SEO para sites – Melhores Técnicas de SEO
Destaque-se nos buscadores através das técnicas de SEO para sites
Em tempos de crescimento acelerado do marketing digital em nível mundial, as técnicas de SEO para sites têm sido utilizadas como importantes aliadas às estratégias de divulgação dos milhares de sites e blogs registrados a cada dia.
De acordo com reportagem do portal Globo.com, só no ano de 2016, foi identificado um crescimento superior a 30% nos negócios online, o que representa mais de 23 milhões de novos clientes. O crescimento de transações comerciais realizadas a partir de dispositivos móveis (celulares e tablets) também é um dado que chama a atenção.
No mês de junho, por exemplo, 23% das compras online foram feitas a partir de um smartphone ou similar. Estes são números que, certamente, farão com que qualquer empresa repense suas estratégias de marketing para se inserir ou se destacar nesta nova modalidade de negócio.
O que é SEO

A sigla SEO tornou-se conhecida dos webmasters a partir de 1997, um ano após o lançamento do Google, que é o site de buscas mais famoso do mundo. O termo SEO define técnicas utilizadas para otimizar sites perante os critérios de busca na internet.
No marketing convencional, a publicidade e a propaganda têm como objetivo divulgar as características do produto ou serviço, quase sempre através de recursos audiovisuais. E é exatamente o sucesso deste tipo de divulgação que faz com que o produto ou serviço anunciado se destaque em relação à concorrência.
Já no marketing digital, a dinâmica é totalmente diferente do convencional. Existem vários outros critérios que podem fazer com que seu site, blog, redes sociais ou e-mail marketing ganhem destaque. E é por esta razão que as técnicas de SEO para sites têm sido cada vez mais utilizadas.
Elas são capazes de trazer à luz alguns parâmetros específicos, além de indicadores e atributos. Estes, ao serem utilizados durante a criação do site, blog, etc. poderão dar mais visibilidade à presença da sua empresa na internet, em relação às demais.
Atributos Importantes das Técnicas de SEO para Sites
Conheça agora um pouco mais sobre alguns destes atributos importantes para o SEO:
Título
Conhecido como title tag, o título é considerado (de longe) o atributo de maior influência para as técnicas de SEO para sites, no que diz respeito ao posicionamento do site no ranking do Google. Isto se deve ao fato de que o algoritmo do buscador tem o propósito de destacar a relevância do tema digitado na caixa de busca com os conteúdos dos sites apresentados nos resultados. Assim, ele consegue oferecer ao usuário uma melhor experiência no processo de busca.
Para se otimizar a title tag, podem ser usados parâmetros importantes como:
- Não ultrapassar o limite de 65 caracteres;
- Estabelecer um padrão para os títulos;
- Utilizar o nome da página em todas as title tags, porém, alterando-a de acordo com seu conteúdo;
- Usar palavras-chaves que estejam dentro do contexto abordado e que façam sentido;
- Repetir o título no conteúdo da página.
Link Building
Se o atributo anterior é considerado o mais importante, este é, sem dúvidas, o que exige mais cuidado e critério em sua elaboração. Em contrapartida, é o que traz mais resultados.
Elaborar um link eficiente é quase uma arte. Assim como o título, ele também é um responsável direto pelo posicionamento do site no ranking, destacando a relevância e a popularidade de um site. E, para que um link seja realmente eficiente, é necessário ter cuidado, não apenas com o link propriamente dito, mas também com fatores como a palavra-chave do texto âncora.
A qualidade e a quantidade são outras duas características necessárias para se obter um perfil funcional de link. Conheça mais sobre estes dois itens:
Qualidade dos Links
O nível de qualidade de um link pode ser medido através de vários fatores, sendo que o texto âncora é um dos principais. É ele quem define o assunto principal da página à qual o link se refere. Os melhores links são aqueles naturais, ou que soam de forma mais natural possível. Os mecanismos de busca possuem recursos para identificar os links que atingem métricas altas.
Quantidade de Links
Ter quantidade de links consiste em diversidade de tipos de domínio de links e de domínios que linkam para o site. O importante é combinar a quantidade de links com a diversidade de conteúdos, todos dentro de um mesmo contexto, ou seja, de conteúdos relacionados.
