Entenda 6 Estratégias de Marketing Digital Sem Complicações!

Entenda 6 Estratégias de Marketing Digital Sem Complicações!

Postado em: 05 de abril de 2019
Compartilhe

Você pode conhecer alguns termos de marketing, mas domina as
estratégias de Marketing Digital? Elaboramos um passo a passo descomplicado para você aprender e aplicar agora mesmo!

Se você ainda não tem o domínio total de estratégias de marketing digital realmente eficientes para a sua empresa, vamos rever alguns conceitos.

Uma estratégia de marketing digital é um plano detalhado sobre como você pode utilizar os diferentes canais de marketing digital para atingir suas metas.

Quando você cria estratégias de marketing digital, precisa considerar quais canais usar, os recursos (pessoas, tempo e dinheiro) a serem atribuídos a cada canal e o que esperar em termos de resultados.

Suas Estratégias de Marketing Digital Falharam?

Um erro comum cometido por muitos empreendedores é tentar executar tudo de uma vez e no final do projeto, obtém resultados irrelevantes ou bem menores do que seu esforço.

Isso ocorre porque algumas pessoas não têm o conhecimento necessário ou não sabem como fazer marketing digital desenvolvendo campanhas assertivas.

O problema é que sem as estratégias de marketing digital corretas, você pode acabar investindo em métodos inadequados ao seu cliente.

Como fazer Marketing Digital Sem Erros?

estratégias de marketing digital

Para evitar que você utilize estratégias de marketing digital erroneamente, e não obtenha os resultados que o seu negócio merece, revelamos de forma simplificada como fazer marketing digital qualificado.

É claro que a elaboração de estratégia de marketing digital deve ser exclusiva e personalizada, baseada em necessidades e objetivos específicos da firma.

Mas se você compreender e seguir o passo a passo abaixo, será mais prático trabalhar suas estratégias de marketing digital em direção ao sucesso do seu empreendimento.

PASSO 01 – Criação de Site

É impossível explicar como fazer marketing digital sem mencionar o fator crucial: sua empresa precisa de um website!

Se você ainda não investiu na criação de site, não se preocupe. Considere uma agência de marketing digital para desenvolver um website veloz e compatível com dispositivos móveis.

Ele deve ter um layout atrativo e páginas que levem o usuário a conhecer sua história, apresentando com capricho seus produtos ou serviços.

PASSO 02 – Otimize Seu Site

Com a conclusão da primeira estratégia de marketing digital, o próximo tópico de seu planejamento é considerar o SEO do seu site.

Uma empresa especialista em Otimização de Sites realiza o levantamento e aponta as técnicas de SEO que o seu site requer.

Essa avaliação é extremamente importante para definir estratégias de marketing digital compatíveis para o bom ranqueamento do site no Google.

PASSO 03 – Produza Conteúdo de Qualidade

Possivelmente, você já sabe que todas as páginas de um site devem ter informações relevantes e descritivas sobre seu trabalho.

Mas não estamos falando de um conteúdo qualquer ou apenas exibir a trajetória do seu empreendimento.

O conteúdo adequado às estratégias de marketing digital é aquele que usa palavras-chave imperativas para destacar seu site nas buscas.

Ou seja, essa Criação de Conteúdo é especial e voltada exclusivamente para atrair, converter e acertar em cheio o seu público-alvo!

Conteúdo é Rei!

Conforme mencionado no tópico, acima, após as descobertas do especialista de SEO, você deve inserir textos porque em se tratando de marketing digital, o Conteúdo é Rei!

Entre os exemplos da produção de conteúdo estão os vídeos, imagens, textos para a Home do site ou páginas internas, artigos para blog ou legendas para as redes sociais.

PASSO 04 – Conte com as Redes Sociais

A cada passo, você está entendendo a trajetória ideal, além de como fazer marketing digital – o que fará toda a diferença para conquistar clientes em potencial.

Mas além do site, você também deve considerar campanhas em redes sociais como estratégias de marketing digital extremamente válidas para a sua empresa.

