Métricas no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes de promoção online. Com ele, é possível tratar sobre o produto ou serviço com materiais de qualidade, oferecendo informação aos leitores, não somente uma propaganda invasiva e sensacionalista.

Para a internet, esse tipo de técnica é capaz de despertar o interesse dos consumidores, além de contribuir com a construção de autoridade da marca, o que pode resultar em um aumento de vendas para as empresas.

No entanto, é fundamental acompanhar os resultados, como forma de averiguar se a estratégia é de fato eficiente. Por esse motivo, o marketing de conteúdo conta com métricas operacionais importantes, que devem ser analisadas pelo estrategista.

O artigo de hoje vai trazer algumas dessas métricas e mostrar como elas são observadas dentro de uma campanha de marketing de conteúdo. Acompanhe a leitura!

4 métricas operacionais do marketing de conteúdo

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é aumentar o número de visitantes para o blog ou site da empresa. 

Afinal de contas, quando alguém digita “elevador de carga”, por exemplo, a intenção não é somente encontrar o equipamento para venda, mas sim, conhecer mais sobre o item, suas especificações e características.

Assim, o marketing de conteúdo atrai o público-alvo através da oferta de conteúdo relevante. No entanto, há outros objetivos, como melhorar a autoridade, educar a audiência e converter leads (potenciais clientes).

Em geral, as métricas operacionais se relacionam diretamente com os objetivos da estratégia. Abaixo, confira algumas delas.

1 – Número total de visitas

O número total de visitas é um dos indicadores mais populares no marketing de conteúdo. Contudo, ele sozinho não é o suficiente para averiguar se os resultados são positivos, por isso, é necessário compará-lo com demais métricas.

Em geral, as principais ferramentas de marketing de conteúdo já mostram esse número em seus relatórios. Entre esses recursos, destacam-se:

  • O Google Analytics;
  • O Mixpanel;
  • O Kissmetrics;
  • O WordPress.

Vale dizer que as campanhas em redes sociais, como o Facebook Ads, também disponibilizam o número de visitantes na página da empresa, em cada anúncio.

2 – Número de visitantes recorrentes

Os visitantes recorrentes consistem nas pessoas que entraram no site ou blog e resolveram voltar depois. Por exemplo, encontraram um ótimo artigo sobre concreto pré fabricado na sua página e, posteriormente, voltaram no site para adquirir o material.

Quanto maior for o número de visitantes recorrentes, melhor é para a empresa, pois isso é um sinal de que os usuários estão gostando do conteúdo compartilhado.

Essa métrica também pode ser afunilada, percebendo quais são as ações dos visitantes. 

No exemplo acima, pontuamos a compra do produto, mas o usuário pode executar outras atividades, como a leitura de outro artigo, ou o contato com a empresa para saber sobre o aluguel de gerador. Há muitas possibilidades. 

3 – Fontes de tráfego

As fontes de tráfego se referem aos locais de onde vem os visitantes quando acessam o site ou blog. 

Essa métrica é fundamental para o planejamento de marketing, pois ela ajuda a direcionar os esforços para determinadas ações, como SEO (otimização para os mecanismos de busca), redes sociais, guest posts, etc.

Por exemplo, ao notar que grande parte dos usuário encontra o seu conteúdo sobre adesivo jateado para vidro no Google, é possível pensar em técnicas para melhorar ainda mais o SEO e, com isso, a classificação da página no buscador.

4 – Tráfego em dispositivos móveis

Hoje em dia, grande parte do acesso à internet é feito pelos dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones). Por esse motivo, essa métrica é essencial para perceber qual aparelho é mais usado pelos leads e, assim, construir um layout adaptado.

Normalmente, sites com design responsivo ou mobile friendly costumam ter a preferência dos usuários e, além disso, também são melhor classificados no Google.

Diante desse cenário, as páginas com melhor navegabilidade tendem a converter mais leads e, como consequência, aumentar as chances de compra.

Métricas de marketing de conteúdo para monitorar

Se você quer saber como medir a qualidade do conteúdo, comece escolhendo as métricas certas para monitorar. As métricas que você escolher dependerão do que você deseja alcançar. Vamos detalhar alguns objetivos comuns para o marketing de conteúdo e mostrar quais métricas devem ser monitoradas.

Conhecimento da marca

Se você escolher o reconhecimento da marca como seu objetivo , você se concentrará em ajudar as pessoas a descobrir e se familiarizar com sua marca. Para esse objetivo, você pode acompanhar as seguintes métricas de marketing de conteúdo:

  • Tráfego do site: veja quantas pessoas visitam sua página e confira seu conteúdo
  • Visualizações de página: saiba quantas visualizações seu conteúdo recebe
  • Visualizações de vídeo: veja quantas pessoas assistem ao seu vídeo
  • Visitantes únicos: calcule o número de visitantes únicos que encontram seu conteúdo
  • Visualizações de página únicas: descubra o número de sessões durante as quais a página foi visualizada uma ou mais vezes
Visualizações de página únicas

Essas métricas são ótimas para monitorar o reconhecimento da marca porque permitem que você veja quantas pessoas estão interagindo com sua marca e quantos visitantes você está direcionando com seu conteúdo para seu site. Ele permite que você entenda melhor quem está gastando mais tempo investigando sua marca para saber mais sobre ela.

Engajamento

O engajamento monitora como os usuários interagem com sua marca e conhecem sua empresa. Esse objetivo é comum se você estiver se concentrando em desenvolver sua marca e ajudar as pessoas a se familiarizarem e se sentirem mais à vontade com sua empresa. Aqui estão algumas métricas que você monitorará com o engajamento:

  • Comentários: os comentários são uma ótima maneira de monitorar o engajamento com sua marca. Você pode ver quem está comentando em suas postagens de blog ou, se compartilhar um link de blog em seus perfis sociais, ver quem está comentando essa postagem em diferentes redes sociais.
  • Compartilhamentos: as dicas sociais são a principal medida de compartilhamentos em termos de engajamento. Se as pessoas curtirem, compartilharem, tweetarem ou repintarem, é considerado um engajamento social.

