Mídia de performance: alavanque sua estratégia de marketing digital!
O marketing digital e toda estratégia online só são eficientes quando envolvem uma série de ações e ferramentas. Uma delas é a mídia de performance.Embora ainda não seja usada por todos os empreendimentos, ela conta com o potencial de garantir resultados altamente satisfatórios. Assim como tudo que envolve o marketing digital, mídia de performance requer muito conhecimento e planejamento adequado para ser aplicada. Muitas empresas contam com um profissional, um analista, ou até mesmo com um setor específico dedicado exclusivamente a essa função. No entanto, ainda é possível realizar muitas ações nesse âmbito, mesmo não sendo um analista de mídia de performance. Quer saber mais sobre o conceito e conferir algumas dicas sobre o que fazer para melhorar os seus números usando ações de mídia de performance? Continue acompanhando o post que nós te mostramos, vamos lá!
O que é mídia de performance?
Mídia de performance, de forma bem básica, diz respeito a uma estratégia altamente focada em resultados feita através de anúncios pagos veiculados no Google e nas redes sociais, por exemplo, e até mesmo em um post de blog. O valor pago nesses anúncios é determinado pela performance que esses anúncios conseguem atingir, por isso o nome, por que vai depender do desempenho conquistado. Dessa forma você paga pelo anúncio conforme a sua eficácia, quantas cliques ele recebeu em uma página, quantas pessoas o visualizaram, quantos leads foram gerados, etc.Com toda certeza você já se deparou com uma ação desse tipo. Elas são feitas nos mais diversos formatos: links patrocinados, banners, vídeos, etc.Principais vantagens da mídia de performance
Capacidade de mensuração
Assim como quase tudo no meio digital, uma das grandes vantagens de investir em mídia de performance é a sua alta capacidade de mensuração. Os números são facilmente coletados de maneira exata, sendo bem muito mais fácil medir o sucesso (ou fracasso) das ações.O que não acontece em campanhas de mídia de massa, como um anúncio na traseira de um ônibus, por exemplo, já que não é possível saber quantas pessoas viram, quantas entraram em contato com a empresa após terem contato com a peça, etc.Investimento certo
Graças à capacidade de mensuração, o investimento em mídia de performance costuma ser muito mais assertivo, já que é possível observar o que está dando certo ou não e fazer as devidas modificações na estratégia sempre que é necessário. Por isso é muito importante que se estabeleça metas e que elas sejam muito bem definidas.Segmentação
Outra vantagem da mídia de performance que auxilia bastante na sua eficiência e em bons resultados é a sua grande capacidade de segmentação, ou seja, os anúncios podem ser exibidos exatamente para quem precisa vê-los. Vamos comparar um anúncio no Instagram, por exemplo, com um outdoor. O outdoor é uma peça gráfica muito cara. E sim, ela é vista por um número grande de pessoas, principalmente se estiver localizado num ponto bom (que é exatamente o que encarece a peça.No entanto, nada garante que um número considerável de pessoas que realmente têm interesse no produto ou serviço anunciado no outdoor o vejam.Por outro lado, você pode escolher para quem um anúncio no Instagram será exibido e excluir quem não faz parte do seu público-alvo na hora de configurar a segmentação. Com isso seus esforços tanto em questão de tempo quanto de dinheiro são otimizados.Como ter sucesso com mídia de performance
Citamos inúmeras vantagens e benefícios da mídia de performance, mas como dissemos no início do post, é necessário estabelecer muito bem essa estratégia e contar com um bom planejamento.Não é atoa que o trabalho dos profissionais dedicados à esse tipo de trabalho têm sido cada vez mais valorizado. Eles exercem uma função muito importante nas agências e equipes de marketing. Confira abaixo algumas de suas atividades e ações para implementar e administrar campanhas de anúncios pagos:- Falamos sobre a segmentação. Mas para que ela seja possível, é de extrema importância que você conheça muito bem o seu público-alvo antes de assumir uma campanha de mídia de performance.
- Outro “detalhe” importante para determinar uma campanha são os objetivos do seu empreendimento. Isto é, se você almeja:
- Ganhar visibilidade;
- Ganhar autoridade;
- Fortalecer a marca;
- Gerar leads;
- Aumentar as vendas, etc.