O Poder da Gestão de Projetos Para Agências

Patrícia Moreno Por Patrícia Moreno em 7 novembro, 2018 ~ 2 minutos de leitura
O Poder da Gestão de Projetos Para Agências

A Gestão de Projetos é uma função poderosa que administra os diversos projetos paralelos que a agência de marketing digital, por exemplo, assume, seja para garantir a entrega no prazo, a excelência do serviço final ou para nortear e organizar a produtividade da equipe de trabalho.

Mas o que é a Gestão de Projetos, de fato?

Segundo a Project Management Institute (PMI), uma instituição mundialmente reconhecida na formação de gestores de projetos, um projeto pode ser definido como:

“Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”

Projetos, portanto, podem ser executados em qualquer empresa seja ela prestadora de serviços ou fabricante de produtos, ou até mesmo na sua vida pessoal e em casa.

A gestão de projetos se faz importante, portanto, sempre que um projeto for realizado. Este gerenciamento se inicia mesmo antes do projeto iniciar – ou seja, durante sua fase de planejamento – e segue até a entrega, a fim de mensurar o resultado final.

gestão de projetos

Características do Projeto.

Saiba a Importância da Gestão de Projetos para Agências

Em uma agência, é comum existir diversos projetos paralelos, com prazos normalmente curtos e o nível de exigência dos clientes cada vez mais altos. Uma gestão dos projetos adequada se torna indispensável para garantir os pontos acima citados: prazo, qualidade e produtividade.

Todas as ações na empresa são capazes de gerar melhores resultados desde que seja feito um planejamento assertivo, uma execução eficiente, um monitoramento correto do andamento e a mensuração do resultado final bem analisado.

O gerenciamento de projetos em agências serve para garantir que o serviço seja concluído com sucesso e o cliente fique satisfeito com os resultados obtidos.

Conheça as 5 Fases de um Projeto em Agências

Iniciação do Projeto

Nesta fase, o cliente já está em contato com a agência, já demonstrou suas dores e suas necessidades e apontou o que deseja que a agência realize para ele. A partir disso, é necessário que o gestor de projetos entenda bem essas necessidades e busque compreender de forma geral quais as informações são de fato importantes como a limitação do escopo, o tempo disponível e o custo.

Devem ser levantados os riscos e requisitos iniciais e o que pode influenciar positivamente ou negativamente o sucesso do empreendimento. Em uma agência, o briefing e reuniões iniciais são fundamentais para delinear todas as questões apontadas.

Planejamento (E mais planejamento…