Heurísticas de Nielsen: Como melhorar a usabilidade do seu site

Publicado ou atualizado em 25 junho, 2022
2 minutos de leitura
Heurísticas de Nielsen: Como melhorar a usabilidade do seu site

Aprimore a interface do seu site através das Heurísticas de Nielsen. Descubra agora quais são e como aplicar os 10 critérios de usabilidade de interface de sites, conhecidos como as Heurísticas de Nielsen.

O que são Heurísticas de Nielsen?

Heurísticas de Nielsen são 10 princípios de avaliação da usabilidade de interfaces de sites, criados pelo cientista de computação Jakob Nielsen em 1990. Estes princípios definem pontos importantes da composição de interfaces e devem ser considerados no momento da criação dos layouts“.

Jakob nielsen

Quais são as 10 Heurísticas de Nielsen?

Para facilitar o seu entendimento sobre as Heurísticas de Nielsen, iremos ilustrar agora os seus 10 princípios de design de interfaces no infográfico a seguir:

Heurísticas de Nielsen - Infográfico

10 Princípios de Design de Interface (Heurísticas de Nielsen)

  1. Visibilidade do estado do sistema
    O usuário deverá ser informado do que está acontecendo.
  2. Equivalência entre o sistema e o mundo real
    Use ícones relacionados ao mundo real. Exemplo: pintar > pincel.
  3. Liberdade e controle do usuário
    O usuário deve ter a liberdade para ignorar, avançar, voltar, etc.
  4. Consistência de padrões
    Preserve os padrões já conhecidos pelo usuário, tais como os botões em X para fechar, etc.
  5. Prevenção de erros
    Ações drásticas como deletar e sair devem ser confirmadas antes de serem executadas, evitando, assim, erros.
  6. Reconhecimento x memorização
    O usuário não tem obrigação de lembrar todo o caminho que fez dentro de um site. O uso da breadcrumb facilita isto.
  7. Flexibilidade
    O usuário deve poder escolher o melhor ajuste para utilizar a interface. Um bom exemplo disto são as janelas do Windows.
  8. Estética e Minimalismo
    Evite colocar muitas informações juntas. Ocultar parte da informação e permitir que o usuário a visualize apenas quando quiser é uma alternativa.
  9. Reconhecimento de erros
    Quando algo sair errado, deixe claro para o usuário o que está acontecendo e o que ele deve fazer para resolver.
  10. Ajuda
    Oriente o usuário sobre a informação necessária e sempre busque deixar isto o mais claro possível e da maneira mais rápida.

Bom, estas foram as 10 orientações dadas por Nielsen, que devem ser levadas em consideração na hora de fazer a atualização ou a criação de sites.

É hora de aumentar o nível de suas vendas

Nossa longa lista de serviços ajuda você a agitar seu setor e aumentar as métricas mais importantes, como as vendas.

NOS ÚLTIMOS 5 ANOS , GERENCIAMOS MAIS DE 11,5 MILHÕES DE TRANSAÇÕES EM NOSSA BASE DE CLIENTES.
Faça uma proposta!
É hora de aumentar o nível de suas vendas

Seguindo estas diretrizes, você irá aprimorar muito a sua usabilidade, proporcionando uma navegação muito mais agradável, eficiente e satisfatória aos seus usuários.

Nós expandimos seus negócios para que você possa aproveitar os prazeres simples da vida

Melhor agência para trabalhar projetos focados em SEO

670% de aumento nas conversões de anúncios pagos

Melhor agência para trabalhar projetos focados em SEO

Aumento de 327% nas sessões do site

Melhor agência para trabalhar projetos focados em SEO

Diminuição de 321% no custo por lead (CPL)

"Melhor agência para trabalhar projetos focados em SEO. Equipe muito profissional e atendimento perfeito!"

- Caio Freitas

Peça uma proposta

Ainda tem dúvidas? Não tem problema!
Deixe aí a sua pergunta nos comentários, que nós teremos o prazer em responder.

Fale com a Cia Web Sites

+55 (31) 3564-2776 | [email protected] | Fale com a Cia Web Sites

Artigos Relacionados

E, se você gostou do nosso infográfico sobre as Heurísticas de Nielsen, leia também outros conteúdos relacionados:

Top