Com o Facebook e Instagram, você promove seu trabalho, aumenta o reconhecimento da marca e também suas vendas, considerando:

  • Saiba onde está o seu cliente: avalie o perfil do seu público e identifique quais canais de mídia social ele mais utiliza;
  • Crie um cronograma e publique conteúdo constantemente nas redes;
  • Ao mesmo tempo, comece a criar listas de influenciadores e outras pessoas com altas chances de se interessar por seus produtos. Essas pessoas podem ajudar a divulgar sua empresa compartilhando posts ou estabelecendo parceria.

PASSO 05 – Acredite no E-mail Marketing

Outra ferramenta poderosa é o e-mail marketing ou newsletter que você dispara para sua clientela.

Mas inicialmente, você precisa criar uma lista de e-mails, disponibilizando formulários para o usuário preencher em seu site para se cadastrar e receber novidades, por exemplo.

Com os dados informados por ele, você conhece melhor seu cliente e pode enviar ofertas, informar detalhes dos produtos ou novas postagens, sempre atraindo o leitor ao seu site.

Essa lista preciosa também pode ser criada com botões CTA que representam uma “chamada para ação”, do tipo ‘CLIQUE AQUI’ ou ‘LEIA MAIS’ – que, certamente, você já viu e clicou em inúmeros sites.

Avalie os Leads Recebidos

Lembre-se que o objetivo principal é obter endereços de e-mail. Em troca ofereça descontos, testes, materiais e e-books gratuitos para que eles se inscrevam.

Com a listagem de cadastro em “suas mãos”, é hora de segmentar seus leads de acordo com o funil de vendas.

Isso porque as informações preenchidas te norteiam sobre onde o usuário se encontra na jornada de compra.

Ele pode estar pechinchando valores, pode já estar decidido a comprar, ou ainda nem sabe se realmente precisa adquirir ou se o seu produto é o melhor para ele. 🤷‍♀️

Transforme-os em Leads Qualificados

Essa segmentação de leads divididos em ‘categorias de interesse’ é uma das estratégias de marketing digital mais decisivas, desde que você saiba aproveitar a listagem cadastrada.

Isso porque, só a inscrição é um bom indício e grande oportunidade para você trabalhar e desenvolver a preferência dele pela sua empresa!

Para isso, envie conteúdos que combinam com o estágio do cliente: traga-o aos poucos para o seu site; desperte atenção ou interação, ou dispare logo uma promoção imperdível para ele fechar negócio! 💰

PASSO 06 – Invista em Anúncios

Em paralelo às técnicas acima, vale a pena configurar uma campanha do Google Ad Words com palavras-chave relacionadas ao seu produto, além de campanhas de Remarketing no Facebook.

Essa última faz parte de estratégias de Marketing Digital que segmentam usuários e vão atrás daqueles que visitaram seu site, mas não compraram.

Vale lembrar que anunciar no Google demanda investimento de dinheiro, tempo e dedicação.

Contudo, também existem outras maneiras com um custo benefício melhor para elevar o posicionamento do seu site, atrair mais visitantes e, consequentemente, impulsionar suas vendas!

Escolha Estratégias de Marketing Digital Competentes

estratégias de marketing digital
Como Fazer Marketing Digital Eficiente, colocando a concorrência no chinelo!

Exemplo disso é que aqui na Cia Web Sites, realizamos a otimização para que suas páginas obtenham uma colocação excelente organicamente – isto é, sem precisar gastar com anúncios. 🙌

O importante é seguir esse passo a passo de estratégias de marketing digital, começando pelo investimento no site, SEO e marketing de conteúdo.

Depois de conseguir implementá-las, em curto ou médio prazo você já começa a experimentar o aumento do tráfego e, claro, a receita da sua empresa!

Entre em contato conosco e conheça soluções de planejamento e análise de dados efetivas que comprovam a aplicação de estratégias de marketing digital competentes em seu negócio!

Jornalista que ama a criatividade digital. Sobreviveu à infância sem internet, e pertence à geração que deve (ria) equilibrar Vida Real x Virtual. Quando debutante, conheceu e mergulhou no Mar Cibernético, de onde nunca mais saiu. Dizem que, de vez em quando, emerge das profundezas, pesca ideias do mundo real e volta a viver entre os navegantes, “marketizando” as experiências da superfície.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!