Como aproveitar as redes sociais do seu site

As redes sociais podem ser usadas para os mais diversos fins. Seja para uma venda, para marketing de conteúdo ou seja para dar suporte ao cliente, essas redes oferecem a oportunidade perfeita para comunicação com o público-alvo e para a divulgação e crescimento de uma marca. Por isso, alinhar o uso das redes sociais com o site de uma empresa pode trazer ótimos benefícios para uma marca.

O próprio site é a vitrine de uma empresa, que deve ser alimentado de forma a atrair cada vez mais clientes para o negócio. E as redes sociais podem ser grandes aliadas para essa ação.

No entanto, com tantas plataformas diferentes disponíveis e competição pesada em todas elas, é sempre indicado possuir estratégias, de modo a usar ferramentas úteis para atingir os objetivos de divulgação nas redes.

Mais do que um comunicador ou um diário do dia a dia, uma página de rede social pode alavancar o alcance de um site, aumentando o número de visitas ou engajando o seu público.

Por isso, é importante estabelecer prioridades e mapear o caminho que será seguido, tendo resultados mais palpáveis e consistentes com o uso das redes sociais.

A importância do site para uma empresa

O ponto de partida para iniciar a expansão de uma marca é, sem dúvida, possuir um site próprio, que possibilita um contato maior com seus clientes e maior visibilidade no mundo virtual.

Além disso, um site próprio traz diversos outros benefícios, tais como:

  • Aumenta a credibilidade;
  • Atrai novos clientes;
  • Ser encontrado com maior facilidade através dos buscadores;
  • Divulgação de conteúdo;
  • Interação com as redes sociais.

Se uma empresa não possui um site próprio, pode causar certa desconfiança em alguns potenciais clientes, já que atualmente é cada vez mais facilitado o acesso constante à internet.

Quando uma pessoa deseja obter maiores referências sobre um negócio, o primeiro meio ao qual ela recorre é buscar o site ou mesmo indicações no mundo virtual. Dessa forma, é possível atingir cada vez mais clientes, principalmente se a empresa possui uma boa avaliação nas redes sociais e em sites de opiniões.

Além disso, o site torna o contato com público mais acessível e pode oferecer grande quantidade de bons conteúdos, atraindo maior número de visitantes.

As redes sociais são fundamentais para o crescimento de um site, auxiliando no compartilhamento de postagens e na divulgação de links que direcionam usuários das redes para acesso direto à página de uma empresa.

Como escolher a rede social certa?

Com um grande leque de possibilidades, a escolha da rede social que mais se identifica com a marca ou site de uma empresa é o primeiro passo para obter maiores resultados.

Se uma empresa que fornece serviços de transferência de cnh para outro estado deseja engajar seu público com postagens informativas, a melhor rede social para ela será a que fornece espaço para textos, possibilitando criar um conteúdo de qualidade. 

Além disso, algumas redes sociais permitem que a publicação redirecione o cliente para o site da empresa como modo de obter maiores detalhes sobre o assunto.  

Já no caso de uma clínica de estética que oferece limpeza de pele com peeling, certamente terá maiores resultados com redes sociais focadas em imagens, utilizando fotos comparativas de antes e depois para apresentar ao seu público os benefícios que os tratamentos oferecidos podem trazer.

Por isso, é essencial encontrar o tipo de rede social adequado ao marketing de conteúdo que mais atraia o cliente, de acordo com o segmento da empresa.

A importância da identificação visual da marca nas redes sociais

Um fator muito importante para atrair a atenção do público são as cores e o design de apresentação das redes sociais.

É fundamental que a empresa seja reconhecida pelo seu logo ou pelo seu plano de fundo. Além disso, a identificação visual transmite maior sensação de familiaridade, o que pode trazer benefícios para uma empresa que deseja se manter presente na rotina das pessoas.

Se um estabelecimento deseja divulgar uma série de postagens relacionadas ao tema de depilação completa, é importante manter um mesmo estilo de imagens, usar as mesmas fontes e manter o estilo de voz comunicativa constante, engajando o acompanhamento dos usuários. 

Desse modo, ao entrar em uma rede social, a identificação visual remete ao conteúdo postado anteriormente, ativando a memória do leitor, além de permitir que o usuário recorra ao site para encontrar maiores informações sobre o conteúdo.

Usar a mesma fonte nas postagens, filtros especiais para edição de fotos e planos de fundo no site e nas redes sociais ajuda a manter uma identificação visual linear e constante.

Postagem de conteúdos coerentes

A comunicação direta com o cliente exige alguns cuidados e deve permanecer sempre a mesma, tanto no site quanto na rede social.

Além disso, quando se deseja manter um perfil mais ativo em uma rede social, é necessário postar conteúdos que interessem o público-alvo de um negócio. Caso uma academia com site próprio pretenda ampliar os seus acessos através das redes sociais, aumentando assim o tamanho do seu público, é importante que o conteúdo divulgado seja coerente com seu segmento. 

Desse modo, realizar postagens com dicas de dietas, indicação de exercícios especiais, informações sobre whey isolado feminino ou outros tipos de suplementos, é fundamental para alcançar um maior número de pessoas.

Os bons conteúdos postados em redes sociais naturalmente levam os usuários a procurarem maiores informações diretamente no site da empresa.

Divulgação do site na biografia de uma rede social

As redes sociais disponibilizam um breve espaço no início das páginas para que seja feito um resumo do segmento da empresa e do que ela oferece, que podem ser serviços ou produtos, tal como uma tenda cristal 10×10.

Esses espaços costumam comportar poucos caracteres, de modo que no acesso à página, o usuário consiga entender rapidamente do que se trata.

Uma das maiores funcionalidades desse espaço para as empresas é justamente incluir o link do seu site, possibilitando o acesso direto à página.

Desse modo, um potencial cliente entra no site e pode obter informações mais detalhadas sobre uma empresa, tais como o seu endereço, telefone para contato ou ainda acessar sua loja virtual, encontrando produtos como painel solar 300w ou outros tipos de item de acordo com o segmento do negócio.

Interação com os clientes

Outra grande vantagem de aproveitar o uso das redes sociais para o direcionamento do cliente ao site da empresa é a interação com o público.

Quando uma postagem é realizada nas redes sociais, é possível receber curtidas ou comentários, além de possibilitar um maior alcance de pessoas através do compartilhamento de conteúdo. Um dos pontos altos das redes é manter o público mais próximo da empresa, já que grande parte das pessoas passa mais tempo interagindo nas redes sociais do que com pesquisas em buscadores.

Quando uma empresa recebe comentários do público em uma postagem, é essencial interagir, prestando um atendimento informativo e dinâmico. Desse modo, é possível sanar as dúvidas de um usuário, que deseja mais informações a respeito de um serviço como o de manobrista para eventos disponibilizando o link do site da empresa.

Além disso, esse comentário ficará na postagem enquanto ela estiver ativa na rede social, possibilitando a visualização e o acesso de outras pessoas.

Presença nas redes sociais e divulgação do site

Mesmo que seja interessante manter-se ativo em apenas algumas redes, é possível criar conta em diferentes mídias sociais, de modo a sempre remeter o usuário ao site da empresa.

Durante a navegação nos buscadores mais conhecidos, é provável que a consulta forneça resultados que direcionem o público para as redes sociais, de modo que torna o negócio ainda mais visível na internet.

Uso de hashtags nas redes

As famosas hashtags também são ferramentas bastante interessantes para promover uma empresa.

Seu uso é conhecido por conter o símbolo “#” e uma expressão logo na sequência. Desse modo, é possível encontrar conteúdos na internet com maior facilidade, o que pode também levar o cliente ao site de uma empresa através da busca pelas hashtags.

Se um cliente deseja buscar informações sobre festa de batizado decoração e adiciona uma hashtag no início da pesquisa, ele será direcionado para as páginas que tenham utilizado essa ferramenta em suas postagens. Esse é mais um tipo de marketing acessível através das redes.

Um dos meios mais econômicos de promoção de marca

Como é sabido, a inscrição nas redes sociais não gera custos para uma empresa. É possível utilizar diversas ferramentas oferecidas pelas mídias sociais sem que seja preciso investir grandes quantias com divulgação ou com anúncios de produtos.

Além disso, o número de usuários das redes sociais é imenso, com mais de um bilhão de pessoas acessando conteúdos diariamente.

Desse modo, é possível tirar grande proveito com o uso das redes sociais para o site de uma empresa, gerando maior engajamento das pessoas e alcançando o público-alvo com a postagem de conteúdos interessantes, agregando ainda mais valor a uma marca.



Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Analista de sistemas, conheci a otimização de sites (SEO) em meados de 2007 e venho me aperfeiçoando desde então. Nas horas vagas me dedico a projetos pessoais de desenvolvimento e marketing. São poucas as coisas que gosto e quase todas envolvem tecnologia.

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