Nutrição de leads: entenda a importância dessa estratégia

Seja uma empresa industrial como uma companhia de elevador de carga ou uma empresa do setor da construção civil, o processo de venda desde o primeiro contato com um cliente até a efetivação de compra, passa por alguns estágios que chamamos funil de vendas.

Quando um cliente mostra interesse pela empresa, seus produtos e serviços, ele é chamado de lead, ou seja, um possível cliente. Com isso, é importante colocar em prática estratégias eficientes para nutrir esses leads, ou seja, desenvolver seu interesse pela empresa.

Neste texto, vamos falar mais sobre a nutrição de leads e sua importância para os negócios. Continue a leitura e confira!

O que é nutrição de leads?

Antes de explicarmos sobre a importância desse conceito, é essencial compreender o que é um lead. 

Lead nada mais é do que um potencial consumidor que representa uma oportunidade de negócio. Portanto, é um usuário que já demonstrou interesse nos seus produtos e/ou serviços em determinada empresa.

A nutrição de leads pode ser definida como o processo de gerar leads qualificados para uma empresa, ou seja, leads que desenvolvem sua jornada de consumidor até efetivamente realizar uma compra.

Essa nutrição é feita por meio de entrega de conteúdos no momento adequado para incentivar esses possíveis clientes a avançarem em sua jornada.

Por meio da nutrição de leads, uma empresa fabricante de luva de vaqueta, por exemplo, consegue fortalecer o seu relacionamento com os clientes, além de fortalecer a imagem da marca no mercado.

A nutrição de leads também contribui para a fidelização do cliente, uma vez que a nutrição adequada permite que o cliente conheça a empresa e seus valores mais a fundo, de modo que se identifique com ela.

Contudo, para haver o estímulo do interesse destes contatos que já manifestaram de alguma forma com a marca, é muito importante avançar para a próxima etapa do funil de vendas e investir nas chamadas campanhas de nutrição dos potenciais clientes.

Para colocar a nutrição de leads em prática, é possível utilizar diversas ações de marketing digital como:

  • Produção de conteúdo relevante;
  • Envio de e-mail marketing para a base de clientes;
  • Postagens nas redes sociais;
  • Criação de site da empresa, entre outros.

Qual a importância da nutrição de leads?

Agora que vimos como funciona a nutrição de leads, vamos falar sobre a sua importância para as empresas.

Um dos benefícios mais notáveis sobre a nutrição eficiente de leads é que essa estratégia é capaz de aumentar consideravelmente a taxa de conversão, ou seja, aumentar o número de clientes que efetivam a compra.

Como já mencionamos anteriormente, entre as melhores formas de nutrir leads está a produção de conteúdo relevante e de fato, é uma das formas mais eficientes de nutrir leads.

Uma empresa distribuidora de batedeira industrial, por exemplo, pode entregar conteúdos informativos ao seu público-alvo que fazem parte de seu nicho de mercado e que abranjam o seu produto.

Com isso, além de informar o público, o conteúdo de qualidade fortalece a presença da empresa no mercado digital e mostra o alto padrão de qualidade do produto.

A nutrição de leads também é importante, pois:

  • Expande o alcance da marca;
  • Entende de forma mais profunda o comportamento do público-alvo;
  • Auxilia na busca de resoluções para as necessidades do público;
  • Aprimora o orçamento de marketing;
  • Aumenta as vendas da empresa.

Não só isso, mas ao investir nessa estratégia, as empresas garantem muitas vantagens, bem como aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa e derrubar em 33% o custo de aquisição de clientes. 

Um negócio que obtém aumento das vendas tende a se destacar no mercado, visto que possui maior probabilidade de investir em novas estratégias e em ferramentas tecnológicas. Todos esses fatores influenciam na otimização de processo, redução de custos e, consequentemente, mais vendas à lucratividade.

Afinal, por que investir na nutrição de leads?

Há quem se pergunte os motivos para investir nessa estratégia. De fato, muitas empresas estão presentes na internet nos dias de hoje, e o marketing se torna indispensável para atrair e reter os consumidores, a fim de torná-los fiéis à marca.

 O marketing de conteúdo, por exemplo, é considerado uma das maiores estratégias para atrair leads. Dito isso, é uma técnica que possui alta capacidade de despertar o interesse do público e influenciar na decisão de compra. Portanto, nutrir leads e usar o marketing de conteúdos a favor para educar o público, é o que vai impulsionar os resultados do seu negócios.

Lembre-se de que conquistar o cliente não é uma tarefa simples. Os conteúdos devem ser de qualidade e as estratégias de marketing digital devem ser aplicadas de modo assertivo. Com técnicas bem aplicadas e realizar a nutrição de leads com excelência, maiores serão as chances de garantir o sucesso no mercado, bem como superar a concorrência e aumentar suas vendas.

E esse foi o nosso artigo sobre a importância da nutrição de leads. Esperamos que tenha sido útil para você e que tenha esclarecido as suas dúvidas. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

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