Mídia de performance: alavanque sua estratégia de marketing digital!

O marketing digital e toda estratégia online só são eficientes quando envolvem uma série de ações e ferramentas. Uma delas é a mídia de performance.

Embora ainda não seja usada por todos os empreendimentos, ela conta com o potencial de garantir resultados altamente satisfatórios. 

Assim como tudo que envolve o marketing digital, mídia de performance requer muito conhecimento e planejamento adequado para ser aplicada. 

Muitas empresas contam com um profissional, um analista, ou até mesmo com um setor específico dedicado exclusivamente a essa função. 

No entanto, ainda é possível realizar muitas ações nesse âmbito, mesmo não sendo um analista de mídia de performance

Quer saber mais sobre o conceito e conferir algumas dicas sobre o que fazer para melhorar os seus números usando ações de mídia de performance? Continue acompanhando o post que nós te mostramos, vamos lá!

O que é mídia de performance?

Mídia de performance, de forma bem básica, diz respeito a uma estratégia altamente focada em resultados feita através de anúncios pagos veiculados no Google e nas redes sociais, por exemplo, e até mesmo em um post de blog. 

O valor pago nesses anúncios é determinado pela performance que esses anúncios conseguem atingir, por isso o nome, por que vai depender do desempenho conquistado. 

Dessa forma você paga pelo anúncio conforme a sua eficácia, quantas cliques ele recebeu em uma página, quantas pessoas o visualizaram, quantos leads foram gerados, etc.

Com toda certeza você já se deparou com uma ação desse tipo. Elas são feitas nos mais diversos formatos: links patrocinados, banners, vídeos, etc.

Principais vantagens da mídia de performance

Capacidade de mensuração

Assim como quase tudo no meio digital, uma das grandes vantagens de investir em mídia de performance é a sua alta capacidade de mensuração. 

Os números são facilmente coletados de maneira exata, sendo bem muito mais fácil medir o sucesso (ou fracasso) das ações.

O que não acontece em campanhas de mídia de massa, como um anúncio na traseira de um ônibus, por exemplo, já que não é possível saber quantas pessoas viram, quantas entraram em contato com a empresa após terem contato com a peça, etc.

Investimento certo

Graças à capacidade de mensuração, o investimento em mídia de performance costuma ser muito mais assertivo, já que é possível observar o que está dando certo ou não e fazer as devidas modificações na estratégia sempre que é necessário. 

Por isso é muito importante que se estabeleça metas e que elas sejam muito bem definidas.

Segmentação

Outra vantagem da mídia de performance que auxilia bastante na sua eficiência e em bons resultados é a sua grande capacidade de segmentação, ou seja, os anúncios podem ser exibidos exatamente para quem precisa vê-los. 

Vamos comparar um anúncio no Instagram, por exemplo, com um outdoor. O outdoor é uma peça gráfica muito cara. 

E sim, ela é vista por um número grande de pessoas, principalmente se estiver localizado num ponto bom (que é exatamente o que encarece a peça.

No entanto, nada garante que um número considerável de pessoas que realmente têm interesse no produto ou serviço anunciado no outdoor o vejam.

Por outro lado, você pode escolher para quem um anúncio no Instagram será exibido e excluir quem não faz parte do seu público-alvo na hora de configurar a segmentação. Com isso seus esforços tanto em questão de tempo quanto de dinheiro são otimizados. 

Como ter sucesso com mídia de performance

Citamos inúmeras vantagens e benefícios da mídia de performance, mas como dissemos no início do post, é necessário estabelecer muito bem essa estratégia e contar com um bom planejamento.

Não é atoa que o trabalho dos profissionais dedicados à esse tipo de trabalho têm sido cada vez mais valorizado. Eles exercem uma função muito importante nas agências e equipes de marketing. 

Confira abaixo algumas de suas atividades e ações para implementar e administrar campanhas de anúncios pagos:

  • Falamos sobre a segmentação. Mas para que ela seja possível, é de extrema importância que você conheça muito bem o seu público-alvo antes de assumir uma campanha de mídia de performance

Faça pesquisa de mercado, analise e estude bem as pessoas que já são seus clientes, assim como os clientes de seus concorrentes, tenha em mente as suas personas, que são perfis hipotéticos dos seus clientes ideais, etc.

Com informações o suficiente sobre o seu público-alvo você conseguirá anunciar para a faixa etária, socioeconômica, gênero, etc., que correspondam aos seus clientes em potencial, além de saber qual tipo de mídia e formato é mais indicado para diferentes perfis. 

Informações sobre o público também são importantes para indicar qual é o melhor formato de anúncio e onde é melhor anunciar: se é no Google, no Facebook, Instagram, Linkedin, etc. 

Lembre-se que formatos e plataformas diferentes possuem linguagens distintas. Por exemplo: anúncios no LinkedIn costumam ser mais formais por se tratar de uma rede social voltada para profissionais e empresas.

Já um stories do Instagram pode assumir uma linguagem mais despojada e descontraída. Só é possível determinar isso tudo conhecendo bem o perfil do seu público, seus hábitos e comportamentos.

  • Outro “detalhe” importante para determinar uma campanha são os objetivos do seu empreendimento. Isto é, se você almeja:

 

  1. Ganhar visibilidade;
  2. Ganhar autoridade;
  3. Fortalecer a marca;
  4. Gerar leads; 
  5. Aumentar as vendas, etc.

Concluindo

Para concluir, tenha em mente que se tratando de mídia paga, sempre é possível realizar testes para saber se uma campanha está tendo bons resultados.

Atualmente é possível obter muitos dados sobre a performance de anúncios através das próprias plataformas em que se anuncia, como o Google AdWords e o Facebook Ads. 

Como já dissemos, os dados a serem analisado vão depender dos seus objetivos com as campanhas. 

Lembre-se também de não deixar outras estratégias de marketing digital de lado, como o SEO e o conteúdo.

Se você não conta com uma equipe especializada ou até mesmo com tempo para essas atividades, pode sempre procurar pela ajuda da Cia Web Sites. 

Estamos há quase 10 anos no mercado digital e podemos ajudar o seu empreendimento a alcançar números impressionantes e o melhor de tudo: aumentar as vendas!

Entre em contato para saber mais e peça um orçamento!

Continue acompanhando o nosso blog e até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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