Dicas para reduzir a taxa de rejeição de seu site
Você acompanha a taxa de rejeição de seu site? Pois é, essa é mais uma das métricas que os profissionais envolvidos com SEO devem ficar sempre de olho. E mais do que isso, é ainda necessário trabalhar para que essa taxa não seja muito alta. Mas nós podemos te dar uma ajudinha!No post de hoje, nós explicamos o que esse termo significa, qual o seu impacto nas suas estratégias de SEO, por que ela é tão importante e ainda mais: damos várias dicas para reduzir a taxa de rejeição de seu site!Continue a leitura para saber tudo!
Bom, a taxa de rejeição – ou bounce rate – é o índice que mede o tempo em que as pessoas acessam um site através de uma página (que é a página de entrada) e logo o abandonam, sem nem mesmo chegar a realizar nenhuma ação, como clicar em um call to action ou migrar para outra página no mesmo site.Pode ser que haja uma confusão com o termo taxa de saída, que por sua vez indica quantas vezes determinada página foi a última de um site em que o usuário esteve e depois finalizou sua visita ao site como um todo, mas são coisas diferentes. 
Se essa é uma métrica que te preocupa e que realmente possui um impacto nas suas estratégias de marketing e vendas, saiba que é possível reduzir a taxa de rejeição do seu site.
O que é taxa de rejeição?

Por que é importante acompanhar essa taxa?
Explicando assim você pode até se perguntar por que medir essa taxa é tão importante. A taxa de rejeição é muito sintomática, uma taxa mais alta ou mais baixa pode indicar muitas coisas em relação às suas estratégias de marketing digital. Uma dessas coisas é o baixo engajamento dos usuários, pois significa que eles não estão interagindo com o conteúdo do site e nem acessando outras páginas linkadas. Para anúncios pagos, uma bounce rate alta é ainda mais preocupante, pois a cada clique é cobrado uma quantia financeira e se uma pessoa clica no anúncio, mas não desenvolve mais nenhuma ação depois disso, significa que foi dinheiro gasto atoa.Para Neil Patel, um dos maiores gurus do SEO, uma taxa de rejeição muito alta pode ter a ver com a dificuldade em conseguir inscritos em newsletters, pouca conversão de leads e de clientes, entre outras coisas.
Como calcular a taxa de rejeição
Segundo o próprio Google:“O cálculo da taxa de rejeição é feito com a divisão das sessões de página única por todas as sessões. Ou seja, ela é a porcentagem de todas as sessões do seu site nas quais os usuários visualizaram somente uma página e acionaram apenas uma solicitação ao servidor do Google Analytics.”A bounce rate não tem tanto a ver com o tempo que a pessoa passa no seu site ou em uma página, ela é calculada a partir do percentual de usuários que entram e saem em uma página, e não tomam nenhuma ação para partir para outras no mesmo domínio.Você pode usar o Google Analytics para captar esses dados e medir a taxa de rejeição. Essa é uma ferramenta muito importante, essencial para avaliar o andamento de suas estratégias.Qual taxa de rejeição é aceitável?
Isso vai depender de vários fatores, como o tipo de site, de conteúdo, o seu nicho, etc. Para a Quicksprout, a bounce rate média para cada um deles é:- Varejo – 20 a 40%
- Landing pages simples – 70 a 90%
- Portais (exemplo: G1) – 10 a 30%
- Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%
- Venda de serviços (geração de leads) – 30 a 50%
- Sites de conteúdo – 40 a 60%
- Blogs – 70 a 98%
Como reduzir a taxa de rejeição de seu site
