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Mídias sociais: evolução, importância e estratégias

Redes Sociais
  • Atualizado em 30/11/23
  • Pamela Neri
  • 8 min de leitura
  • Mídias sociais: evolução, importância e estratégias

    As mídias sociais tomaram um espaço notável em nosso dia a dia. Essa constante ascensão tem transformado nossa sociedade em tantos aspectos que chega a ser difícil listar tantas mudanças. 

    Entretanto, todas essas transformações sociais mudaram (e muito!) a forma de fazer marketing. Atualmente, as mídias sociais estão centralizadas em quase 100% das estratégias de marketing e tornaram a publicidade um tanto mais assertiva do que o tradicional e incerto outbound. 

    Se você ainda não está convencido do poder das mídias sociais, esse artigo é para você! Além de explicar o conceito, listamos as queridinhas do momento e como as mídias sociais podem te fornecer dados valiosos que transformarão sua forma de fazer marketing. Acompanhe:

    O que são mídias sociais?

    Mídias sociais: ìcones de mídias sociais em torno do smartphone

    São consideradas “mídias sociais” todo e qualquer canal de comunicação que utiliza a internet e promove interações.

    Logo, viabilizam através da tecnologia desde que exista a possibilidade, não só do usuário produzir o próprio conteúdo mas, também, de interagir com publicações alheias. 

    Para ficar mais claro, listamos algumas características que uma mídia social deve ter, independente de seu formato:

    • Interatividade
    • Conteúdo gerado por usuário
    • Personificação/ cada um tem sua conta própria
    • Conexão entre usuários
    • Podem ser acessadas de dispositivos diversos (desktop, mobile, tablets, etc.)

    Mídias sociais x redes sociais

    Apesar dos termos serem utilizados, muitas vezes, como sinônimos, seus conceitos são distintos. 

    O conceito de mídia social é mais amplo já que abrange todos os canais que utilizamos para compartilhar conteúdo.

    As redes sociais priorizam o relacionamento entre as pessoas.

    Enquanto, as mídias sociais colocam a produção de conteúdo no centro da estratégia, mas não deixam de possibilitar o relacionamento e a interação.

    Essa confusão acontece porque a maioria dos sites que conhecemos são tanto mídia quanto rede social:

    • Youtube;
    • Facebook;
    • Instagram. 

    Em resumo: todas as mídias sociais são redes sociais, mas nem todas as redes sociais são mídias.

    Os blogs são um bom exemplo de mídia social que não configura rede social.

    Os leitores podem comentar os posts mas, não há ferramentas para que eles se relacionem de forma direta um com o outro. 

    Deseja colocar seu negócio nas mídias sociais? Conte com nossos especialistas!

    A História das mídias sociais

    A comunicação sempre foi uma necessidade latente entre os seres humanos.

    Antes mesmo das redes sociais se tornarem parte fundamental de uma estratégia de marketing, elas já eram plataformas que possibilitam a conexão entre as pessoas.

    Sejam elas conhecidas, desconhecidas, familiares ou amigos.

    Embora o Facebook e o Instagram sejam, atualmente, as redes sociais mais utilizadas do país.

    O surgimento dessas plataformas, como conhecemos, aconteceu há muitos anos atrás, quando Mark Zuckerberg era ainda uma criança.

    Confira abaixo, o infográfico com o lançamento das principais redes sociais do mundo:

    Infográfico - linha do tempo redes sociais

    Tipos de mídia social

    Como explicamos acima, apesar de compartilharem algumas características, existem vários tipos de mídia social, as quatro categorias principais são:

    Microblogs

    No geral, são ferramentas com o objetivo de compartilhar informações de forma rápida e prática. O principal microblog atualmente é o Twitter.

    Redes sociais de conteúdo

    São redes que têm o objetivo de criar e compartilhar somente conteúdo.Um bom exemplo seria o Youtube e Flickr.

    Redes sociais

    Possuem o objetivo de compartilhar informação de forma rápida, promovendo interação e comunicação entre os seus usuários. As principais são Facebook e Instagram. 

    Blogs:

    Dispensa apresentações! Os blogs foram criados para disseminar pensamentos e ideias sobre assuntos variados. A princípio era usado como um diário virtual, atualmente as empresas estão agregando valor a essa mídia, compartilhando informações relevantes, a fim de educar a população e, também, fazer SEO.

    Leia mais sobre: O que é SEO – Guia completo de SEO

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    Mídias sociais mais usadas no Brasil

    Taí um ranking que está em constante mudança! Segundo a RD Station, essas são as mais utilizadas no Brasil, em 2022:

    1. WhatsApp 

    Mídia social ícone whatsapp

    O aplicativo de mensagem foi comprado pelo Facebook em 2014 e, atualmente possui, aproximadamente, 165 milhões de usuários. 

    2. YouTube

    ícone da mídia social youtube

     Atualmente possui, aproximadamente, 138 milhões de usuários. 

    3. Instagram 

    ícone da mídia social instagram

    Também parte do grupo Meta, conglomerado do Facebook. Atualmente, possui aproximadamente, 122 milhões de usuários. 

    4. Facebook 

    ícone da mídia social facebook

    Atualmente possui, aproximadamente, 116 milhões de usuários.

    5. TikTok

     Atualmente possui, aproximadamente, 73,5 milhões de usuários. E uma das maiores redes do mundo. Confira neste conteúdo Tik Tok empresas.

