Marketing Odontológico: dicas de sucesso para bombar seu consultório

Você é dentista ou tem uma clínica odontológica? Já investe no marketing odontológico?

Bom, se você ainda não adotou o marketing para dentistas, talvez por acreditar que não precise dele ou até quer começar a investir, mas não sabe por onde começar, este post foi feito para você. 

Fizemos um apanhado de várias dicas sobre o assunto para quem quer se aprofundar ou quem quer conhecer mais, além de explicarmos a importância do marketing odontológico, que é a grande tendência da área para o presente e para o futuro próximo.

Boa leitura!

Marketing para dentistas

É muito importante que você tenha em mente que a odontologia é uma área com vários profissionais muito bons. A concorrência é muito alta, principalmente em cidades de médio e grande porte.

É necessário contar com alguma forma de se destacar e conseguir atrair mais e mais clientes a cada dia. E como fazer isso?

O marketing para dentistas é a solução! É a maneira de fazer com que seu trabalho ganhe visibilidade e seja valorizado. 

E vai além, mesmo que você já tenha uma base de clientes que já seja satisfatória ou já possua longos anos de experiência, o marketing é uma maneira de consolidar a sua “marca”, que é seu nome como profissional, ou a marca da sua clínica. 

Marketing em odontologia: uma ferramenta que faz a diferença

O que acaba fazendo com que muitos dentistas e clínicas odontológicas não usem o marketing como ferramenta, é que alguns ainda não o enxergam como um investimento, e sim como um gasto. 

Mas não é a toa que o marketing é um setor tão importante nas grandes empresas e organizações. Elas já entenderam há algum tempo o quanto ele não pode ser deixado de lado. 

Para aqueles que buscam o lucro, investir no marketing  é certeza de acabar atraindo mais pacientes e clientes.

Mas ele vai além da venda e do lucro, o marketing também é muito usado para a construção e consolidação de uma imagem positiva.

Ele é muito importante para o relacionamento que se constrói e se mantém com os clientes.

Na odontologia isso não é diferente, todos esse pontos também necessitam ser buscados e o marketing é a ferramenta mais indicada para isso.

Estratégias de marketing para consultórios odontológicos

Basicamente, todos os tipos de negócios e empreendimentos necessitam de um planejamento estratégico para conseguirem sobreviver e atingir o sucesso. 

A falta de planejamento, inclusive, costuma ser um dos principais motivos para o fracasso de empreendimentos. No meio odontológico também é assim.

E um bom planejamento estratégico passa sempre por um plano de marketing. Um dos primeiros pontos que devem ser pensados é a definição de um público alvo. 

Ele será determinante para a tomada de inúmeras decisões, pois não dá para criar materiais para todo mundo, sempre é bom ter um foco em mente, então é muito bom ter isso bem definido e depois tentar se informar sobre o perfil do seu público ao máximo. 

É a partir da definição do público alvo que é possível determinar as suas personas, perfis hipotéticos dos seus pacientes, e ter uma noção do que o público alvo está buscando e gosta. 

Marketing digital para dentistas

O marketing digital tem se tornado a escolha de várias empresas e empreendimentos.

Possui algumas vantagens muito significativas em relação à publicidade tradicional, como TV, rádio, impresso, etc. Uma delas é a financeira.

Isso porque o marketing digital é muito mais barato em relação ao tradicional.

Mesmo que você escolha fazer anúncios pagos no Google e nas redes sociais, patrocinar links é muito mais barato do que uma propaganda para TV, por exemplo. 

A outra vantagem é relacionada ao novo perfil do público. Atualmente as pessoas são bombardeadas por informações a todo tempo.

Isso faz com que elas se tornem muito mais criteriosas e exigentes com o que elas consomem. 

A publicidade tradicional muitas vezes pode ser muito invasiva e inconveniente. O marketing digital para dentistas surge como uma opção, pois com ele não é você que vai até o cliente, mas o contrário. 

