E-mail marketing: Descubra como aumentar suas vendas através dessa estratégia

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 15 setembro, 2019 ~ 6 minutos de leitura
E-mail marketing: Descubra como aumentar suas vendas através dessa estratégia

O E-mail Marketing é uma das mais tradicionais estratégias promocionais de marketing que existem. 

Mesmo sendo usada há tempos, a estratégia continua bastante forte, sendo uma das ações de marketing digital mais utilizadas no mundo dos negócios.

De acordo com a DMA Insights, 99% dos consumidores checam suas caixas de email diariamente, o que torna essa estratégia eficiente para manter a comunicação com os clientes. 

Entretanto, para utilizar o E-mail Marketing com o objetivo de alcançar altos resultados em vendas, é necessário ter um planejamento estratégico, para criar campanhas eficientes e que vão gerar oportunidades de venda. 

Coração Cia Web Sites

Nós formamos

Parcerias de longo prazo

Mais de 90% dos clientes Cia Web Sites continuam a fazer parceria conosco no segundo ano de sua campanha.

Fale conosco hoje!Botão Cia Web Sites

Para saber como utilizar a estratégia de E-mail Marketing na sua empresa, continue a leitura e confira as dicas que preparamos. 

Vantagens de usar o E-mail Marketing 

O e-mail é uma das plataformas mais usadas no mundo todo, e de acordo com a Radicati Group, empresa especializada em pesquisas sobre e-mail, espera-se que o número de usuários alcance 4,2 bilhões até o final de 2022.

Com esse poder de alcance, você consegue se comunicar com qualquer cliente, com muito mais efetividade do que em outras plataformas.   

De acordo com a Campaign Monitor, empresa global de tecnologia, um e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais, como Facebook e Twitter. 

Além disso, o retorno que o e-mail marketing pode trazer é imensurável, mas de acordo com um relatório feito pela DMA Insights, o Email Marketing tem potencial de ROI de pelo menos 3800%. 

Dessa forma, é possível perceber o quão vantajoso é utilizar o e-mail marketing como estratégia. 

Principais tipos de e-mail marketing

Existem diversos tipos de e-mail marketing, e cada um deles possui uma utilidade para sua estratégia de comunicação e venda. 

Entender seus formatos, objetivos e ocasiões de envio é importante para obter um bom resultado. 

Confira os principais tipos de e-mail marketing:

1. Newsletter

Um dos tipos de e-mail marketing é a newsletter, uma modalidade no qual são enviados para os contatos conteúdos informativos e de qualidade. 

Esse formato é interessante, pois a empresa mantém o relacionamento com aquele lead que ainda não fechou o negócio, com blogposts e artigos que busquem apresentar uma solução para o cliente. 

2. Boas-vindas

Há também o email de boas-vindas, que é uma ótima estratégia para valorizar o lead e inseri-lo dentro da jornada de compra. 

O e-mail de boas-vindas costuma ser o e-mail com maior taxa de abertura, podendo ser enviado logo após uma inscrição ou compra de um produto/serviço. 

Esse e-mail é importante para que você possa começar a relação com o usuário. 

3. Sazonal 

Os e-mails sazonais são enviados em datas comemorativas ou em ocasiões específicas, como aniversário do usuário, na Black Friday, no Natal e em outros dias festivos. 

Essas datas costumam ter mais potencial de abertura e venda, por isso não deixe nenhuma data passar em branco e prepare um e-mail personalizado.

4. Promocional

E o que não pode faltar, é o email-marketing promocional, usado para divulgar promoções e ofertas, estimulando vendas diretas, seja de um produto ou serviço.

Porém, se atente para não enviar para todo o seu público, e sim apenas para os leads que estão no último estágio do funil de vendas, prontos para realizarem uma compra.  

Agora que conhecemos os tipos principais de E-mail Marketing, vamos às dicas de vendas por e-mail.

