As redes sociais estão se tornando cada vez mais populares, conforme mais usuários surgem. Com isso, elas se tornaram espaços propícios para divulgação de eventos. E como divulgar seu evento nas redes sociais?
Segundo pesquisa da Emarsys, 3,2 bilhões de pessoas usam ao menos uma rede social (o que corresponde a 42% da população mundial). Divulgar seu evento nas redes sociais é ter a certeza de que ele será visto.
Mas como divulgar seu evento nas redes sociais? Prossiga com a leitura do artigo e veja algumas dicas para divulgação de eventos!
Por que fazer divulgação em redes sociais?
Redes sociais são poderosas, gigantes e de incalculável alcance. É difícil não usar delas para divulgação online.
Afinal, por que redes sociais são tão boas para divulgação? Em parte, é por causa da expectativa que elas criam. No Facebook, por exemplo, é possível criar um evento e divulgá-lo, angariando novos participantes até a data de realização.
Além disso, elas permitem o direcionamento da comunicação, o que faz com que seus eventos alcancem as pessoas certas, que vão realmente marcar presença. Por fim, o motivo mais óbvio para utilizar: alcance de público.
Segundo a Emarketer em 2019, é possível alcançar públicos de diferentes gerações como:
- Geração millenials (90,4% são usuários);
- Geração X (77,5% são usuários);
- Baby boomers (48,2% são usuários).
Como divulgar seu evento nas redes sociais?
O segredo para divulgação online é criar a necessidade de ser parte do evento.
No plano de divulgação do evento, é importante utilizar das mais diferentes redes sociais – claro, sempre visando seu público-alvo. Além disso, deve aplicar diferentes estratégias de divulgação de eventos, de forma a ter maior sucesso.
Para lhe ajudar nisso, aqui vão algumas ideias para divulgação de eventos!
Crie o evento no Facebook
Uma das primeiras ideias para divulgação de eventos é justamente criar o evento na rede social. No Facebook, você tem a opção de cadastrar um evento dentro da plataforma e enviar o convite para diferentes pessoas.
Para ampliar o alcance, peça para essas pessoas também compartilharem o convite para outras. Duas formas a mais de impulsionar no Facebook são criar uma página para o evento e investir em anúncios pagos pelo Facebook Ads.
Crie uma hashtag para o evento
Para seu plano de divulgação de evento, é essencial criar uma hashtag. A #hashtag é uma das formas de identidade usada nas redes sociais, pois facilita a procura do público no Instagram, Twitter e Facebook.
Para ter uma ótima hashtag, ela deve:
- Ser curta;
- Não ter sido utilizada anteriormente, de forma não causar confusão no público;
- Ser facilmente associada ao seu evento.
Se possível, aproveite algum grande evento com hashtag para divulgação.
Grave vídeos curtos
Vídeos são uma das mídias mais consumidas na internet e isso não é diferente nas redes sociais. Gravar vídeos curtos é uma forma de criar expectativa sobre o que vai acontecer na festa. Podem ser depoimentos, bastidores, etc.
Faça uma cobertura ao vivo
Uma das estratégias de divulgação de eventos mais comum é a cobertura ao vivo, que pode ser antes, durante e depois do evento. Você pode divulgar trechos do evento ao vivo, postar os highlights nos stories, fazer enquetes, etc.
Compartilhe as novidades
Para criar o engajamento do público, algo necessário para seu plano de divulgação de evento, é importante postar atualizações e novidades. Ao serem constantemente informados sobre o evento, os usuários criam o sentimento de antecipação!
Destaque o espaço de eventos utilizado
O espaço de eventos é um elemento importante na divulgação, sendo um atrativo para cativar usuários. Por isso, uma das ideias para divulgação de eventos é destacar o espaço em suas postagens.
Para isso, é importante contar com o melhor espaço. Conheça a Quinta dos Pinheiros, um novo espaço verde em São Paulo que oferece um ambiente ideal para qualquer tipo de evento.
Sempre mantenha um toque pessoal
Aquele tom de voz robotizado é péssimo para engajar usuários a participarem do seu evento. É importante que crie uma mensagem humana e que pareça pessoal para quem a recebe. Se for enviar o convite por chat, crie uma mensagem personalizada.
Dessa forma, a divulgação em redes sociais será um sucesso.
Como ter sucesso com as estratégias de divulgação de eventos?
O importante para um evento é o planejamento: organizar bem o espaço, planejar as refeições, dividir bem as mesas e cadeiras, etc. Claro que esse planejamento também se estende à divulgação.
Então, como divulgar seu evento nas redes sociais? Simples, planeje todas as estratégias de divulgação antes. Tendo um plano para aplicar nas redes sociais, maior a chance de sucesso na sua divulgação de eventos.
Como CEO da Cia Web Sites, a função do Toni Campos é garantir o crescimento da agência e ajudando seus clientes a obterem ótimos resultados. Ele é um praticante de SEO de longa data, com mais de 12 anos de experiência ajudando empresas a aumentar sua receita online. Ao longo dos anos, ele também treinou vários profissionais de marketing digital.