Marketing Visual: a Sereia que encanta seus clientes no mar da web

O Marketing de Conteúdo é Rei no Mar Cibernético, e onipresente nas estratégias digitais. Mas o Marketing visual não fica por baixo: na superfície, faz papel de Sereia atraindo e encantando os navegantes do oceano virtual.

Se você investe em marketing de conteúdo, também precisa se atentar e aplicar o Marketing Visual

Isso porque a produção de conteúdo de qualidade tem sido o carro chefe do marketing digital, mas a atenção e o interesse das pessoas estão cada vez mais difíceis de serem conquistados e mantidos.

O Canto da Sereia: aprenda a encantar seus clientes

Pode até soar um pouco contraditório, afinal, se você produz textos de qualidade, porque se preocupar com a parte estética, não é mesmo?!

🎣 A verdade é que o marketing visual é um grande diferencial do marketing de conteúdo. Por isso, dizemos que ele é a sua sereia, capaz de enfeitiçar o usuário com maior facilidade do que usando apenas a parte textual, puramente. 🧜‍♀️

O marketing visual é capaz de despertar um amor à primeira vista. Porém, os dois estilos devem atuar juntos, já que se complementam. complementam.

Quer entender um pouco mais de cada um deles e como essa relação é estabelecida? É só acompanhar o nosso post de hoje!

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing Visual

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do inbound marketing que basicamente consiste na produção de conteúdo relevante de acordo com os diferentes segmentos de público focando sempre em suas necessidades específicas. 

O inbound marketing pode ser considerado como uma nova forma de se fazer publicidade que passa por 4 pilares centrais: atrair, converter, vender e encantar.

Ele tem se tornado mais que uma tendência, pois é capaz de gerar tráfego para sites e aumentar sua autoridade, levando-os até as primeiras posições do Google. E por que isso é tão importante?

Bom, uma pesquisa feita pela Content Trends em 2018, revelou que 86,7% das pessoas usa o Google como fonte de informação e pesquisa. 

Portanto, se seu site figurar na primeira página do buscador, quando uma pessoa pesquisar por algo relacionado a um serviço ou produto oferecido pelo seu negócio, é bem mais provável que você apareça como resultado se investir em marketing de conteúdo de qualidade. 

E isso quer dizer que você terá preferência na escolha!

Se quiser saber mais sobre o assunto e começar a empregar essa estratégia nos seus negócios, leia o nosso post sobre como criar uma estratégia de marketing de conteúdo que converta!

Marketing de Conteúdo – Conceito

Marketing Visual
O Conteúdo é o rei do oceano virtual.

Essa tem sido uma referência amplamente aceita e aplicada. Marketing de Conteúdo Conceito significa produzir conteúdo relevante para uma parte segmentada de público. 

Em vendas, é uma estratégia de marketing que visa atrair a atenção do cliente em potencial, fazendo com que ele chegue até a empresa, e não o contrário.

Todo o objetivo é oferecer algo valioso para a persona, ou cliente hipotético, sem necessariamente falar de sua marca, serviço ou produto. 

O marketing de conteúdo vai além das propagandas tradicionais. Sua intenção é mais do que a venda, seu foco é criar um vínculo e um relacionamento com o público, gerando valor. 

Primeiro busca-se ajudar a persona, seja tirando uma dúvida, resolvendo um problema, ou então fornecendo uma nova informação que ela não tinha.

Assim, sua marca se torna uma referência no ramo, pois é uma grande autoridade e difusora de informação.

Com isso, é possível fazer com que as pessoas mais tarde fiquem tão interessadas pela sua empresa que cheguem a fechar negócio. 

Marketing de Conteúdo – Exemplos 

Muito se engana quem pensa que o marketing de conteúdo está voltado apenas para a produção de textos.

Claro que a parte textual é muito importante, mas uma série de outros formatos também podem e devem ser empregados. 

