Escale a sua empresa com um bom Plano de marketing

Se fizermos uma pesquisa rápida nos buscadores online sobre formas de melhorar ou escalar uma empresa, infinitas possibilidades de ação irão surgir. 

Com o marketing digital se desenvolvendo cada dia mais, a falta de estratégias deixou de ser um problema, tornando essa então a dificuldade de escolher entre tantas opções possíveis qual é a melhor para o seu negócio.

E por mais que alguns pontos possam ser universais, como o uso do SEO, há sempre uma estratégica ou outra que irá casar melhor com as suas propostas, objetivos e com o seu público.

Deste modo, vamos hoje te ensinar a melhor maneira de fazer essa seleção com um Plano de Marketing. Sendo ele uma ferramenta de gestão ideal para analisar o seu mercado, público e empresa, e optar pelo caminho perfeito para a sua marca, ele vai te poupar muito dinheiro e esforço no fim do dia!

O que é um Plano de Marketing?

Podemos definir o plano de marketing, de maneira bem simples, como um documento que reúne as principais informações sobre uma empresa, de modo a auxiliar nas tomadas de decisões internas da mesma.

Agora detalhando um pouco mais, esse plano nada mais é do que a reunião de diferentes análises que, quando alinhadas aos objetivos da marca, traçam um caminho lógico e direcionado poupando esforços desnecessários e ajudando na escolha da melhor estratégia possível para chegar até tal meta.

Falando desse jeito, o planejamento de marketing parece até um documento mágico que vai resolver todos os seus problemas. Não é bem assim que ele funciona, mas com certeza ele irá contribuir para que seus problemas caiam pelo menos pela metade.

Isso pelo simples motivo de que ele tem por principal função auxiliar na organização da empresa, de modo que se tenha mais claramente os pontos que precisam e os que não precisam de melhorias. 

Tendo essa visão mais completa e detalhada, você será capaz de priorizar melhor determinados pontos do negócio.

Como fazer um Plano de marketing?

Chegamos então ao momento pelo qual você realmente esperava, o como fazer! 

Entretanto, antes de começarmos, vale ressaltar que esse é um documento que precisa ser constantemente revisitado e refeito para que possa acompanhar o desenvolvimento da sua empresa e mercado, de forma que ele se mantenha útil e confiável.

Faça uma análise interna e externa

Começando pela análise de mercado, é essencial que saibamos como o nosso nicho funciona se quisermos usufruir dele. deste modo, o que indicamos é o uso de uma Matriz SWOT, ou Matriz FOFA como alguns a chamam.

Ela nada mais é do que a condensação de uma análise interna e externa da sua empresa que busca encontrar Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Começando pela parte interna, tente encontrar quais pontos tornam sua empresa forte e quais são os pontos fracos. Seja sincero aqui pois isso vai determinar os seus próximos passos.

Seguindo para o externo, quais são as oportunidades e ameaças do seu mercado? Como os concorrentes podem te atingir?

Com essas simples perguntas respondidas você terá uma visão completa do seu negócio.

Conheça seu público

Na sequência, precisamos saber quem são os seus consumidores, e para isso entra em cena o uso da persona.

Apenas para fins de detalhamento, a persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Construída com base em dados reais do seu público, ela é altamente confiável.

Vale deixar claro que não é difícil que uma marca tenha entre 2 e 4 personas, pois só assim consegue cobrir as diferenças em seu segmento de mercado. Para o plano de marketing, é essencial que cada uma delas seja descrita no documento.

Trace seus objetivos

Mas onde você quer chegar? Quais são os seus objetivos?

Sendo essa a parte mais importante de qualquer planejamento, determinar suas metas é essencial para que saiba os caminhos que deve seguir. Outro ponto importante é que, para que tais objetivos possam ser atingidos, eles precisam ser mensuráveis.

Assim, deixamos como dia o uso de KPIs para a organização das suas metas.

Escolha a estratégia ideal

Chegamos ao passo final e ele nada mais é do que decidir por qual caminho, ou melhor, por qual estratégia, iremos seguir. 

O que não faltam são opções no mercado, assim, unindo todos os conhecimentos que você adquiriu durante o desenvolvimento do plano e os alinhando as suas metas, ficará fácil determinar sua estratégia ideal!

Conclusão

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão ideal para quem quer otimizar e escalar uma empresa. Coloque ele hoje mesmo em prática e encontre os melhores pontos de desenvolvimento do seu negócio poupando esforços desnecessários. 

Toni Campos
Toni Campos
ciaweb

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Categoria(s)
Marketing Digital
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