Marketing digital para diferentes nichos e profissionais

Possui um negócio ou oferece algum tipo de trabalho ou produto e tem dificuldades de atrair mais clientes? Pode ser que você ainda não conheça ou use essa ferramenta. O marketing digital para diferentes nichos e profissionais é uma forma de conquistar relevância e atingir seu público na web.

Essa é uma ferramenta que quando bem estruturada faz com que resultados sobre o seu trabalho nas buscas orgânicas dos motores de busca, como o Google, sejam os melhores. 

Mas antes de saber mais sobre o assunto, falaremos sobre a importância do marketing digital nos dias de hoje. 

A importância do marketing digital

69,8% da população brasileira possui acesso à internet, praticamente 2 terços da população total segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de 2018. 

Segundo uma outra pesquisa divulgada pela Data Reportal, com dados da We Are Social e da Hootsuite, o Brasil é o segundo país no qual a população passa mais tempo por dia navegando nas redes, chegando totalizar 9 horas e 29 minutos e perdendo apenas para as Filipinas no ranking mundial. 

E os número de usuários cresce cada vez mais até mesmo entre idosos: 5,2 milhões de pessoas acima dos 60 anos acessam a Internet.

O que esses números revelam? Que se você tem um negócio, presta algum serviço ou vende algum produto, não pode mais se dar o luxo de não investir em marketing digital. Afinal de contas, é lá que seu público está.

Não que o marketing tradicional e suas formas de publicidade, tais como a TV, rádio e impresso tenham deixado de ser importantes. Mas a internet hoje em dia é essencial e melhor ainda, o investimento nela é muito mais barato. 

Essa é uma das vantagens do marketing digital: gasta-se muito menos com ele do que com propagandas para TV por exemplo. 

Além disso, seus resultados pode ser mensurados com muito mais facilidade pois é possível quantificar quantas pessoas foram atingidas com estratégias de marketing digital. 

Sem contar que essas estratégias são direcionadas exatamente para seu público alvo, e a segmentação faz com que as taxas de conversão aumentem. 

Marketing digital para restaurantes

A nossa primeira dica sobre marketing digital para restaurantes vai servir também para todos os outros segmentos: ter um site otimizado para SEO.

A otimização para SEO é o que vai fazer com que seu site alcance as tão sonhadas primeiras posições do Google. 

É isso que garante que se você possui um restaurante de comida japonesa em Fortaleza, por exemplo, sempre que um cliente em potencial pesquisar alguma palavra chave como “comida japonesa em Fortaleza”, seu restaurante apareça logo nas primeiras opções. 

Isso é importante porque pesquisas do próprio Google revelaram que as pessoas tendem a dar muito mais credibilidade e possivelmente fechar uma compra com os primeiros resultados da busca orgânica. 

Além disso, seu site será uma vitrine para seu trabalho e um local onde todas as informações de contato estarão reunidas. 

Outra dica importante para o nicho de bares e restaurantes é investir bastante na busca por recomendações e avaliações positivas em sites de indicação como o TripAdvisor, Kekanto, Foursquare e o próprio Google e em check ins nas redes sociais.

Pois assim outras pessoas podem ser atingidas por esses comentários e serem influenciadas a conhecer seu estabelecimento graças aos comentários, recomendações e fotos. 

Para conseguir boas recomendações o mais importante, é claro, é oferecer um ótimo serviço e um ambiente agradável. Mas você pode incentivar os clientes a fazerem avaliações através de promoções e descontos. 

Marketing digital para professores particulares

Quem dá aula também pode se beneficiar bastante com o marketing digital. Aulas de reforço escolar, de línguas estrangeiras, de dança, yoga, violão e muito mais, podem ser divulgadas para que você consiga mais alunos. 

Aqui você também pode trabalhar com essa ferramenta de recomendações em sites como o Superprof e Preeply, no qual as pessoas podem procurar por professores e aulas através de diversos filtros.

Professores tem ainda no Youtube uma ótima opção. Os mestres podem criar conteúdo relevante e específico relacionado à sua área de conhecimento como forma de comprovar seu domínio no assunto e como sua didática é interessante.

Essa também é uma forma de entregar valor ao público e alunos em potencial. Assim, os alunos em potencial podem se interessar ainda mais pelas suas aulas. 

Marketing digital para artistas

O marketing digital para artistas é importante para artistas de todas as áreas: música, dança, artesanato, fotografia, pintura, tatuagens, teatro, arte digital, cinema, etc.

Artistas que querem ganhar mais visibilidade e conseguir patrocínios precisam divulgar seu talento e sua arte para um maior número de pessoas.

É necessário investir bastante em fotografia e em vídeo para valorizar seu trabalho. Para isso, mídias digitais com Youtube, Pinterest, Instagram, etc., podem ser muito úteis. 

Marketing digital para psicólogos

Psicólogos podem sim se beneficiar do marketing digital, mas é claro que precisam respeitar uma série de normas do Conselho da profissão.

Um psicólogo deve usar o marketing digital para se apresentar e mostrar seu trabalho, forma de abordagem, certificações e tudo mais que achar relevante. 

Uma outra dica que pode levar a resultado muito positivos é criar uma conta no Instagram e criar posts com dicas sobre como levar uma vida mais equilibrada e sempre destacando a importância do equilíbrio mental e de buscar por terapia. 

Com essa deixa, fale mais sobre seu consultório e de como seu trabalho pode ajudar as pessoas a se sentirem melhores.

Marketing digital para imobiliárias

Já falamos sobre a importância de se ter um site otimizado no qual estarão reunidas todas as informações da empresa. No caso das imobiliárias, o site se torna uma peça ainda mais essencial.

Isso porque hoje em dia as pessoas não contam apenas com a imobiliária para encontrar ou vender imóveis e fechar os negócios. 

Sendo assim, o marketing digital busca informar sobre  as diversas vantagens de contar com a ajuda dos serviços que só uma imobiliária pode oferecer. 

Para isso, o ramo pode ainda apostar em produzir conteúdo para blogs. Um blog é uma ferramenta para você entregar valor ao público fornecendo dicas sobre o mercado imobiliário e se tornando referência no ramo. 

E isso tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca. 

Gostou do nosso post de hoje sobre marketing digital para diferentes nichos e profissionais? Entendeu como é importante investir nele para conseguir maior visibilidade para seu negócio, serviço ou produto?

Saiba que é possível ir além nos seus resultados com a criação de sites otimizados. Assim, independente da sua área ou nicho, fica muito mais fácil figurar nos primeiros resultados do Google. 

Conte pra gente o que achou do post nos comentários abaixo. Aproveite e deixe também as suas dúvidas e sugestões de conteúdo. Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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