Descubra o que é Guest Post e qual a sua importância

Descubra o que é Guest Post e qual a sua importância

A palavra Guest Post é frequentemente falada no meio dos blogs e sites, abordando uma estratégia que consegue aumentar os acessos em uma página e melhorar os seus resultados.

Um Guest Post é um texto produzido por um redator que não necessariamente compõe a equipe do site ou blog, na verdade, sendo trocado por outros blogs e sites do mesmo segmento, conferindo referência e valor aos materiais, bem como contribui para uma troca de audiência.

Com isso, o guest post funciona como uma troca de conteúdos entre parceiros. Ou seja, autores enviam um post para ser publicado em outro site/blog.

Essa é uma estratégia de SEO que traz diversos benefícios tanto para o autor do post quanto para quem o publica, além de beneficiar os leitores do material.

Mas não é apenas uma estratégia de SEO, afinal, o Guest Post também é uma forma de fazer o que chama-se marketing de conteúdo. 

Criando um post interessante, mantém-se um alto nível de conteúdo para que também se tenha um grande fluxo de acessos à página. 

Como o Guest Post é feito?

O trabalho do Guest Post funciona da seguinte forma: o dono do site cede um espaço para que outra pessoa forneça um conteúdo de qualidade, agregando credibilidade e acessos ao site. Com isso, a audiência reconhece mais expertise a ambos.

Dentro do post, o autor convidado pode inserir links que direcionam o leitor para o seu próprio site. Funcionando como uma forma de troca. 

Assim, o autor ganha um novo público, expande a abrangência do seu conteúdo e o site onde foi postado o texto (bem como o que produziu) recebe visitas e ranqueabilidade.

Quais os benefícios do Guest Post?

O maior benefício do Guest Post é a divulgação dos trabalhos e abrangência da marca, tanto para o site quanto para o autor do texto. Se tratando de SEO, existem mais benefícios, confira:

Backlinks

Basicamente, o uso da estratégia SEO tem o objetivo de buscar um melhor posicionamento do site nas pesquisas e usar backlinks é extremamente importante para isso, conferindo relevância no setor.

Um bom Guest Post, publicado em sites mais relevantes, com links direcionando para o domínio do autor irão, consequentemente, melhorar a relevância aos olhos do Google, subindo posições nos resultados de busca e melhorando o tráfego no site.

Aumento de propostas

O bom posicionamento nas buscas aumenta a credibilidade do domínio, podendo receber mais propostas de Guest Post, tornando-se um site de referência.

Portanto, se os usuários passam a enxergar determinada marca como especialista em um mercado, os resultados orgânicos tendem a crescer. 

aprenda-com-especialista

Credibilidade

Quando o autor consegue ter seu texto publicado em um site de grande relevância, ele adquire um status de relevância e grande porte, podendo levar público para o próprio domínio.

Ou seja, além de alimentar o site que já possui credibilidade, o autor do Guest Post consegue crescer a sua relevância nos assuntos e atrair mais olhares para o seu próprio site. 

Como fazer um bom Guest Post

Para fazer um bom Guest Post, o redator deve ter habilidade com a escrita e seguir alguns critérios que agregam para a produção e qualidade do texto e para o propósito, como:

  • Planejamento;
  • Entender a plataforma que será publicada;
  • Definir o conteúdo;
  • Fazer parcerias.

SEO e expansão da marca

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias para garantir mais visitas e o melhor posicionamento nas buscas de forma orgânica. 

Com isso, uma empresa pode ter sua marca expandida e conseguir aumentar os números em sua gestão de equipe de vendas.

Para conseguir essa melhora no tráfego orgânico do site, as práticas mais comuns e certeiras é tentar criar um conteúdo inovador e que eles produzam backlinks novos e de qualidade para atrair acessos.

O Marketing de Conteúdo é algo desafiador para quem pretende aumentar seu tráfego, mas uma estratégia muito efetiva. 

As empresas esperam melhorias também nas vendas, portanto, é preciso saber do que o site precisa para definir as campanhas que serão utilizadas e como mensurá-las.

Por isso, o redator precisa saber para quem vai ser direcionado aquele conteúdo, de modo que o guest post seja efetivo. 

Isso porque a efetividade consiste em publicar posts bem produzidos, mas com a adequação correta do público-alvo. 

Por meio de softwares de CRM, as empresas conseguem colher e fornecer essas informações, com dados precisos de tráfego e procura dentro do site.

Seguindo os critérios adequados e com bom direcionamento, as estratégias de SEO, como backlinks nos Guest Posts, tanto o redator quanto o site e empresa conseguem obter acessos, credibilidade, fluxo de visualizações, expansão da marca e aumento nas vendas. 

Por isso, é importante que o marketing seja olhado com muito bons olhos e seja feito com maestria pelos empreendedores para não ficarem atrasados dentro do mercado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.

Redação Cia Web Sites
Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários