Como ser um ‘Jedi’ do SEO On-page

Muito se fala de SEO On-Page e o que vemos é sempre a mesma coisa. Mas queremos ensinar a você alguns truques diferenciados para se tornar um verdadeiro mestre Jedi da otimização nas páginas internas do seu site.

Para isso, não falaremos sobre o que sempre é dito de SEO On-Page, pelo contrário! 😱 O intuito desse post é te passar algumas maldades que aprendemos após 7 anos prestando o serviço de otimização de sites. Percebeu como está imperdível?!

Link Juice, o que não te falam?

Já sabemos que o link-building interno é fundamental para mostrar ao Google do que se trata cada página e ranqueá-las de acordo.

O que talvez seja novidade para você é que nos últimos tempos o NOFOLLOW “rouba” link juice:

Como você pode ver na imagem acima, o nofollow não transfere juice, porém o juice não é redistribuído para os links DOFOLLOW, pelo contrário, ele é perdido.

Isso faz com que a porcentagem de juice destinado ao nofollow seja desperdiçada: não vai para lugar nenhum (juicelost)!

Nofollow interno

O Google não recomenda que seja usado o atributo nofollow internamente, mas já vimos ao longo dos anos que se seguirmos tudo que o Google recomenda a gente pode se atrapalhar e em alguns casos até perder posição.

Ao longo do último ano fizemos vários testes no on-page e um que surtiu muito efeito foi colocar nofollow nos links de telefone, e-mail e redes sociais.

Agora, uma coisa interessante que notamos e que muitas pessoas fazem é duplicar links. Observe o exemplo para entender melhor:

Isso que você vê na imagem acima são os posts de um site com boxes que estão na Home. É muito comum colocarem link na imagem e no botão, e esse não é o método mais adequado ao resultado.

Mesmo perdendo um pouco de juice, é melhor utilizá-lo a favor da palavra-chave, pois um âncora “LER MAIS” de nada ajuda no ranking.

Ainda falando dos boxes dos posts, percebemos uma melhora significativa em diversos experimentos fazendo as seguintes alterações:

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  • Remova o link da imagem;
  • Coloque nofollow no botão;
  • Coloque link no título.

Ainda relacionado a isso, faça o teste com os Plugins de carrossel (usar alguns com rolagem infinita costuma dar uma atrapalhada no link-juice).

Slide, carrossel e #top

Em vários sites, removemos a tag<a> das setas dos slides, carrossel e o #top (aquela seta no rodapé que volta a tela pro topo). Ao invés disso colocamos o onclick do javascript (por não distribuir link-juice e ser mais rápido que o jquery).

Ferramentas para checar o On-page

Em sites pequenos, essas ferramentas não precisam ser usadas, a menos que você queria atingir a máxima performance.

SiteAnalyzer

O site-analyzer.com é, sem dúvida, um dos melhores analisadores de on-page, muito detalhado e eficiente, porém o preço não é muito acessível.

Lighthouse

O lighthouse é uma extensão para o Chrome desenvolvida pelo próprio Google. Apesar de ser focado em Progressive Web Apps, ele é uma ferramenta formidável para os desenvolvedores.

Ele trata as diferentes “áreas” do SEO, separando-as e pontuando-as em:

  • Performance;
  • Progressive Web App;
  • Acessibilidade;
  • Melhores práticas;
  • SEO.

Dicas rápidas de SEO

🥇Insira sua keyword entre as primeiras 100 palavras da página;

🥇Use Outbound links nos posts do blog;

🥇Use LSIs nas páginas para mostrar ao Google do que exatamente você está falando;

🥇Coloque o link “home” do menu como nofollow.

Aplique essas técnicas junto às que você já conhece e você verá uma melhora significativa em seu site.

Se achar complicado, fique tranquilo e aposte em quem realmente tem autoridade para colocar seu site em destaque. A Cia Web Sites é especialista em otimização aplicando estratégias infalíveis de SEO On-Page e Off-Page.

Navegue em nosso site para maiores informações ou, para conferir outras dicas promissoras sobre otimização, basta clicar aqui.

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