7 desvantagens de temas de sites pré-construídos

Toni Campos Por Toni Campos em 26 março, 2022 ~ 4 minutos de leitura
7 desvantagens de temas de sites pré-construídos

Quando você se propõe a criar um site, pode ser muito tentador usar um tema de site pré-construído e pronto para uso. No entanto, as desvantagens dos temas de sites com templates prontos geralmente não é a melhor escolha.

Os temas pré-construídos (template pronto disponibilizado na internet) são tentadores como uma opção muito mais fácil e barata, e podem parecer muito atraentes nas visualizações! Mas, como diz o ditado, muitas vezes você recebe o que paga.

Aqui estão alguns dos principais problemas…

1 – Excesso de códigos e scripts

A maioria dos temas pré-construídos virá com uma variedade de recursos diferentes e integrações de plugins, a fim de cobrir uma ampla gama de funcionalidades ou elementos de design que o site possa precisar. Isso nem sempre é benéfico, pois nem todos esses recursos serão usados, deixando o site cheio de código desnecessário.

Os temas personalizados em comparação contêm apenas a funcionalidade necessária, codificada especificamente para um site.

2 – Uso intensivo de recursos

Como os temas pré-criados contêm várias versões e funcionalidades de modelos, esse código extra pode afetar a velocidade do site, dificultando a otimização. Alguns também virão com plugins necessários para instalar que, se não forem usados, estão deixando o site desnecessariamente lento.

3 – Projeto Restritivo

A personalização disponível em um template pronto da internet pode variar e geralmente é limitada aos modelos existentes que o tema fornece. Pode ser difícil se destacar da multidão, pois muitos temas template pronto compartilham uma aparência e layout semelhantes.

Com um tema personalizado, o designer tem a vantagem de começar de uma lousa em branco, com a capacidade de projetar um design totalmente personalizado que se ajuste à base de usuários pretendida. Um tema personalizado também pode ser adaptado para se adequar à marca existente e garantir que isso seja incorporado em todo o site.

4 – Dependente de atualização

Temas prontos da internet incluirão atualizações de versões futuras para corrigir quaisquer bugs, corrigir quaisquer vulnerabilidades de segurança encontradas e mantê-lo atualizado com as versões mais recentes do CMS. Eles dependem do desenvolvedor do tema para fornecer em tempo hábil se, por exemplo, uma nova atualização do tema for criada ou uma atualização do CMS for lançada. Quaisquer integrações de plug-ins também exigirão atualização e às vezes podem exigir licenças adicionais se não forem incluídas nas atualizações do tema.

Às vezes, grandes alterações são incluídas em uma atualização de tema, o que pode interromper a funcionalidade ou os elementos de design existentes e exigir uma correção manual.

Também é possível que o desenvolvedor do tema descontinue ou pare de atualizar um tema completamente, deixando-o vulnerável a hacks e permanentemente desatualizado quando uma nova atualização do CMS for lançada.

5 – Qualidade do Código

A maioria dos temas comprados fornece demos para que você possa visualizar com antecedência a aparência de determinadas páginas e modelos. No entanto, eles se concentram principalmente em mostrar os elementos de design e frontend, e nem sempre é possível visualizar a qualidade do código dessas demos.

Quaisquer bugs com o tema na maioria das vezes não serão identificados até que o tema tenha sido comprado e instalado.

6 – Limitações de SEO

Assim como não é possível avaliar o código do tema antes de comprar, também não é possível verificar se o tema está otimizado de forma eficiente para SEO. Isso pode impedir que uma campanha de SEO atinja todo o seu potencial se o tema não for adequado para seguir as melhores práticas de SEO.

7 – Suporte Limitado

O suporte adicional pode variar de acordo com os temas comprados, a maioria terá um sistema de tickets ou seção de comentários para relatar bugs, que dependem muito da capacidade de resposta do desenvolvedor. A maioria dos temas também terá um limite de tempo de suporte oferecido para essas solicitações após a compra original. Quando isso expirar, pode haver um custo adicional necessário para receber uma resposta a um ticket de suporte.

Devido a essas principais desvantagens dos temas de sites pré-construídos, a Cia Web Sites desenvolve apenas temas personalizados, dessa forma, podemos garantir a qualidade e a longevidade dos sites que criamos.

Infelizmente, como você pode ver, esse não é o caso ao usar temas prontos da internet.

Entre em contato com nossa equipe para obter uma cotação para um site personalizado ou saiba mais sobre nossos serviços de marketing digital.

Toni Campos
Escrito por: Toni Campos

Como CEO da Cia Web Sites, a função do Toni Campos é garantir o crescimento da agência e ajudando seus clientes a obterem ótimos resultados. Ele é um praticante de SEO de longa data, com mais de 12 anos de experiência ajudando empresas a aumentar sua receita online. Ao longo dos anos, ele também treinou vários profissionais de marketing digital.