Search Console do Google
Anteriormente conhecido como Webmasters Tools, o Search Console, além de mudar de nome, recebeu vários outros recursos e opções de relatórios, como:
Search Appearance ou Aspecto de Pesquisa
Consiste em um grupo de relatórios que auxilia o usuário a obter marcações mais bem estruturadas a serem exibidas nos resultados das buscas. Além disto, oferece dicas sobre descrições e títulos mal escritos, indicando, com exatidão, a página onde o problema se encontra, para que o usuário possa realizar a correção.
Google Index ou Índice do Google
Dentre os relatórios que este recurso permite gerar, o mais pertinente oferece ao usuário a possibilidade de acompanhar, através de um gráfico, a quantidade de páginas do site que estiveram indexadas no Google no decorrer do tempo de registro.
Security Issues ou Problemas de Segurança
Este relatório tem o objetivo de manter o usuário informado sobre eventuais problemas com malwares ou similares. Além disto, o Google pode avisar o usuário sobre quaisquer tentativas de hacking.
Messages ou Mensagens
Através desta opção, o usuário pode receber várias mensagens. Elas podem ser notificações simples ou, ainda, mensagens de alertas sobre problemas encontrados pelo Google que podem comprometer a presença do site do usuário nos resultados de buscas.
Dashboard ou Painel
Apresenta relatório com informações relevantes do Search Console, além de gráficos que ajudam a analisar os principais erros de rastreamento, mensagens que ainda não foram lidas, sitemaps e Search Analytics, permitindo ao usuário identificar a eventual necessidade de tomada de ações corretivas para garantir a “boa saúde” de seu site.
Search Trafic
Fornece um relatório ao usuário com o número de vezes que o seu site foi exibido nas buscas, identificando o posicionamento médio, as palavras mais relevantes e os backlinks (link building) do site. Isto permite que sejam identificados quais são os “bons” e os “maus” links. Além disto, apresenta as eventuais penalizações que o site possa ter recebido, bem como algumas dicas para melhorar a visualização do site em dispositivos móveis.
Crawl ou Rastreamento
Oferece relatório com ações críticas e apontando os erros encontrados pelo Google durante a tentativa de acessar o site. Isto permite que o usuário possa corrigir tais erros. Ele poderá também fazer testes para verificar a forma como o Google recebe as informações do seu site, bem como enviar sitemaps, testar robots.txt e receber informações sobre o tempo de carregamento do site.
Utilizando estas técnicas de SEO para sites, você terá mais condições de seu site se destacar perante a concorrência.
Como usar SEO no site?

Como usar SEO no site? Esse é um questionamento comum para aqueles que estão em busca de informações a respeito de posicionar bem a sua página.
Pensar nisso é fundamental, afinal quem é que não recorre ao Google quando precisa encontrar alguma coisa? Difícil encontrar quem vá até o mais famoso buscador, não é mesmo?
Quem ainda está querendo saber como usar SEO no site deve entender que o Google procura a partir da busca feita as páginas que apresentam algum tipo de relevância para quem está procurando.
Isso quer dizer que, é o Google que vai atrás de informações a respeito daquilo que a pessoa digitou. Entenda neste artigo como usar SEO no site e tenha sucesso!
Boa leitura!
Mas, como o Google trabalha?
Mas, o que é SEO no marketing digital? Como utilizar esse recurso? Como se valer dele para fazer novos negócios? Quer saber essas respostas? Então, confira esse conteúdo que preparamos!
Como usar SEO no site passa pela forma como o Google trabalha. Para ele dar os resultados após a busca, ele pesquisa as páginas e coloca elas em um ranking.
No momento em que o usuário digita o que ela deseja encontrar, os robôs fazem um filtro sobre todos os sites que contam com aquele terno e a busca é estabelecida de acordo com a importância encontrada.
Sendo assim, quanto mais bem posicionada estiver a sua página, maiores serão as chances de ela aparecer logo nas primeiras posições.
Com isso, aumentam as possibilidades de os usuários clicarem nela em busca do que estão procurando.
Além do Google, existem outros buscadores que tem o mesmo princípio de funcionamento e cada ao dono da página saber o que é SEO no marketing digital, pois isso vai ser de extrema importância em busca do melhor ranqueamento.
Entendendo o que é SEO
Acima, falamos sobre como o Google trabalha, porém agora o nosso objetivo é te explicar mais sobre como usar o SEO no site.
