5 razões para sua empresa aderir a um e-commerce

O e-commerce é uma modalidade de negócio que tem ganhado destaque e conquistado a preferência dos consumidores.

Ele traz mais conforto e praticidade para o dia a dia das pessoas, além de muitas outras vantagens para as lojas físicas.

A tendência é que esse tipo de venda cresça ainda mais, até que se torne a única opção daqui a alguns anos.

Até lá, é importante se preparar e modernizar o sistema de vendas para não ser pego de surpresa. 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens do e-commerce para lojas físicas. Confira!

Como é feita a mudança para o ambiente on-line

Para adaptar uma loja física ao comércio eletrônico é necessário algumas ações, dentre elas entender o perfil do público-alvo.

A loja também deve cuidar para que o relacionamento com o cliente não seja abalado, uma vez que essas mudanças podem fazer isso.

É necessário escolher uma plataforma de confiança, já que ela vai expor os produtos e serviços, além de trabalhar toda a experiência do cliente. 

Portanto, uma loja on-line que venda porta etiquetas para gondolas, por exemplo, deve ter:

  • Qualidade;
  • Agilidade;
  • Informações aos usuários;
  • Boa usabilidade.

O melhor método para começar é investindo em marketing digital para divulgar a mudança, bem como fazer o consumidor entender que as compras pela internet serão as mesmas de uma loja física, só que de um modo muito mais confortável.

Pontos fortes do e-commerce

Um empreendedor de loja física passa a ter muitas vantagens quando também decide trabalhar na modalidade e-commerce.

Dentre as principais vantagens que demonstram a importância dessa transição, estão:

1 – Integração entre loja física e loja on-line

Integrar a loja física com o site da marca promove muitas facilidades para o consumidor moderno. 

Ele pode escolher como fazer a compra, bem como se deseja receber ou retirar a mercadoria.

2 – Baixa desistência

Muitas pessoas desistem quando veem o preço do frete, por isso, é interessante colocar a opção de retirar na loja.

Para as plataformas de serviço, como instalação de cerca elétrica, por exemplo, as desistências são ainda menores.

3 – Melhora o fluxo nas lojas físicas  

Se o cliente escolheu retirar a mercadoria que comprou na plataforma em uma das lojas, o fluxo nesses estabelecimentos será maior e melhor.

Essa situação também traz outra vantagem, o fato de que, em muitos casos, quando o cliente vai retirar o que comprou, acaba realizando outra aquisição.

Por exemplo, se ele comprou pelo site de uma loja uma capa para piscina grande, ao ir até o estabelecimento físico pode se interessar por outros itens, como bombas, produtos para tratamento de piscina, etc.

Isso é muito benéfico para o negócio, uma vez que ele tem dois caminhos de vendas, além do fato de que um beneficia o outro.

4 – Mais flexibilidade em trocas e devoluções

Assim como fica mais fácil para os consumidores retirarem os produtos que compram, também fica mais fácil para eles trocarem as mercadorias.

O estabelecimento pode oferecer muitos serviços por meio dos canais digitais que simplificam o processo de troca, garantindo a satisfação dos clientes.

5 – Melhora do relacionamento e fidelização de clientes

Para fidelizar o cliente, um e-commerce de móveis de fibra sintética SP, por exemplo, pode oferecer um programa de pontos.

Para as lojas físicas, ele pode usar a plataforma para agendar horário de retirada e também atendimento com vendedores, ou, ainda, escolher a data de entrega.

Como trabalhar a marca com um e-commerce

A melhor maneira de se trabalhar um e-commerce é com o marketing digital e algumas estratégias. Um bom exemplo são as redes sociais, principalmente entre os seguidores do perfil da loja.

São pessoas que já conhecem os produtos e serviços, por isso terão mais facilidade em acessar a plataforma para conhecê-la. 

Dessa forma, eles podem indicar o site para outras pessoas, o que aumenta os acessos e compras.

No site da loja é importante deixar em destaque essa novidade, para que os usuários saibam que podem comprar por ali. 

O uso de anúncios pagos no Google e no Facebook também são excelentes estratégias para divulgar a marca por meio do e-commerce.

Conclusão

Vender tanto pelo ponto de venda quanto pela internet é muito vantajoso para o lojista, mas também para o consumidor. 

Enquanto um aumenta seus lucros, o outro pode encontrar tudo o que precisa de maneira rápida, sem precisar sair de casa ou do trabalho.

São facilidades que o consumidor moderno preza muito, e que dentro de alguns anos dominarão o jeito de comprar. Por isso, nada melhor do que se adiantar e mergulhar no mercado eletrônico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários