Como escrever um Guest Post de qualidade e fechar boas parcerias
Se você tem um blog e adoraria ter o seu trabalho reconhecido por outros negócios e por outras pessoas, com certeza já pensou em fazer guest posting para ampliar as suas possibilidades. O Guest Post, como sabemos, é aquele artigo que você produz e publica em sites de parceiros.
É uma prática muito comum, além de bastante vantajosa para as partes interessadas. Você, enquanto escritor, pode ampliar a sua rede de contatos, atrair mais audiência para a sua página, atingir um número maior de pessoas com as suas ideias e ganhar visibilidade, algo tão disputado hoje em dia com a explosão do marketing digital.
Enquanto isso, o site que vai receber a sua publicação vai garantir mais relevância no conteúdo que oferece ao público dele, mais diversidade de ideias e opiniões, o que é muito valorizado pelo leitor.
Agora, para que tudo isso aconteça, é preciso ficar atento a alguns pontos. O post precisa ser, de fato, envolvente e interessante e as regras entre anfitrião e convidado devem estar bem estabelecidas. Veja a seguir de que forma fazer isso.
Preparando o terreno: conhecendo o espaço do parceiro
Fazer Guest Post é uma estratégia que precisa ser valiosa para ambos os lados. Logo, é preciso ter cuidado na hora de fazer a proposta e de se comunicar com o público do espaço que vai receber o seu post. Confira as dicas:
Conheça o seu parceiro e avalie a proposta
Antes de fazer uma proposta ou aceitar o pedido de um site interessado no seu post, é preciso saber qual é o objetivo de cada um. Pode ser que o dono da página queira aumentar o engajamento, lançar um assunto novo ou trazer opiniões mais aprofundadas sobre determinado tema.
Tudo isso deve ser acordado na hora de fechar a parceria. É a melhor maneira de alcançar os resultados, afinal, não adianta cobrar depois por algo que não foi estabelecido, não é?
Conheça o público do parceiro
Saiba quem é a audiência do seu parceiro. O que esse público consome, do que gosta, formatos de conteúdo mais curtidos, linguagem abordada na plataforma, nível de conhecimento. Qualquer informação acerca do usuário da página é valiosa para facilitar a criação do seu conteúdo e o direcionamento do texto.
Muitas dessas informações podem ser captadas com o próprio dono da página. Entretanto, se você estiver pensando em fazer uma proposta a algum site precisa fazer essa pesquisa antes para aumentar as chances de ser aceito.
Como criar um Guest Post de sucesso
Agora vamos para a parte mais prática do Guest Post que é a elaboração do artigo. Até a parte criativa precisa seguir algumas orientações. Confira.
Defina um objetivo
O que você deseja com o seu artigo? Demonstrar autoridade no assunto? Atrair mais pessoas para o seu blog? Firmar a parceria com a página por muito mais tempo? Tenha esse objetivo em mente e crie o seu artigo pensando em atingir esse resultado. Claro, o seu objetivo deve estar alinhado às necessidades do seu parceiro.
Escolha as palavras-chave
O uso de palavras-chave é fundamental para que o seu artigo seja encontrado nos mecanismos de busca, mesmo que o seu post esteja hospedado em outra página. Portanto, avalie bem quais palavras deverá usar e lembre-se que elas devem atender às expectativas traçadas.
Tenha domínio sobre o assunto
Normalmente, falamos daquilo que sabemos. E é fundamental que você estude bastante antes de escrever um artigo, mesmo que já tenha algum conhecimento sobre ele. Afinal de contas, você vai submeter esse texto a outras pessoas e, através dele, poderá fechar bons negócios.
E, claro, fale daquilo que tenha a ver com o seu blog e com o blog do cliente.
Use links, mas com moderação
Links são importantes por vários motivos. São valorizados pelo Google, estimulam o leitor a conhecer a sua página e também a se aprofundar mais na página do anfitrião. Esse engajamento é tudo que um blog deseja, mas evite os excessos.
Em um artigo de 1000 palavras, por exemplo, usar 4 links é suficiente. E também não se esqueça de dividi-los igualmente entre você e seu parceiro. Então, se há dois links direcionando para a sua página, use também dois links levando para o blog do seu anfitrião.
Escreva um artigo que prenda a atenção do leitor
Elabore um texto realmente valioso, com informações atuais, precisas e inteligentes. Fuja do comum e procure ofertar o máximo ao público que vai ler aquele post. Use um título chamativo, faça uma introdução atraente e entregue aquilo que prometeu.
É a melhor maneira de satisfazer o leitor, o dono da página e ganhar apoiadores e admiradores.
Revise quantas vezes forem necessárias
Revisar um artigo antes de entregar é regra básica. Quando se trata de um texto que será publicado em seu nome no site de outra pessoa, essa atenção deve ser redobrada. Fique atento não só a erros técnicos, mas também a opiniões polêmicas que podem problematizar muito e render pouco.
Como vimos, o Guest Post é uma estratégia muito legal quando pensamos em ampliar a nossa rede de contatos e aumentar a audiência do blog. Mas, para obter bons resultados é preciso uma boa preparação. Portanto, fique atento às dicas e faça um ótimo trabalho.