Primeiro, é preciso entender que SEO consiste em diversas técnicas que são empregadas com o objetivo de fazer com que sua página ocupe sempre as melhores posições quando os resultados dos buscadores aparecem.
Para isso, será necessário fazer com que sua página seja preparada de forma completa a fim de fazer com que os robôs entendam o tipo de informação que existe ali.
O que é seo e como usar passa ainda pelo entendimento das diferenças entre as páginas que são divididas em on-page e off-page. A off-page serão aplicadas técnicas que vem de forma para dentro, ou seja, serão disponibilizados links de outros sites que remetem a sua página.
No caso das ações on-page, as técnicas têm como foco melhorar a velocidade de carregamento, os códigos e o conteúdo.
Essas ações são fundamentais, porque elas são que vão fazer com que sua página obtenha um melhor posicionamento e até mesmo de maneira orgânica, que nada mais é do que uma boa posição sem que seja necessário investir recursos para aparecer.
Como usar SEO no site?
Como usar SEO no site pode ser aplicado de diferentes maneiras.
As técnicas podem estar presentes nos textos que integram o corpo do site, nas configurações escolhidas, na forma como as imagens são disponibilizadas e no nome que é dado aos conteúdos.
Fato é que quando mais otimizada a página for, a tendência é que ela figure logo nas primeiras posições.
Isso é indicado, porque as pessoas sempre costumam clicar nas páginas que aparecem primeiro e o resultado disso é mais tráfego.
Ou seja, mais gente navegando no seu site, mais vendas e você acaba se destacando e passa a ser referência, o que também é fundamental quando o tempo é SEO.
Saiba o que faz do SEO algo essencial para sua página
Muitas pessoas até sabem o que é SEO, mas acabam deixando para depois a temática. Contudo, quem está na web e deseja se destacar precisa entender o valor do SEO.
A pessoa que está na web atua de maneira a querer não somente ser vista, mas também lembrada como um referencial, independentemente da área em que atua.
Quando um site está otimizado, ele passa a ser recomendado e mostrado logo entre os primeiros resultados.
Dicas para aplicar SEO no meu site
Mas, o que isso significa de maneira efetiva, aplicar SEO em meu site?
Você pode estar se questionando e vamos dar um exemplo para facilitar o entendimento. Imagine que sua empresa venda camisetas importadas.
Todos os meses, cerca de 70 mil pessoas buscam no Google as palavras-chave “camisetas importadas”.
Se a sua página figurar entre os primeiros resultados, a tendência é que ela receba mais visitas.
Como consequência, é muito provável que as vendas também aumentem. É tudo o que você precisa, concorda?
Por isso, a partir de agora vamos trazer algumas dicas sobre como usar SEO no site.
Dica 1 sobre como aplicar SEO no site
Para começar, é fundamental que o foco esteja no seu usuário. Sendo assim, é fundamental estar atento a intenção dele no momento da busca.
Depois disso, é fundamental colocar em sua estratégia palavras-chave que tenham cauda longa. O que é isso?
Cauda longa
As palavras-chave cauda longa são aquelas que contam com três ou mais palavras e juntas acabam formando até mesmo uma pequena frase.
Ao optar por essa estratégia, sua empresa consegue encontrar alguém que está em busca de uma pesquisa segmentada e que é mais especialista.
Assim, você vai acertar em cheio na necessidade da pessoa, sendo a solução exata para o cliente.
Dica 2 sobre como aplicar SEO no site
Além disso, outra recomendação é na hora de definir o termo que irá ser sua cauda longa, ainda é preciso fazer uso de sinônimos e de palavras que tenham uma semântica parecida.
Essa ação é fundamental, porque os robôs do Google estão prontos para fazer avaliações.
Levando em consideração a forma com que as palavras-chave são disponibilizadas.
Lembrando ainda a semântica e o contexto, pois a partir disso eles vão apontar a relevância do conteúdo para o usuário que fez a busca.
Conclusão
Sendo assim, o indicado é que você faça muito uso dessa dica, mas lembre-se de fazer de forma natural, ok?
Porque os robôs também estão atentos a ações que pareçam forçadas.
Esperamos ter te ajudado a entender o que é SEO e como usar da melhor maneira possível.
Coloque essas dicas em prática e aguarde os resultados, porque com certeza eles vão te surpreender!
Se precisar de uma equipe que efetue essa e outras técnicas de SEO conte com a CIA!
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