São os clientes que realizam a busca e chegam até o seu trabalho através do material que você disponibiliza na internet. É aí que entra uma ferramenta do marketing digital: o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo para dentistas

O marketing de conteúdo pode te ajudar a ser reconhecido como um especialista em uma ou mais áreas da odontologia.

Funciona mais ou menos assim: produza conteúdo de muita qualidade sobre algo que você domine, como por exemplo gengivoplastia.

Pode ser um texto ou um vídeo. Se ele for bem ranqueado no Google, muitas pessoas o visualizarão e logo associarão o seu nome ou de sua clínica aquela solução.

Assim essas pessoas logo vão pensar em procurar pelo seu trabalho. 

Mas você pode estar se perguntando, como vou saber qual conteúdo produzir para atrair pessoas?

Lembra-se das personas que mencionamos mais acima? Pois é, por isso é tão importante estudá-las e conhecê-las tão bem.

Isso porque é a partir delas que você chega até as palavras chave, termos e palavras pensadas a partir do que seus clientes ou pacientes em potencial, as personas,  procurariam no Google para chegar até você ou à sua clínica e aos serviços e procedimentos que você realiza, por exemplo.

Mas não pense que a internet é terra de ninguém e tudo é aceito. Existe um código de ética odontológica que impõe algumas regras em relação ao que pode e que não pode ser feita em termos de marketing e propaganda. Ter noção dessas normas é muito importante. 

Plataformas para dentistas 

Uma outra boa dica para quem quer investir em marketing para dentistas é se cadastrar e anunciar os seus serviços ou sua clínica em sites para médicos e dentistas, como o Doctorália e o Consultórios Odontológicos

São plataformas online nas quais você disponibiliza seus principais dados e pelas quais os pacientes podem te encontrar e entrar em contato com você para agendar consultas e avaliações. 

Ter um site otimizado só seu

Essas plataformas são sem dúvida muito proveitosas, mas ter um site só seu atualmente também tem sido uma escolha bastante acertada.

Será no site ou em um blog que todo esse conteúdo que você precisa produzir será alocado. E daí surge a otimização de sites.

Com o SEO – Search Engine Optimization – o seu site e conteúdo serão ranqueado nas melhores posições do Google.

É isso faz com que cada vez mais pessoas visualizem o seu conteúdo e cheguem até você. 

Um site também é o local ideal para reunir todas as suas informações e captar os contatos de pacientes em potencial.

Fidelização de clientes

Para finalizar este post, não dá pra deixar de falar sobre a importância da fidelização de clientes para o marketing odontológico.

Isso porque uma vez que você tenha conseguido pacientes, fazer com que eles fiquem é fundamental.

A fidelização também é importante, pois um cliente fidelizado tende a ser aquele tão satisfeito com o seu trabalho que faz questão de recomendá-lo para amigos, familiares e colegas de trabalho, trazendo ainda mais pacientes.

A fidelização também é um sinal forte de que seu serviço é de qualidade. Afinal de contas, é muito difícil voltar em um profissional que não oferece no mínimo um bom trabalho.  

E há inúmeros caminhos para a fidelização e geralmente é necessário tomar várias atitudes, muitas delas inclusive são bem fáceis. Mas o marketing odontológico também é uma das formas de garantir a fidelização.

Um exemplo disso são as redes sociais. Elas são um ótimo canal de comunicação entre e pacientes e profissionais, uma forma de aproximá-los e fazer com que o paciente sinta que está interagindo mais ativamente.

E não se esqueça de criar conteúdo para quem já é seu cliente. Eles ainda possuem dúvidas que podem ser resolvidas com posts e vídeos.

Este foi o nosso post sobre o marketing odontológico, sua importância e as principais dicas para quem quer investir em marketing odontológico. 

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Não se esqueça que a Cia Web Sites pode te ajudar nessa empreitada. Somos especialistas e referência  na criação de sites. Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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