Métrica inusitada para o tamanho de telas: as raças de cães

Métrica inusitada para o tamanho de telas: as raças de cães

Postado em: 20 de Março de 2017
Compartilhe

Computadores de mesa, notebooks, netbooks, smartphones, tablets, smartwatches e smart TVs. Bem, o que não faltam são opções e variações de tamanho de tela.

Para explicar melhor e termos a dimensão do número de variações dos tamanhos de tela que podemos encontrar no mercado hoje, vamos fazer uma comparação um pouco inesperada, mas bem eficiente: As telas são como cachorros, existem mais tamanhos do que podemos contar. Por mais estranha que possa parecer, a comparação cumpre bem a função.

Para entendermos melhor, se os tamanhos de tela fossem como raças de cães, os iPhones, com tamanho de 320 X 480 pixels, seriam como chihuahuas e os computadores de mesa, com 1920 X 1080 pixels, seriam como Dogues Alemães. E entre eles, os notebook e computadores de mesa um pouco menores, com tamanho de 1280 X 800 pixels, seriam com Bulldogs.

Veja o infográfico criado pela empresa canadense Mobify que exemplifica as variações.

É com base nesses diferentes tamanhos que projetamos os sites responsivos. Esse tipo de site é desenhado de modo que em cada tamanho de tela dos listados acima, o site seja visualizado da melhor maneira possível, a fim de que o usuário possa ver todas as informações de forma clara e objetiva. Infelizmente o levantamento acima é apenas uma base de orientação, pois existem muitos outros tamanhos de tela, além de formas de uso. Afinal, uma pessoa pode optar por usar o celular na horizontal, ou ainda redimensionar a janela do seu navegador no computador ao invés deixa-la totalmente aberta. Assim o que geralmente fazemos ao projetar um site é ajustá-lo para os tamanhos mais comuns. A empresa Mobify também levantou quais são os tamanhos mais comuns. Veja:

 

É com base nesses tamanhos que viemos criando sites até hoje. Mas amanhã, poderá surgir um novo modelo de smartphone e lá vamos nós ajustar tudo na tela novamente.

 

Fique atento e não perca as novidades do Cia News. Até a próxima.

Sou designer de interfaces e completamente apaixonada pelo que faço. Gosto de livros e de gatos. Acredito na filosofia para abrir a mente e claro, café, muuuuuito café, para mantê-la funcionando.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!