Descubra a Importância do Mobile First

Descubra a Importância do Mobile First

Postado em: 18 de julho de 2018
Compartilhe

Você sabe o que é mobile first? Apesar de não ser um termo novo, será que você dá a devida importância a ele? Se apenas ouviu falar, esse artigo vai te explicar todos os detalhes.

Contudo, pode ser também que você sequer se importe 😴com o Mobile First…Mas é preciso muito cuidado: se você pretende colher resultados melhores em seu negócio, independentemente do segmento, precisa olhar para o design responsivo com um pouco mais de carinho, atenção e até prioridade. Acompanhe para entender o porquê.

O que é Mobile First

Mobile First, como o próprio nome já diz, significa mobile primeiro, ou seja, 1⃣ 📲 –> 2⃣ 💻, uma abordagem que envolve a criação de um site para desktop a partir da versão móvel, que é então adaptada para telas maiores. Ao contrário da abordagem tradicional de começar com um site convencional e depois adaptá-lo à telas menores.

De modo geral, a estratégia de priorizar o celular representa o objetivo principal de melhorar a experiência do usuário de Smartphone em seu site. Com isso, seu negócio acompanha o ritmo da mudança de tecnologia e do comportamento do usuário, para que você não perca a interação nos principais pontos da jornada de compra.

Mobile First Index

Que a internet atualmente é massivamente mais acessada por dispositivos móveis que computadores convencionais todos sabem, mas a questão é que o mobile first vai influenciar com mais expressividade os seus resultados de SEO.

Com o comportamento móvel, isto é, muito mais gente acessando a internet no smartphone e tablet do que o desktop, faz sentido que a indexação da versão mobile dos sites seja feita.

O Mobile First Index é o termo usado, pois os motores de busca irão dar mais visibilidade para quem tiver o seu site 100% responsivo (Saiba mais sobre design responsivo). Esta é uma mudança gradual já anunciada por diversos especialistas, mas que não pode ser deixada para a última hora.

Sendo assim, se em pleno 2018 seu site ainda não está adaptado para os dispositivos mobile, corra para se atualizar!

Mobile First: como fazer

Se você ainda reside na “caverna”, e não possui um site com design responsivo, existem duas ótimas opções que viabilizam essa adaptação:

A primeira é o Bootstrap, uma ferramenta voltada para desenvolvedores na criação de sites com a versão mobile. Um de seus concorrentes é o Materialize, outro framework bastante requisitado porque agiliza o desenvolvimento de websites e sistemas mobile. Ambos são responsáveis pela atualização e adaptação do seu site ao mobile first.

Não perca essas Dicas de Ouro

Se antes você imaginava a versão mobile de seu site apenas como uma adaptação, repense. É melhor conceder a devida importância agora para não se arrepender depois!

Agora, se você já possui tem uma versão mobile ruim, certamente as pessoas fogem logo do seu site. Automaticamente, um conteúdo difícil de ser visualizado e/ou encontrado faz com que a taxa de rejeição do seu site aumente, e isso é a última coisa que um empreendedor digital espera, não é mesmo?!

Por isso, preparamos duas dicas imperdíveis para modernizar seu site de uma forma muito prática:

Aproveite este fiscal camarada

Mas se você ainda não se adaptou, nem tudo está perdido! Um excelente teste gratuito vai te auxiliar bastante com o mobile first. 

A Mobile Friendly é uma ferramenta do Google que vale como uma verdadeira ‘mão na roda’, porque analisa todo o seu site e, caso encontre algum ponto que pode ser melhorado, ela irá apontar para que você busque otimizar o seu site.

Carregue rapidamente

Um outro fator muito importante é a velocidade de acesso ao seu site, pois o usuário não tem mais paciência para esperar um site que demora vários segundos para ser carregado. Se isso estiver ocorrendo em sua página, certamente, ela vai perder acessos.

Se você precisa de ajuda para fazer esta análise, use o Pagespeed Insights, para testar o carregamento da página no celular e no desktop. O dispositivo também avalia a qualidade do site, e emite um relatório com várias informações de pontos que podem, e devem, ser melhorados.

Fique de olho no radar

Uma última dica, mas não menos importante, vai te ajudar a não ficar para trás no mobile first index. O site Speed Scorecard lhe permite medir a velocidade de acesso ao seu site, e cria um ranking com outros sites para que você investigue seus concorrentes.

Você acabou de aprender o que é mobile first e a importância desse recurso para otimizar ainda mais o seu site. Para colocar em prática, entre em contato com uma empresa que realmente domina o assunto:

A Cia Web Sites está preparada para colocar seus concorrentes no chinelo. E você?

Ligue: (31) 3564-2776.

Desenvolvedor Front End, graduado em Sistemas de Informação. Gosto de games, filmes, séries e jogar poker online ou com amigos. Sou um cara tranquilo, prestativo e estou sempre disposto a aprender coisas novas. Nada como um bom Rock acompanhado de uma cerveja bem gelada e churras.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!