Geração de leads

A geração de leads se concentra em pessoas que demonstram interesse em sua marca e estão considerando seriamente seus produtos ou serviços. Aqui estão algumas métricas que você pode monitorar se seu objetivo for a geração de leads:

  • Preenchimento do formulário: se o seu conteúdo apresentar um formulário de inscrição, você poderá acompanhar seus esforços de geração de leads monitorando quantas pessoas completam seu formulário. Você também pode avaliar se as pessoas preenchem um formulário em uma página separada posteriormente (depois de ler seu conteúdo) por meio de conversões assistidas.
  • Download de conteúdo: Outra métrica de geração de leads a ser monitorada são os downloads. Se você estiver oferecendo conteúdo adicional para emparelhar com seu conteúdo, como uma lista de verificação para download, poderá acompanhar quantas pessoas optaram por baixar seu conteúdo.
  • Assinatura de e-mail: se você estiver se concentrando na captura de leads por e-mail, poderá monitorar quais partes do conteúdo geram assinaturas de e-mail, como um webinar, conteúdo para download ou qualquer outra coisa.
  • Assinatura do blog: se você deseja capturar leads por meio de seu blog em vez de e-mail, pode monitorar quantas pessoas se inscrevem para atualizações do blog.

Vendas

Se o seu objetivo é aumentar as vendas , você pode monitorar o desempenho do blog para ver quantas pessoas convertem depois de ler seu conteúdo. Algumas pessoas podem ler seu blog e visitar outra página antes de converter. Embora essa não seja a última página que eles veem em seu site, você ainda pode atribuir essa página a um lead, venda ou outra conversão.

Esse cenário é conhecido como conversão assistida . A melhor métrica para monitorar é sua taxa de conversão. Sua taxa de conversão ajudará você a identificar o conteúdo que leva os leads à compra e, finalmente, os converte.

Você pode acompanhar essa métrica para ver se seu conteúdo permite que você gere mais vendas.

Medir o marketing de conteúdo: 3 dicas sobre como medir a qualidade do conteúdo

Agora que você sabe como medir o ROI do marketing de conteúdo e quais métricas acompanhar, é hora de aprender como maximizar seu monitoramento de marketing de conteúdo para obter o máximo de sua estratégia. Vejamos três dicas sobre como medir a qualidade do conteúdo de forma mais eficaz para sua empresa:

1. Concentre-se em métricas acionáveis ​​para as metas certas

Ao medir o marketing de conteúdo, você quer garantir que está se concentrando em métricas acionáveis ​​que se ajustem aos seus objetivos. Você não quer perder tempo com métricas que não se alinham com seus objetivos. Assim, por exemplo, se você está focado em gerar leads, métricas de monitoramento como tráfego do site ou visualizações de vídeo não são pertinentes aos seus objetivos.

Essas métricas o distrairiam das métricas que indicam o progresso de seus esforços de geração de leads. Mantenha o foco nas métricas certas para seus objetivos, para que você possa determinar com precisão se está gerando sucesso para seus negócios.

2. Automatize sua coleta de dados

Quando você aprende a medir o ROI do marketing de conteúdo, descobre que precisa reunir uma abundância de dados para ajudá-lo a ver se seu conteúdo está gerando sucesso. Com tantos dados ao seu alcance, você quer garantir a automatização da coleta de dados para facilitar o seu negócio. Você pode usar uma ferramenta como o Google Analytics para coletar dados sobre como seu público interage com seu conteúdo.

Essa ferramenta ajuda você a ver métricas como usuários, sessões e muito mais.

3. Esteja pronto para se adaptar

Uma coisa importante a ser lembrada quando você aprende a medir a qualidade do conteúdo é que você precisa ser flexível e se adaptar. Conforme você monitora seu conteúdo, você pode descobrir que está gerando resultados menos do que desejáveis ​​com certos tipos de conteúdo. Se vir resultados negativos, você precisa ser flexível e adaptar sua estratégia de conteúdo para ajudá-lo a obter melhores resultados com seu conteúdo.

Você pode descobrir que algumas estratégias que funcionaram anteriormente não funcionam para você agora. Sua empresa pode tentar uma nova abordagem e ver que seu público não responde bem a ela. Independente da situação, você sempre precisa estar preparado para ajustar sua estratégia de marketing de conteúdo para o seu público.

Ao medir o sucesso do marketing de conteúdo, sempre tenha em mente sua próxima ideia, para que você possa fazer alterações rapidamente em sua estratégia e gerar melhores resultados para o seu negócio.

Comece a medir os resultados do marketing de conteúdo hoje

O marketing de conteúdo é uma estratégia valiosa. Ele pode ajudá-lo a aumentar o tráfego para seu site e capturar mais leads para sua empresa. Se você não medir sua estratégia de marketing de conteúdo, no entanto, nunca saberá se está gerando resultados com seu conteúdo.

Conclusão

O marketing de conteúdo é um grande aliado nas estratégias de divulgação e promoção online. 

Porém, ele sozinho não é o suficiente para o bom desempenho dos sites e páginas web, ao contrário, é preciso analisar, estudar e verificar as interações, métricas e demais resultados da iniciativa.

Por esse motivo, os indicadores operacionais são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia, visto que, a partir deles, é possível verificar o real desempenho das campanhas, direcionar esforços e melhorar a otimização das ações.

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