O Poder da Gestão de Projetos Para Agências

O Poder da Gestão de Projetos Para Agências

Postado em: 07 de novembro de 2018
Compartilhe

A Gestão de Projetos é uma função poderosa que administra os diversos projetos paralelos que a agência de marketing digital, por exemplo, assume, seja para garantir a entrega no prazo, a excelência do serviço final ou para nortear e organizar a produtividade da equipe de trabalho.

Mas o que é a Gestão de Projetos, de fato?

Segundo a Project Management Institute (PMI), uma instituição mundialmente reconhecida na formação de gestores de projetos, um projeto pode ser definido como:

“Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”

Projetos, portanto, podem ser executados em qualquer empresa seja ela prestadora de serviços ou fabricante de produtos, ou até mesmo na sua vida pessoal e em casa.

A gestão de projetos se faz importante, portanto, sempre que um projeto for realizado. Este gerenciamento se inicia mesmo antes do projeto iniciar – ou seja, durante sua fase de planejamento – e segue até a entrega, a fim de mensurar o resultado final.

gestão de projetos

Características do Projeto.

Saiba a Importância da Gestão de Projetos para Agências

Em uma agência, é comum existir diversos projetos paralelos, com prazos normalmente curtos e o nível de exigência dos clientes cada vez mais altos. Uma gestão dos projetos adequada se torna indispensável para garantir os pontos acima citados: prazo, qualidade e produtividade.

Todas as ações na empresa são capazes de gerar melhores resultados desde que seja feito um planejamento assertivo, uma execução eficiente, um monitoramento correto do andamento e a mensuração do resultado final bem analisado.

O gerenciamento de projetos em agências serve para garantir que o serviço seja concluído com sucesso e o cliente fique satisfeito com os resultados obtidos.

Conheça as 5 Fases de um Projeto em Agências

Iniciação do Projeto

Nesta fase, o cliente já está em contato com a agência, já demonstrou suas dores e suas necessidades e apontou o que deseja que a agência realize para ele. A partir disso, é necessário que o gestor de projetos entenda bem essas necessidades e busque compreender de forma geral quais as informações são de fato importantes como a limitação do escopo, o tempo disponível e o custo.

Devem ser levantados os riscos e requisitos iniciais e o que pode influenciar positivamente ou negativamente o sucesso do empreendimento. Em uma agência, o briefing e reuniões iniciais são fundamentais para delinear todas as questões apontadas.

Planejamento (E mais planejamento…😂)

Na fase de planejamento, as informações requerem um nível de detalhamento maior e o projeto, já aprovado, deve ser planejado minuciosamente. É necessário, neste momento, a descrição completa dos objetivos esperados e a definição da equipe.

Assim como reuniões entre os envolvidos, determinando exatamente qual o papel de cada um na execução do projeto e os prazos de cada etapa do desenvolvimento.

Um planejamento promissor toma tempo e muitas vezes este tempo é considerado um desperdício, mas na verdade um bom plano sempre elimina riscos, reduz retrabalhos e garante um resultado mais eficiente.

Execução do Job

O foco dessa fase é a execução do que foi planejado até o momento. Nesta etapa é muito importante um controle exato de todas as atividades executadas e um acompanhamento efetivo do que está sendo produzido e entregue.

Monitoramento e controle

O gestor de projeto deve executar esta etapa em paralelo com a fase de execução para garantir que todos os prazos sejam cumpridos. Bem como fazer ajustes pontuais caso haja alguma intercorrência ou alteração no escopo ou definição do planejamento para assim garantir a entrega do job com a qualidade e o prazo necessário para o sucesso do projeto.

Finalização

Com o Job finalizado, é preciso que o projeto seja analisado e aprovado pelo cliente. Nesta etapa podem ser demandados outros ajustes finais.  Além disso, deve ser mensurado o que foi realmente gasto, em termos de mão de obra e tempo realmente despendidos e se tudo foi executado como planejado.

Por último deve-se analisar as experiências e as lições absorvidas ao longo do processo que podem ser utilizadas em projetos futuros.

Otimize Seu Negócio!

Para garantir o sucesso dos Jobs de uma agência de marketing, a gestão de projetos é uma peça chave. Vale a pena considerar a relevância de uma gestão de projetos qualificada e satisfatória, delegando uma ou mais pessoas para tal função, além de recorrer aos softwares que ajudam a gerenciar processos e pessoas envolvidas.

Aqui na Cia Web Sites utilizamos o Teamwork como ferramenta de gestão de projetos, o que nos ajuda muito a organizar os prazos e tarefas a serem executadas. Conheça outras ferramentas de gestão online aqui.

E aí? Você tem um projeto de criação de sites, pretende otimizar seu site e garantir um site responsivo adequado ao seu público ou deseja investir em SEO para melhorar seu posicionamento no Google? Conte com a Cia Web Sites!

Vamos garantir que a gestão de projetos do seu site seja um sucesso!

Empreendedora por natureza, co-fundadora da Cia Web Sites, se sente realizada pelo que faz. Hoje, divide seu trabalho com o de ser mãe (esse sim é complicado rsrs). Organizada, gosta de ler, estudar e adora relaxar com a família e amigos nos finais de semana (tomando um vinho fica melhor ainda ?).

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!