5 razões para sua empresa aderir a um e-commerce
O e-commerce é uma modalidade de negócio que tem ganhado destaque e conquistado a preferência dos consumidores.
Ele traz mais conforto e praticidade para o dia a dia das pessoas, além de muitas outras vantagens para as lojas físicas.
A tendência é que esse tipo de venda cresça ainda mais, até que se torne a única opção daqui a alguns anos.
Até lá, é importante se preparar e modernizar o sistema de vendas para não ser pego de surpresa.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens do e-commerce para lojas físicas. Confira!
Como é feita a mudança para o ambiente on-line
Para adaptar uma loja física ao comércio eletrônico é necessário algumas ações, dentre elas entender o perfil do público-alvo.
A loja também deve cuidar para que o relacionamento com o cliente não seja abalado, uma vez que essas mudanças podem fazer isso.
É necessário escolher uma plataforma de confiança, já que ela vai expor os produtos e serviços, além de trabalhar toda a experiência do cliente.
Portanto, uma loja on-line que venda porta etiquetas para gondolas, por exemplo, deve ter:
- Qualidade;
- Agilidade;
- Informações aos usuários;
- Boa usabilidade.
O melhor método para começar é investindo em marketing digital para divulgar a mudança, bem como fazer o consumidor entender que as compras pela internet serão as mesmas de uma loja física, só que de um modo muito mais confortável.
Pontos fortes do e-commerce
Um empreendedor de loja física passa a ter muitas vantagens quando também decide trabalhar na modalidade e-commerce.
Dentre as principais vantagens que demonstram a importância dessa transição, estão:
1 – Integração entre loja física e loja on-line
Integrar a loja física com o site da marca promove muitas facilidades para o consumidor moderno.
Ele pode escolher como fazer a compra, bem como se deseja receber ou retirar a mercadoria.
2 – Baixa desistência
Muitas pessoas desistem quando veem o preço do frete, por isso, é interessante colocar a opção de retirar na loja.
Para as plataformas de serviço, como instalação de cerca elétrica, por exemplo, as desistências são ainda menores.
3 – Melhora o fluxo nas lojas físicas
Se o cliente escolheu retirar a mercadoria que comprou na plataforma em uma das lojas, o fluxo nesses estabelecimentos será maior e melhor.
Essa situação também traz outra vantagem, o fato de que, em muitos casos, quando o cliente vai retirar o que comprou, acaba realizando outra aquisição.
Por exemplo, se ele comprou pelo site de uma loja uma capa para piscina grande, ao ir até o estabelecimento físico pode se interessar por outros itens, como bombas, produtos para tratamento de piscina, etc.
Isso é muito benéfico para o negócio, uma vez que ele tem dois caminhos de vendas, além do fato de que um beneficia o outro.
4 – Mais flexibilidade em trocas e devoluções
Assim como fica mais fácil para os consumidores retirarem os produtos que compram, também fica mais fácil para eles trocarem as mercadorias.
O estabelecimento pode oferecer muitos serviços por meio dos canais digitais que simplificam o processo de troca, garantindo a satisfação dos clientes.
5 – Melhora do relacionamento e fidelização de clientes
Para fidelizar o cliente, um e-commerce de móveis de fibra sintética SP, por exemplo, pode oferecer um programa de pontos.
Para as lojas físicas, ele pode usar a plataforma para agendar horário de retirada e também atendimento com vendedores, ou, ainda, escolher a data de entrega.
Como trabalhar a marca com um e-commerce
A melhor maneira de se trabalhar um e-commerce é com o marketing digital e algumas estratégias. Um bom exemplo são as redes sociais, principalmente entre os seguidores do perfil da loja.
São pessoas que já conhecem os produtos e serviços, por isso terão mais facilidade em acessar a plataforma para conhecê-la.
Dessa forma, eles podem indicar o site para outras pessoas, o que aumenta os acessos e compras.
No site da loja é importante deixar em destaque essa novidade, para que os usuários saibam que podem comprar por ali.
O uso de anúncios pagos no Google e no Facebook também são excelentes estratégias para divulgar a marca por meio do e-commerce.
Conclusão
Vender tanto pelo ponto de venda quanto pela internet é muito vantajoso para o lojista, mas também para o consumidor.
Enquanto um aumenta seus lucros, o outro pode encontrar tudo o que precisa de maneira rápida, sem precisar sair de casa ou do trabalho.
São facilidades que o consumidor moderno preza muito, e que dentro de alguns anos dominarão o jeito de comprar. Por isso, nada melhor do que se adiantar e mergulhar no mercado eletrônico.