Comunicação Visual – Definição, Importância e Tipos 09 nov

Comunicação Visual – Definição, Importância e Tipos

A comunicação visual é um meio de transmitir dados e informações usando vários meios visuais, por exemplo, design gráfico, diagramas, texto, impressos, gráficos, ilustrações, tipografia, infográfico, linguagem corporal, sinais, expressões, gestos, desenhos, imagens, cores, e animação.

O que é comunicação visual?

A comunicação visual é um conceito importante onde duas ou mais pessoas podem comunicar seus pensamentos, mensagens e ideias de forma eficaz. A ênfase está no compartilhamento de informações e conteúdo significativo com o público por meio do uso de elementos visuais.

De acordo com pesquisas recentes, mais de 74% dos criadores de conteúdo e organizações usam design visual em uma história para destacar o conteúdo. Essa apresentação geralmente ajuda a compreender as informações do conteúdo e a transmitir as emoções verdadeiras de forma explícita ao público.

Tipos de comunicação visual

Os tipos comuns de comunicações visuais são os seguintes:

  1. Diagramas de Processo
    Esse tipo de dados de comunicação visual geralmente fortalece o alinhamento em toda a empresa, garantindo que as tarefas sejam realizadas de maneira semelhante ao longo do tempo.
  2. Quadros brancos físicos ou virtuais
    Se você deseja transmitir uma mensagem de forma sucinta nas mídias sociais para o público, peça a ajuda de um quadro virtual. Uma maneira é procurar lousas digitais com espaço ilimitado e uma ampla variedade de designs, imagens e gráficos, pois esse tipo de comunicação visual fornecerá muitas novas oportunidades.
  3. Organogramas
    Esses são diagramas simples que visualizam diferentes associações em uma apresentação. Pode ser usado para redes profissionais, comunidades e motivos pessoais. Os organogramas costumam ser usados ​​durante o processo de integração e mapeamento das linhas de comunicação em uma empresa.
  4. Infográfico
    Se você deseja mostrar informações importantes em uma apresentação, um infográfico é a sua ferramenta ideal. Este tipo de comunicação visual representa dados visuais com ajuda de cores.
  5. Diagramas e gráficos interativos
    Estes são meios de comunicação visual de fácil utilização para tornar as informações memoráveis. Os gráficos e diagramas estão disponíveis em vários tamanhos e formas. Os usuários podem ter a ajuda de cores e ícones para ilustrar todas as etapas de forma distinta em sua apresentação.
  6. Mapas de empatia
    É uma ferramenta que combina todas as informações sobre um tópico para obter uma visão mais aprofundada das necessidades do cliente. O uso claro de dados e imagens geralmente torna a mensagem clara e a apresentação importante.
  7. Gravação de tela
    Esse tipo de comunicação visual é uma bênção para o usuário e o público, pois mostra como se mover em plataformas desconhecidas e se comunicar de maneira eficaz.
  8. Visualização de dados
    Este tipo de comunicação visual ajuda a processar um grande número de conjuntos de dados e entender relacionamentos e ver tendências completamente.
  9. Quadros Kanban
    Esta ferramenta de comunicação visual é usada para agilizar e gerenciar ideias e tarefas. Cartões e notas adesivas são freqüentemente usados ​​para exibir processos específicos e mostrar cada estágio desse processo.
  10. Mapas visuais
    Um dos melhores tipos de comunicação visual pode ser feito por meio de mapas visuais. Ele ajuda o usuário a ter ideias, criar cronogramas, fazer planos viáveis ​​e delinear uma estratégia eficaz. Os dois exemplos importantes de mapas visuais são Mapas Mentais que são usados ​​para encorajar o pensamento livre, onde você não precisa se preocupar com a estrutura e Mapas de Idéias que ajudam a organizar os pensamentos e estruturar as informações disponíveis.
  11. Animação
    Imagens e vídeos animados costumam ser eficazes para chamar a atenção do público-alvo.
  12. GIFs
    Se você estiver interessado em envolver seu cliente nos primeiros segundos, os GIFs são sua ferramenta. O visual adiciona humor e garante que o conteúdo seja identificável e valha a pena.

Importância da Comunicação Visual

A comunicação por meios visuais é considerada importante pelas seguintes razões-

  • Às vezes, as palavras simplesmente não são suficientes para transmitir seu ponto de vista de forma eficaz. Nesse momento, as comunicações visuais ajudam a diminuir a distância entre as palavras e os pensamentos para que as pessoas que estão em lados opostos possam compreender a verdadeira essência
  • Os recursos visuais são necessários para a comunicação, pois podem inspirar mudanças e garantir que os recursos visuais ajudem a tornar o conteúdo importante
  • A comunicação visual educa e motiva seu público-alvo, tornando o conteúdo atraente, atraente e claro
  • A comunicação visual dá mais significado e, assim, ajuda as pessoas a se envolver, observar, conectar, comunicar e fazer inferências com o assunto diretamente
  • A comunicação visual serve de exemplo para fornecer uma melhor compreensão do público-alvo
  • A comunicação visual desperta emoções e as pessoas podem se relacionar com o tópico em questão facilmente
  • As comunicações visuais ajudam as pessoas a reter informações. É um fato que os seres humanos podem se lembrar de coisas que viram por mais tempo do que as coisas de que apenas ouviram falar
  • A comunicação visual é importante em uma organização, pois ajuda a alinhar funcionários e membros da equipe com vários processos organizacionais.
  • A comunicação visual é o melhor meio de remover a complexidade e simplificar as informações em um processo
  • A comunicação visual ajuda a economizar tempo importante, pois requer menos esforço e tempo para apresentar ideias e transmitir pontos importantes para o público

Como usar a comunicação visual?