7 dicas para elevar as vendas por meio do e-mail

Ao usar o E-mail Marketing da forma certa, é possível elevar as suas vendas e obter ótimos resultados, por isso veja as nossas dicas de como utilizar o e-mail:

1. Tenha uma base de e-mails consistente

Para que a ferramenta gere resultados, é preciso ter uma base sólida de contatos, que você pode obter ao solicitar o e-mail dos seus clientes e leads.

Mas tenha cuidado ao adquirir esses e-mails, evitando sempre a prática de comprar listas de e-mails, porque isso pode prejudicar o desempenho da sua campanha. 

Por isso, só utilize e-mails que foram disponibilizados pelos seus leads e clientes, em páginas de conversão ou em compras. 

2. Separe os contatos em listas

Para que a mensagem impacte o público certo, é necessário segmentá-lo. 

É possível separar os contatos por região, gênero, histórico de compra e muito mais.

Por exemplo, ao criar uma campanha de uma loja de roupas, é possível enviar certos produtos para cada gênero e idade, caso você tenha essas segmentações. 

3. Crie conteúdos atrativos

Como você é só mais um e-mail na caixa de entrada dele, é preciso inovar e se destacar no meio dos demais e-mails. 

Mensagens originais e chamativas atraem a atenção do consumidor, por isso invista na criatividade e faça e-mails diferentes. 

É hora de aumentar o nível de suas vendas

É hora de aumentar o nível de suas vendas

Nossa longa lista de serviços ajuda você a agitar seu setor e aumentar as métricas mais importantes, como as vendas.

NOS ÚLTIMOS 5 ANOS , GERENCIAMOS MAIS DE 11,5 MILHÕES DE TRANSAÇÕES EM NOSSA BASE DE CLIENTES.
Faça uma proposta! Ícone botão CIA

Com isso, o usuário que abre o e-mail é impulsionado a interagir e acaba avançando no estágio do fúnil de vendas, podendo tornar-se um cliente. 

Não se esqueça de fazer testes A/B com chamadas diferentes, testando quais palavras e frases costumam ter maior abertura de e-mail. 

4. Dê atenção especial ao layout

Além do conteúdo, o layout dos e-mails marketing também precisam ser de alta qualidade.

O apelo visual faz toda a diferença para passar uma imagem de credibilidade e profissionalismo, por isso invista em fontes, cores e imagens, sempre mantendo a harmonia no e-mail. 

5. Ofereça benefícios

Para promover um estímulo a mais para os clientes, disponibilize vantagens e promoções no e-mail, como brindes ou descontos especiais.

Dessa forma, você vai conseguir ter um melhor retorno em suas vendas por e-mail. 

6. Personalize os e-mails

Todo cliente gosta de ser tratado como único, e os e-mails personalizados são excelentes para a estratégia de E-mail Marketing. 

Uma forma eficiente de personalizar o e-mail, é inserindo o nome do consumidor no texto, que pode ser feito de forma automatizada, através das plataformas de automação de e-mail que oferecem essa função.

De acordo com o  HubSpot, as taxas de abertura e cliques aumentam quando o nome do destinatário é utilizado no assunto, por isso invista na personalização. 

7. Monitore os resultados

Para entender se aquela ação promocional ou conteúdo está tendo bom desempenho, é indispensável avaliar a performance, que pode ser feita também com a ajuda das plataformas automação.

Elas disponibilizam os números de abertura, cliques, rejeição e demais dados das campanhas de e-mail. 

Com essas informações, é possível mensurar e identificar quais estratégias estão dando certo e quais estratégias precisam ser melhoradas. 

Conclusão

Foi mostrado neste post quais as vantagens de usar o E-mail Marketing e quais as melhores formas de aplicá-lo na sua empresa. 

Se você gostou e quer colocar em prática, solicite uma proposta com a nossa equipe e aumente os seus resultados por e-mails, através do nosso serviço de Inbound Marketing.

Para saber mais, é só tocar no botão abaixo: