chave específica.

O custo por clique, então, são dados extraídos do Google AdWords ou Google Ads que representam quantos anunciantes estão tentando colocar anúncios para aquela palavra-chave. Quanto mais alto for o custo por clique, mais difícil será para sua empresa se classificar para essa palavra-chave.

Portanto, ao discutir como encontrar palavras-chave, a palavra-chave ideal seria aquela com um alto volume de pesquisa mensal, mas um baixo custo por clique. Isso significa que muitos usuários estão pesquisando essas informações, mas poucos sites estão tentando classificá-las.

Para este exemplo, a palavra-chave “bicicletário para Subaru Forester” tem um alto volume de pesquisa mensal, mas também um custo por clique relativamente alto. Isso significa que muitos usuários estão procurando por bicicletários compatíveis com este carro, mas, a menos que seu site já tenha uma autoridade de domínio relativamente alta, provavelmente será difícil classificar essa palavra-chave.

Isso não significa que não vale a pena segmentar ou não vale a pena ter uma página em seu site, mas que provavelmente há outras palavras-chave que serão mais eficazes para direcionar tráfego qualificado para seu site.

Se você classificar a lista por volume de pesquisa mensal e rolar um pouco mais para baixo, começará a encontrar as palavras-chave que têm um volume de pesquisa menor, mas também um custo por clique menor.

Assim, por exemplo, a palavra-chave “bicicletário para xc90 Volvo” tem apenas um volume médio de pesquisa mensal de 10 e, embora possa não parecer muito, são 10 clientes em potencial se o seu site tiver uma boa classificação para essa palavra-chave.

Além disso, o CPC é de apenas 10 centavos, o que significa que não importa o quão pequeno seja o seu site, você provavelmente tem uma chance de se classificar para isso.

Nos estágios iniciais do processo de pesquisa de palavras-chave, não se concentre muito no volume de pesquisa mensal.

Mais tarde, você pode começar a se concentrar nas palavras-chave que atrairão muito tráfego, mas logo no início, ainda vale a pena focar nas palavras-chave de cauda longa com baixo volume de pesquisa.

Ao percorrer essa lista de palavras-chave relacionadas , você pode até encontrar ideias nas quais não havia pensado no processo de brainstorming original. Se for esse o caso, você pode pegar essas palavras-chave e colocá-las em alguma ferramenta e encontrar ainda mais variações de palavras-chave que podem ser usadas em sua estratégia.

Se você executar campanhas PPC com o Google Ads , também poderá usar a ferramenta de planejador de palavras-chave para expandir sua lista. Clique em “Pesquisar ideias de palavras-chave e grupos de anúncios” e insira algumas das palavras-chave que você já encontrou em seu processo de pesquisa de palavras-chave. Em seguida, clique na guia Ideias de grupos de anúncios.

Isso mostrará as palavras-chave que os anunciantes frequentemente segmentam nas mesmas campanhas.

Isso significa que a maioria das palavras-chave nesta guia será relevante para seus produtos e serviços – e se você decidir que alguma delas será, poderá usar o volume médio mensal de pesquisas do Google Ads e os dados da concorrência para determinar se são ou não boas adições à sua estratégia.

7. Priorize suas palavras-chave

Depois de ter sua lista de palavras-chave, você pode determinar onde deseja incorporá-las em seu site.

Se você encontrou palavras-chave que já possuem páginas para, você pode pegar essas palavras-chave e adicioná-las às suas tags de título, tags de cabeçalho, meta descrições e outros elementos HMTL importantes, bem como ao texto do corpo em cada uma dessas páginas.

Dito isso, você definitivamente deseja evitar excesso de palavras-chave ou adicionar palavras-chave onde elas não são relevantes ou necessárias. Todo o conteúdo do seu site deve ser escrito com os usuários em mente e com o objetivo de informar os clientes em potencial e ajudá-los a encontrar as informações de que precisam.

Ao longo do processo de pesquisa de palavras-chave, você pode ter encontrado algumas palavras-chave para as quais ainda não tem conteúdo em seu site, mas em vez de adicionar essas palavras-chave a páginas aleatórias na esperança de que essas páginas sejam classificadas de acordo com as palavras-chave, você deve ver isso como uma oportunidade de criar mais conteúdo para seu site e mais páginas que ajudarão seus clientes.

8. Torne a pesquisa de palavras-chave contínua

À medida que otimiza seu site, você pode continuar a fazer pesquisas de palavras-chave quantas vezes forem necessárias. Com o tempo, isso ajudará você a identificar ainda mais palavras-chave que são úteis para seus clientes, bem como a manter suas palavras-chave relevantes para mudanças no volume de pesquisa e nas tendências.

Por exemplo, embora a palavra-chave “loja de bicicleta em São Paulo” possa ser muito valiosa agora, daqui a cinco anos provavelmente haverá um modelo mais novo e outras palavras-chave mais recentes que os usuários estão procurando.

Toni Campos
Toni Campos
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
SEO
Pesquisa de palavras-chave: Pesquisa de palavra-chave é importante?

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>