A comunicação visual é uma ferramenta importante que pode ser usada das seguintes maneiras-

Use Recursos Visuais – Crie conteúdo com ajuda de recursos visuais para que o novo tópico se torne interessante. Diversas indústrias, como saúde, engenharia, finanças, estão recebendo a ajuda desse tipo de comunicação para tornar as informações interessantes. Ícones estilizados tornarão as informações técnicas e os dados acessíveis e o público agora achará mais fácil relacioná-los e entendê-los. O uso de metáforas visuais e infográficos dará ao conteúdo uma aparência nova e incentivará um pensamento mais profundo.

Capture seu alcance de atenção – O público-alvo tem um alcance de atenção limitado e esse tipo de comunicação tem se mostrado bem-sucedido em superar esse problema em um grau maior. Use recursos visuais para correlacionar com o tópico para que as pessoas possam manter o foco no conteúdo principal. É uma chave importante que pode ser usada para resolver problemas relacionados ao tédio e distração.

Aumente o valor por meio da apresentação – as organizações podem usar apresentações visuais para aumentar o valor de seus serviços ou produtos. Essas apresentações podem explicar mais sobre o produto e serviços aos clientes e, assim, transmitir mais valor por meio da compreensão dos diferentes recursos e características do produto ou serviço. É uma forma de fazer contato, conscientizar e transmitir conhecimentos aos clientes

Divida o conceito – Use recursos visuais para comunicar melhorias e no realinhamento com as mudanças do processo. Mostre as alterações de alto e baixo nível dividindo o conteúdo em seções e palavras menores. Os detalhes específicos nos documentos do processo ajudam os membros da equipe a estarem na mesma página da história. Atua como um ponto de referência para a equipe para que planos de ação viáveis ​​possam ser executados com facilidade. Os slides da apresentação também podem ser usados ​​durante ou após as reuniões para discutir as atualizações da empresa e esclarecer as mudanças. Use listas de verificação para fornecer informações sobre processos internos complexos e remover a ansiedade, bem como as expectativas pouco claras.

Simplifique o conteúdo complexo – organizações B2B e empresas de saúde estão usando a comunicação visual para simplificar o conteúdo complexo e comunicar estratégias e informações rapidamente. O uso de tamanho, cor, bordas, linhas e formas provou ser uma bênção para chamar a atenção para o conteúdo principal e para as palavras-chave do foco nas mídias sociais.

Visualização de dados – O uso de gráficos corretos ajuda na visualização de dados para que você possa se relacionar com o jogo final. Provedores de saúde estão usando matrizes de ícones para comunicar riscos e gráficos de barras para lidar com grandes trabalhos de dados e fazer comparações viáveis ​​entre vários conjuntos de dados.

Desafios da Comunicação Visual

A comunicação visual não é tão fácil quanto parece. As pessoas costumam enfrentar muitos desafios no design de comunicação e seu conteúdo precisa de ajuda. Alguns dos desafios da comunicação visual são os seguintes:

  • Criar e usar recursos visuais não é moleza. É um processo demorado que requer esforço adicional.
  • Se os recursos visuais não forem adequados, até mesmo ele pode ir contra você e ser uma distração. O uso de auxílio visual ineficaz na comunicação visual pode, em última análise, impedir o conceito e revelar-se prejudicial
  • A comunicação por meio de recursos visuais é um desafio, pois as técnicas e ferramentas necessárias nesse processo são caras e nem todo indivíduo ou equipe pode pagar por isso.
  • A informação visual em si está incompleta. Deve ser usado junto com outras formas de comunicação para fornecer um significado definido
  • Uma organização precisará de funcionários com conhecimento especial sobre o uso de design, dados, imagens e recursos visuais para lidar com o conceito de comunicação visual. A representação incorreta pode muitas vezes levar a resultados de pesquisa ineficazes.
  • É difícil expressar todas as informações do tópico por meio de recursos visuais e é por isso que às vezes as pessoas não conseguem entender o conceito e a história por trás dele claramente.

Ferramentas de comunicação visual

Se você deseja o melhor design gráfico, ferramentas e imagens de comunicação visual para envolver o público, não procure além de plataformas como Venngage e Visme.

  1. Visme é uma plataforma de mídia social baseada em nuvem para a criação de conteúdo visual. Infográficos, apresentações, gráficos, imagens, vídeos e documentos são algumas ferramentas importantes que o ajudaram a alcançar novos horizontes. A plataforma de mídia online possui mais de 900 layouts de slides, dezenas de gráficos, milhares de ícones personalizados e inúmeros designs de comunicação e imagens visuais para mostrar uma apresentação de comunicação visual impressionante.
  2. Venngage é uma das plataformas de mídia social online mais populares que oferece belos modelos e designs para criar um conteúdo memorável e impressionante para seu público. O conceituado site de comunicação visual possibilita a criação de infográficos profissionais com apenas alguns cliques. Os usuários podem escolher design premium e imagens visuais, infográficos, brochuras, folhetos, gráficos e modelos prontos para usar para pesquisar e criar visualizações e conteúdo de ponta.

Resumo


A comunicação visual pode se inserir profundamente em todas as formas de comunicação para que as organizações, assim como os indivíduos, possam usá-la para obter o máximo benefício. O ônus da comunicação visual está sobre

  • Criação de conteúdo informativo e bonito
  • Transmitindo a mensagem central da melhor maneira possível
  • Resultados crescentes baseados em dados
Toni Campos
Toni Campos
ciaweb

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Categoria(s)
Marketing
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