Criação de sites
Sites profissionais e inteligentes

Negócios e home office: como proteger seus dados e conexões?

Negócios e home office: como proteger seus dados e conexões?

Com o advento da pandemia, muitas empresas, para manter o ritmo de negócios e proteger os seus funcionários, adotaram o regime de home office e se adaptaram para tal durante os últimos meses. 

Como é estruturado o home office? 

blank

Traduzindo literalmente, home office significa trabalho em casa. Nesta modalidade, os funcionários que antes estavam concentrados em um único local, agora estão espalhados em vários lugares, o que de certa forma, é cômodo para os colaboradores, que não se preocupam com o deslocamento diário e também para o patrão, que economiza com os gastos de manutenção da sede de operações. 

Para dar continuidade aos trabalhos, é necessário a conexão aos materiais da empresa, por isso, é comum conectar remotamente os dispositivos dos colaboradores à rede da mesma. Permitindo o acesso por esses aparelhos a dados pessoais de parceiros de negócio, colaboradores e também informações comerciais restritas, contratos, entre outros. 

E quanto a segurança dos dados? 

Com o home office, os funcionários passam a ser essenciais na manutenção da segurança de dados da empresa, claro que no modelo tradicional, os funcionários já seguiam algumas normas adotadas pela companhia, o que no geral, é mais fácil de ser gerenciado. 

Entretanto, com a descentralização das atividades, os trabalhadores remotos precisam ser mais cuidadosos, pois eles são especialmente vulneráveis ​​a riscos de segurança de dados, visto que muitos não dão a devida atenção ao assunto. Porém, imagine ter o computador hackeado e perder as informações sigilosas da sua empresa? Por isso, reuni algumas dicas valiosas para você incrementar a segurança do home office e proteger os dados da sua companhia e clientes. 

Dicas para proteger os dados da sua empresa

Utilize uma rede VPN

Elas são essenciais para proteger os dados de agentes mal-intencionados e manter o sigilo das informações, pois ao utilizar a VPN para trabalhar de casa, o serviço de criptografia desta rede não permite que as mensagens e arquivos enviados através da VPN sejam decodificados por terceiros. 

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

Escolha senhas fortes e utilize uma autenticação multifator 

Não utilize palavras ou sequências simples de adivinhar para as suas senhas, em vez disso, combine símbolos, letras e números. Uma proteção adicional para os seus dispositivos é a utilização da autenticação multifator, isto é, o acesso aos programas e documentos só será autorizado após, por exemplo, a inserção da senha e identificação biométrica, assim, hackers não conseguem invadir o dispositivo.   

Separe os dispositivos de trabalho do uso pessoal

Lembre-se que apesar de estar em sua casa, você precisa separar a vida profissional da sua vida privada, portanto, o dispositivo do trabalho deve ser utilizado única e exclusivamente para este fim, afinal, este não é o computador da família. Se você deixa seus filhos ou terceiros ter acesso a este dispositivo, todo o cuidado que você possui com relação a segurança pode não ser seguido e seu esforço ir por água abaixo em poucos minutos de uso. 

Esteja em alerta com e-mails

Um dos principais problemas que aflige os trabalhadores domésticos são malwares do tipo ransomware e ataques de phishing. Ransomware é um software que se propaga através de links de e-mails falsos, que quando acessados pela vítima, bloqueia o acesso à informação e solicita resgate em bitcoins, como uma espécie de sequestro virtual do computador. Phishing é uma causa comum de golpe na internet, neste os cibercriminosos possuem acesso aos dados das vítimas através de e-mails falsos, anúncios duvidosos, entre outros. Por isso, como o e-mail é uma forma comum de ataques cibernéticos, o mais simples a fazer é: Recebeu e-mail de um desconhecido? Ignore sempre! 

Ofereça treinamento básico de segurança

Caso você seja o proprietário da empresa, providencie um curso básico de segurança para os seus colaboradores. Se no seu time não tiver um profissional de TI, contrate uma equipe especializada que forneça as práticas a serem seguidas durante o home office e que, além disso, enfatiza a importância dessas ações para os seus funcionários.

Posts Relacionados