  • Infográficos – São uma combinação de texto e imagem e costumam trazer informações condensadas facilitando a leitura e a compreensão de um conteúdo e por isso são tão amados.
  • Ebooks – Geralmente são conteúdos mais extensos que reúnem uma série de informações sobre um tema. Exige bastante pesquisa e por isso transmite muita autoridade.
  • Vídeos – São ótimos para tutoriais, mas seu potencial não para por aí. Hoje em dia é bem fácil fazer e editar vídeos bons que geram impacto. 
  • Imagens – Sejam elas fotografias ou peças gráficas, certifique-se que são de boa qualidade e resolução e que conversem bem com o texto. 
  • Gifs – São animações bem curtas que se repetem em looping. Deixam o conteúdo mais leve e informal. Por esse motivo acabam aumentando o engajamento com o público. 
  • Memes – Assim como os gifs, os memes precisam “casar” bem não só com o tema, mas também com o perfil do público. Mas também são uma forma de deixar o conteúdo mais descontraído.  

Existem muitos outros formatos além dos que foram citados acima, as opções são amplas. Cabe a você deicidir o que é melhor para transmitir ou complementar seu conteúdo.

Marketing de Conteúdo Blog 

Você já deve saber que o conteúdo é rei e sua importância. Mas se ainda acha que blog é feito só de texto, está enganado. 

Esta página do seu site pode e deve estar recheada de conteúdos visuais que a sua persona considera muito atrativos, diferentemente das demais páginas internas como a de serviços, por exemplo, normalmente mais institucionais.

Mas dependendo do estilo do texto e da linguagem adotada, seu público-alvo pode se encantar mais pelos vídeos, por Gifs divertidos, imagens muito bem feitas, entre outros conteúdos visuais que a sua criatividade permitir criar.

Ou seja, para implementar um marketing de conteúdo com louvor, é válido repensar os tipos de iscas que mais fazem sentido para sua clientela e caprichar na etapa do Blog Marketing de Conteúdo.

Marketing Visual: o que é 

Marketing Visual

Compreender O que é Marketing Visual abrange desde as cores usadas no fundo e nas fontes de um artigo até um meme.

Tudo que é empregado precisa ser de forma estratégica, incluindo o Marketing Visual.

Mas não dá para sair por aí inserido qualquer meme e imagem em publicações. 

É necessário muito estudo e planejamento prévio para conhecer bem seu mercado, os concorrentes e principalmente que tipo de conteúdo o público quer consumir. 

Isso é importante, pois um conteúdo mal empregado, como por exemplo um meme usado em um post no qual o público é mais sério, pode fazer com que toda a credibilidade do restante do conteúdo seja perdida. 

Entenda a Relevância do Marketing Visual 

Vivemos em um mundo em que, graças a internet e a inclusão digital, o acesso à informação é muito facilitado. E isso é ótimo! 

Mas acaba trazendo uma nova dificuldade para os profissionais de marketing, pois num mar de informação, como atrair a atenção do público se destacando dos inúmeros concorrentes? E é aí que o marketing visual recebe destaque.

Como o nome desse post já diz, o marketing visual é a “beldade atraente” do marketing de conteúdo. Mas por que dizemos isso?

Basicamente, ele serve como “isca”, um atrativo muito forte para os usuários.

Isso porque os recursos visuais são capazes de causar sensações deixando a comunicação muito mais rica, e isso chama a atenção. 

Conteúdos visuais poderosos unidos a um texto bem escrito são uma combinação muito potente do marketing de conteúdo

Prova disso é que no Facebook, publicações que contam com imagens ou vídeos acabam apresentando um engajamento maior do que aquelas que não têm, cerca de 2,3 a mais.

Deu pra entender a importância do marketing visual e por que é tão interessante investir nele? 

Ele é considerado a sereia do marketing de conteúdo, pois é capaz de atrair a atenção dos usuários de uma forma mais natural, menos invasiva que a publicidade tradicional. 

Por sua vez, o marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas de inbound que, juntamente ao SEO, ou seja, a otimização de sites, são responsáveis por levar os negócios às primeiras posições do Google.

Se quiser saber mais sobre o assunto, fique de olho no blog da Cia Web Sites: somos especialistas em criação de sites e trazemos constantemente descobertas únicas para aprimorar suas estratégias!

Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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