O que é marketing de ativação e como  você pode usá-lo para promover a sua marca!

Quem trabalha oferecendo uma experiência, produto ou serviço, tem muito com o que se beneficiar com o marketing de ativação. No entanto, esse é um conceito relativamente pouco conhecido pela pessoas e, consequentemente, pouco colocado em prática. 

Em mercados competitivos, essa é uma tendência cada vez mais forte, já que permite que os negócios se destaquem entre os clientes em potencial de forma muito positiva.

Se essa é um dos seus objetivos (de quem não é, não é mesmo?), continue com a leitura deste post e saiba mais sobre o marketing de ativação e sobre como você pode implementá-lo de forma bem prática e assertiva. Vamos lá!

Marketing de ativação: o que é?

O marketing de ativação é aquele que se baseia em estratégias que envolvem campanhas e ações a fim de ativar uma marca como o próprio nome sugere, ou seja: expô-la para o grande público. 

Desse modo, tenta-se fazer com que as pessoas envolvidas em uma ação desse tipo conheçam e interajam de alguma forma com um empreendimento. 

Todo o objetivo dessas ações é motivar e conduzir as pessoas atingidas pelas mesmas a uma próxima etapa no relacionamento com a marca, muito provavelmente a compra de um produto, serviço ou experiência. 

Para isso, é necessário fazer com que o público entenda qual o real valor que seu empreendimento tem a oferecer. E isso pode ser feito através de uma interação tão positiva que seja capaz de criar um memória, impressão ou experiência única, algo que torne a sua marca especial para o cliente de alguma forma. 

As ações geralmente são colocadas em práticas quando uma empresa está entrando no mercado ou quando está lançando uma novidade. 

Diferencial 

Oferecer às pessoas algo de diferente em um momento em que elas possam estar mais abertas e suscetíveis a pelo menos ouvir sobre a sua empresa, e não em momentos aleatórios como um comercial que aparece no intervalo de um programa de TV, é um dos principais diferenciais dessa estratégia.  

Além disso, o marketing de ativação se beneficia bastante do fato de que as pessoas hoje em dia querem ser mais do que simples consumidores passivos, elas querem se sentir parte de algo. 

Participar de uma ação de marketing é uma forma de fazer com que as pessoas participem e se engajem muito mais com sua empresa. 

Exemplos marketing de ativação

Depois de tantas informações, é bem possível que você esteja pensando: Ok, mas o que pode ser uma ação de marketing de ativação?

Provavelmente você até já tenha se deparado com uma campanha de marketing de ativação por aí. Elas são bem comuns em shoppings, eventos esportivos, supermercados, restaurantes, baladas e até mesmo na rua. 

Quando uma empresa disponibiliza uma amostra grátis, um brinde, realiza um game em algum evento, esses são exemplos de ações que fazem parte dessa estratégia de marketing. 

O carnaval é uma época em que as ações de marketing de ativação são bem comuns de acontecer. Marcas de bebidas alcoólicas, de preservativos, aplicativos de corrida e até mesmo protetores solar costumam se aproveitar da festa popular para se aproximar de clientes e clientes em potencial. 

Assim, é possível associar a sua marca à momentos de descontração e lazer e também a hábitos do cotidiano da pessoa, fazendo com que ela fique sempre presente na mente do público. 

Há algum tempo atrás, o marketing de ativação e a forma de fazer com que o público conhecesse uma marca acabava se limitando à TV, impressos e rádio. Com o advento da internet e da tecnologia em geral, elas acabaram alcançando outros níveis. 

É claro que esses meios não foram descartados, mas a ativação pode ser feita nos dias de hoje até mesmo através das redes sociais, como por exemplo quando as empresas incentivam os participantes de um evento a publicarem em seus próprios perfis uma foto ou uma hashtag relacionado à marca. 

Essas são ótimas formas de mostrar um pouco mais sobre a sua marca e aproximá-la dos clientes, tanto no meio digital quanto fisicamente, oferecendo uma experiência diferenciada. 

O marketing de ativação para ser bem sucedido e executado pede um amplo e bem aprofundado estudo prévio sobre o público-alvo. Isso é necessário, pois só assim você saberá em quais lugares os clientes podem estar para assim poder realizar as ações.

Também é necessário ter uma boa noção do tipo de ação que vai agradar o seu público, algo que também só é possível saber através de uma pesquisa de mercado. 

Outra informação muito importante e que norteará grande parte da sua campanha é se o público já conhece a sua empresa ou não. 

Concluindo

Bom, nosso post chegou ao fim! Nele você conferiu que o marketing de ativação pode ser uma maneira de chamar a atenção para sua marca de uma forma muito positiva e impactante.

Mas será que você já é capaz de colocar uma estratégia desse tipo em prática? Nós queremos saber! Conte para a gente nos comentários. Deixe também as suas dúvidas sobre marketing digital e SEO. Nós da Cia Web Sites somos especialistas e podemos te ajudar!

Continue acompanhando o nosso blog e até a próxima!

 



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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