O que é Gamificação em Marketing: entenda o conceito

Você sabe o que é Gamificação em Marketing? Entender esse conceito é importante para poder colocá-lo em prática e ajudar o seu negócio a ter melhores resultados de marketing em todas as áreas. É importante ter em mente que, por mais que seja um conceito poderoso, a Gamificação por si só não é capaz de fazer milagres e carregar uma estratégia completa nas costas. No entanto, ela é muito poderosa e pode ajudar qualquer negócio a vender mais se usada em conjunto com outras ferramentas.

Hoje em dia, a Gamificação é um conceito usado em várias áreas, desde a medicina até na política e educação, passando, claro, pelo Marketing. Para muitos, a Gamificação é a ferramenta mais poderosa para engajar as pessoas em uma atividade e otimizar o tempo de resposta para alcançar um objetivo específico. Portanto, estratégias de Gamificação começam a ser usadas em vários problemas sociais ou empresariais.

Quer saber o que é Gamificação em Marketing e entender o conceito para colocá-lo em prática? Então siga a leitura abaixo!

O que é Gamificação em Marketing: entenda o conceito

Para entender o que é Gamificação em Marketing, é preciso compreender primeiro o que é Gamificação e como ela funciona em todas as áreas nas quais pode ser aplicada. Só assim podemos entender o mecanismo do funcionamento dessa ferramenta.

Gamificação é um conceito que consiste em transformar um problema em uma tarefa dividida em níveis, de modo a explorar o sistema de recompensa do nosso cérebro para nos engajar na solução dessa questão. Confuso de entender? Vamos dar um exemplo para ficar mais simples!

Imagine que é necessário engajar um grupo de alunos no aprendizado de uma língua estrangeira. O processo de gamificação vai pegar o aprendizado desse idioma e dividir em estágios para que o conhecimento do ponto anterior seja útil no ponto seguinte, criando uma escada de crescimento contínuo. Dentro dessa escada, o usuário ganha uma recompensa a cada novo nível enfrentado e vencido. Assim, ele tem a dose exata de desafio e de recompensa para poder se engajar no processo de maneira mais fácil.

Isso acontece porque nosso cérebro tem um sistema de recompensa que é focado em nos manter direcionados em ações que são benéficas para nosso bem estar e sobrevivência. Por exemplo, alimentos que são importantes para nossa sobrevivência no curto prazo (como alimentos com gordura ou açúcares) são considerados “gostosos” pelo nosso sistema de recompensa para nos incentivar a comê-los e ter energia para sobreviver na selva.

O legal da Gamificação é que ela controla o nível de dificuldade e as ferramentas das pessoas para superar cada obstáculo. Afinal, a informação aprendida hoje é a chave para superar o problema de amanhã. Isso mantém a nossa mente engajada no processo de constante melhoria e, por isso, esse conceito é tão usado para aprendizado.

No caso do Marketing, a Gamificação de Marketing é uma ferramenta focada na fidelização dos clientes e no aumento de engajamento nas estratégias de redes sociais, que são aquelas que mais dependem desse movimento.

Ao estabelecer uma estratégia de marketing gamificada, a empresa coloca seus seguidores, leads e clientes em uma corrente de engajamento que vai fornecer mais informação, melhor aprendizado e mais qualificação naquela pessoa.

Normalmente, basta ver como funcionam os muitos MMORPGs disponíveis no mercado. Eles são feitos para que o jogador “se vicie” ao engajar constantemente em desafios cada vez mais complexos e com recompensas cada vez melhores. No site DFG Games existem vários exemplos desses games.

Como colocá-lo em prática?

Se você tem o objetivo de colocar uma estratégia de marketing gamificada em ação, então precisa pensar inicialmente no objetivo que você quer alcançar. Ou seja: onde você quer que o alvo da sua ação (clientes atuais, leads ou seguidores em redes sociais) estejam no fim da jornada?

Em seguida, estabeleça onde eles estão. Essas duas informações ditarão qual é o percurso que deve ser percorrido pela pessoa dentro da estratégia gamificada. Por exemplo, suponha que seu objetivo é fidelizar um cliente que comprou na sua loja. Hoje, ele é um cliente que fez 1 compra, mas você quer que ele seja o cliente que faz assinatura dos serviços. Sabendo o ponto inicial e o final, você pode definir a jornada em níveis para que ele supere. Por exemplo, pode determinar recompensas para uma nova compra, para novas 3 compras e para novas 5 compras. Isso estimula o usuário a comprar de novo e de novo até perceber que vale mais a pena assinar o serviço.

Depois, determine regras claras e fixas do jogo, pois toda estratégia de gamificação precisa de regras que não sejam mutáveis. Por fim, crie os níveis sabendo que o que foi aprendido ou concluído em um nível deve ser usado na resposta do próximo.

Agora que você já entendeu o que é Gamificação em Marketing e já viu como colocar esse conceito em prática, o próximo passo é começar a planejar a sua estratégia de gamificação. Lembre-se de que o objetivo é sempre estabelecer uma rota de crescimento engajante, que faz com que o usuário receba recompensas por alcançar determinados objetivos que você quer.

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