    6. Messenger

    Mais um braço do grupo Meta, o Messenger possui, aproximadamente, 65,5 milhões de usuários.

    7. LinkedIn

    ícone da mídia social linkedin

    Logo, o LinkedIn é focada no mundo corporativo. É também uma das mais usadas do Brasil, com 56 milhões de usuários. 

    8. Pinterest 

    Provavelmente o maior e mais amplo quadro de inspiração do mundo, o Pinterest reúne todo tipo de conteúdo e permite ao usuário se organizar em pins.

    Toda essa versatilidade o trouxe até o oitavo lugar do ranking de mídias sociais mais usadas do Brasil em 2022, atualmente com 30 milhões de usuários.

     9. Twitter

    Em seguida, o Twitter o nosso microblog favorito fica em nono lugar.

    Enfim, este detém aproximadamente 19 milhões de usuários. 

    10. Snapchat 

    ícone da mídia social Snapchat

    Entretanto, o Snapchat tem registrado uma grande queda devido a ascensão de concorrentes como Tik Tok.

    Além de, funções semelhantes, como o reels, ganhando espaço dentro do Instagram. Atualmente são 7,6 milhões de perfis ativos. 

    Dados de mídia social

    Estamos na era dos dados! Não poderíamos deixar de citar essa característica tão valiosa das mídias digitais: a captação de dados. Como mostra o infográfico abaixo:

    Mídia social e comprotamento do consumidor

    Primeiramente, o gráfico mostra as principais atividades online e são:

    • notícias;
    • bate papo;
    • compras;
    • entretenimento.

    Segundo, analisa os principais acessos online, sendo que os smartphones detém 88% das audiências.

    Em sequência, analisa principais atividades de entretenimento, enumerando em:

    • 79% vídeos;
    • 72% músicas;
    • 75% filmes;
    • 61% TV e séries.

    Em quarto, enumera as principais redes em que as pessoas preferem se conectar, sendo:

    • 91% facebook;
    • 85% whatsapp;
    • 81% youtube;
    • 63% instagram.

    Esses dados demonstram o quanto as pessoas investem tempo nas redes sociais, nas diversas modalidades.

    Rico banco de Dados

    Assim, as mídias sociais detém informações valiosíssimas sobre os hábitos de consumo da sua audiência. 

    O Facebook, por exemplo, possui em seu banco de dados informações valiosíssimas sobre hábitos financeiros, costumes, rotinas e relacionamentos de 35% da humanidade. 

    E claro, em um jogo em que a atenção está cada vez mais disputada, ganha quem tem a linguagem mais personalizada! E, é aí que entra a análise de dados de mídia social. 

    Utilizando as informações coletadas pelas mídias sociais, é possível entender melhor seu cliente e, dessa forma, traçar estratégias mais assertivas para atraí-los.

    Além disso, é possível utilizar essas informações para expandir seu público, usando a segmentação de anúncios para alcançar sua persona e trazê-la para sua página. 

    Mídia social para empresas 

    Posicionar sua empresa digitalmente não é mais uma opção, é fundamental. Se você ainda não tem presença online, certamente está perdendo muitos clientes para o concorrente. 

    Escolher em quais redes sociais você estará é o primeiro passo para estreitar o contato com seu público e fazer sua marca decolar. Mas não se engane! Existem várias redes à disposição mas sua empresa não precisa estar em todas. 

    Apesar do LinkedIn ser uma rede voltada para o mundo corporativo, ela pode não ser a rede social ideal para seu negócio.

    Mas, isso depende de qual seu objetivo, já que, dependendo do seu nicho, é muito provável que seu público não esteja por lá. 

    Entretanto, incluir o LinkedIn em sua estratégia de marketing pode ser uma excelente ideia se seu objetivo for fortalecimento de marca.

    Qual a melhor rede social para minha empresa?

    Para escolher qual rede social posicionar sua empresa é importante considerar alguns pontos.

    1. Estabeleça metas

    Afinal, como explicamos acima, é importante ter um objetivo definido em mente na hora de escolher qual rede social se posicionar.

    Por isso, a primeira coisa a se fazer é definir metas objetivas e que contenham um período de tempo para sua realização.

    Você deseja ter mais vendas? Uma relação mais próxima ao cliente? Gerar mais leads?

    Cada uma dessas ações vai demandar ações e planejamentos diferentes.

    2.Estudo e definição de persona

    Você já ouviu falar em persona? Esse conceito significa uma representação fictícia de seu cliente ideal. Para obter essas informações, a melhor solução é estudar o perfil de quem já compra com você. 

    Além de dados demográficos e comportamento de compra, para que você possa escolher a rede social em que vai atuar é preciso descobrir qual mídia seus clientes mais usam e porquê.

    Leia mais sobre: Buyers Personas no Marketing digital

    3. Esteja onde sua audiência está!

    Então, a regra de ouro na hora de escolher a rede social é selecionar aquela que concentra o seu público.

    Logo, isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas pecam por querer estar em todos os lugares.

    A melhor estratégia é focar onde o público está e engaja-los com conteúdos intencionais que responda as dores e desejos.

    Conclusão

    Portanto, o investimento em mídias sociais é uma das principais ferramentas de marketing para alavancar o seu negócio.

    Logo, invista tempo e estratégias em suas redes e aumente as vendas e a imagem institucional do seu negócio.

    E, se precisar de ajuda: não desanime e não fique com medo! Conte com o nosso time Cia Web Sites para te auxiliar:

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